A viagem entre Francisco Morato e a estação da Luz, em São Paulo, pode chegar a ser feita em 43 minutos no futuro, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. A informação foi revelada em uma resposta a um seguidor de seu perfil no Instagram nesta quinta-feira, 15.

O percurso da Linha 7-Rubi era feito em até 53 minutos antes de mudanças realizadas pela CPTM para otimizar a operação. Com isso, se a meta for atingida, haverá uma redução de quase 20% no tempo de viagem, ou 10 minutos a menos.

O secretário, no entanto, não explicou como a companhia fará esse aprimoramento nas vias e operação. “E os trabalhos continuam, pois nosso objetivo é trazer o tempo de viagem entre 43 a 47 minutos! Ontem levei 47 minutos de Morato a Luz”, afirmou Baldy, que visitou a nova estação Francisco Morato, inaugurada enquanto estava licenciado do cargo.

O executivo dos Transportes Metropolitanos ainda disse que a obra da estação estaria parada quando a gestão Doria assumiu o governo em janeiro do ano passado, enaltecendo suas realizações.

Concessão à vista

A melhora na qualidade do serviço na Linha 7 envolveu trabalhos no fornecimento de energia e eliminação das chamadas cautelas, trechos onde havia redução de velocidade por conta de problemas nas vias, por exemplo. Além disso, o ramal passou a operar apenas com novos trens, a Série 9500 fabricada pela Rotem. Mais potentes, eles melhoraram o desempenho geral do carrossel, permitindo que as viagens sejam realizadas em menos tempo.

As etapas de implantação da concessão do TIC, TIM e Linha 7-Rubi (Reprodução)

Apesar do avanço, pairam dúvidas sobre a duração desse quadro já que o governo do estado está prestes a leiloar a Linha 7-Rubi dentro do pacote do Trem Intercidades até Campinas e futuramente Americana. Nesse cenário de concessão privada, os planos já divulgados pela STM envolvem a eliminação da extensão entre Morato e Jundiaí, que será substituída pelo serviço Intermetropolitano, e também o encurtamento da linha da CPTM que passaria a operar até a estação Palmeiras-Barra Funda.

Se isso de fato ocorrer, os passageiros que hoje embarcam em Francisco Morato terão de realizar uma transferência para outras linhas como a 3-Vermelha ou 11-Coral, que deve ser estendida até lá. Baldy, inclusive, prometeu novidades sobre esse assunto “em breve”.

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020