Destaques Linha 15

Veja imagens e vídeo das obras da Linha 15-Prata em setembro de 2016

Oito estações estão sendo construídas e devem ser entregues até 2018, segundo Metrô
Estação Jardim Planalto
Estação Jardim Planalto
Estação Jardim Planalto

As obras na Linha 15-Prata estão em ritmo acelerado, ao contrário de outras frentes de trabalho. As oito estações da segunda fase estão com obras simultâneas e quase todas já possuem colunas, prédios técnicos e escadas de acesso. Imagens obtidas pelo blog mostram que apenas São Lucas ainda não “surgiu” – apenas agora começa a ter as colunas concretadas acima da superfície.

O detalhe é, pela concepção do projeto, o monotrilho da Linha 15 só pode ser expandido na ordem das estações, ou seja, São Lucas seria a próxima, porém, é a mais atrasada. Provavelmente, a linha será expandida mesmo com São Lucas em obras, no entanto apenas quando eles estiverem num estágio em que os trens do monotrilho possam passar por ela sem riscos.

A estação mais adiantadas é Jardim Planalto, que já exibe a estrutura da coberta, passarelas e outros detalhes. Nos últimos dias, Vila União, a 5ª estação a partir de Vila Prudente, recebeu as vigas de plataforma, indicando que as obras já chegaram a um nível mais elevado.

Entrega em 2018

Com as novas estações, o monotrilho da Linha 15 enfim atingirá um patamar operacional em que fará diferença na rede metroferroviária. Com quase 13 km de extensão, o trecho deve ser inaugurado em 2018. A previsão é que transporte 48 mil pessoas por hora quando completar os 26,6 km, mas é possível que a maior parte desse volume já utilize o monotrilho daqui a dois anos. Confira as imagens do Metrô:

Leia no Lulica
O que esperar ao mudar-se para a “terra da rainha” 26/8/2020

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

3 Comentários

Click here to post a comment
  • uma vergonha esse atraso desse monotrilho, ta demorando o mesmo tempo que um metrõ convencional, aliás esse tipo de metrõ foi escolhido pelo tempo mais curto de obra é não é isso que estamos vendo. uma vergonha um transporte tão aguardado pela população demorar tanto pra ser concluido e sabe lá deus quando vamos ver essa linha completa.

    • Não!!!!! Acho difícil porque a estação São Lucas, a próxima após Oratório, é justamente a mais atrasada das oito em construção. Daqui um ano ela pode já ter a parte civil terminada, mas temos muito trabalho de acabamento. Talvez o Metrô possa fazer viagens controladas passando por ela quando estiver num estágio em que não há risco para os operários da obra e para o monotrilho. Mas isso só será possível saber no final do ano que vem.

Airway