Retomadas oficialmente no dia 6 de outubro, as obras da Linha 6-Laranja ainda não começaram de fato, ao menos no que se entende por um movimento real de funcionários e máquinas em seus canteiros. A situação é compreensível já que um projeto dessa magnitude não volta a ser tocado automaticamente. É preciso avaliar projetos, equipamentos e terrenos onde serão construídas as 15 estações, os poços de ventilação e o pátio Morro Grande.

Por essa razão, as imagens aéreas gravadas pelo canal parceiro do site, iTechdrones, revelam que alguns desses canteiros continuam praticamente da mesma forma que estavam meses atrás, ou seja, vazios e sem qualquer sinal de atividade recente. O vídeo abaixo mostrou com detalhes três deles, o poço Aquinos, a futura estação Freguesia do Ó e o VSE Tietê, o mais adiantado deles.

É no poço Tietê que o governador João Doria (PSDB) realizou a cerimônia oficial de retomada de obras com membros da construtora Acciona, que por meio da sua subsidiária Linha Universidade S.A, adquiriu a concessão da Move São Paulo. Nesse local, como se sabe, partirão os dois tatuzões que escavarão os túneis da linha. A imensa vala acomodará as tuneladoras em breve, que partirão em direção oposta para adiantar essa fase.

Por isso o canteiro abriga duas grandes tendas que armazenam os tatuzões além de outros equipamentos. É possivelmente esperar que ele seja um dos locais onde a concessionária deverá reiniciar os trabalhos antes.

Do outro lado da Marginal Tietê, o drone da iTechdrones mostrou o poço Aquinos em raras imagens que revelaram que ele também está praticamente pronto e com o ‘berço’ para o shield também concretado. Entre os dois poços existirá um túnel auxiliar que servirá de estacionamento para os trens da linha e será construído pelo método NATM.

Ao Norte do poço Tietê está a futura estação Freguesia do Ó, porém, o drone não chegou a sobrevoá-la por questões técnicas. Apesar disso, é possível ver o poço, que também já havia sido parcialmente escavado, está coberto por enquanto.

Apesar da ausência de atividade, as obras da Linha 6-Laranja logo deverão começar a mudar esse quadro felizmente. E na torcida para desta vez não tenhamos mais paralisações.

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020