Veja em primeira mão o maior tatuzão brasileiro montado na China

Tuneladora da fabricante CREG que escavará os túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha passa pela fase de aceitação pelo consórcio CML2. Equipamento será desmontado e enviado ao Brasil nas próximas semanas
A tuneladora Cora Coralina montada na China (CML2)

São Paulo já tem um novo “tatuzão” quase pronto. A fabricante CREG TBM Germany GmbH está concluindo os testes de aceitação da tuneladora que escavará os túneis da Linha 2-Verde até Penha. Segundo o consórcio CML2, a entrega oficial deve ocorrer na próxima sexta-feira, 20, quando então começará a fase de desmonte e envio do equipamento para o Brasil.

Este site obteve fotos em primeira mão do TBM (Tunnel Bore Machine), como também é chamado o tatuzão. Como adiantamos, a roda de corte foi pintada com as bandeiras do Brasil e do Estado de São Paulo e foi batizada em homenagem à “Cora Coralina”, poetisa e contista goiana que faleceu em 1985.

Segundo o CML2, o tatuzão da CREG possui nada menos que 144.000 Kn de potência, quase 2,5 vezes a potência das tuneladoras usadas para construir a Elizabeth Line, no Reino Unido. Com diâmetro de 11,66 metros, ela será a maior tuneladora já usada no país, superando a máquina da alemã Herrenknecht que escavou os túneis da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.

Equipmento será o maior tatuzão já operado no Brasil (CML2)

Também será a primeira vez que um tatuzão da empresa CREG, uma iniciativa de alemães e chineses, é adotada no Brasil. Até aqui, além dos pequenos tatuzões norte-americanos utilizados nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha na década de 70, apenas a alemã Herrenknecht, a NFM Technologies/NHI (Linha 6-Laranja) e a Robbins (Metrô de Fortaleza) haviam fornecido esse tipo de equipamento.

O CML2 chegou a selecionar a fabricante alemã, porém, após negociações, optou pela CREG. O consórcio se mostrou satisfeito com a fornecedora, cujas “respostas da máquina surpreendem pela robustez, qualidade”.

O tatuzão da Linha 2-Verde terá a missão de escavar cerca de 8 km de túneis em duas etapas. A primeira, a partir do Complexo Rapadura, passando pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato, e a segunda, entre Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel, concluindo seu trabalho no mesmo ponto de partida original.

A previsão é que a extensão esteja pronta em 2026 e para isso o ritmo de avanço da tuneladora será primordial para atingir esse objetivo.

Máquina deve vir de navio para o país nos próximos meses (CML2)
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4 comments
    1. Pois é, Saviano, eu notei isso também. Questionei uma pessoa do consórcio para entender e esclareço quando tiver resposta. Valeu, abraços!

  1. Tomara que os chineses não virem donos do empreendimento depois de pronto. Como já acontece em vários setores deste país. Mania de tentar se afastar de certos países mas se vendendo pra outros.

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