Veja onde e como será a futura estação Taboão da Serra da Linha 4-Amarela

Estação Taboão da Serra deverá atender 110 mil passageiros por dia (Jean Carlos)
Estação Taboão da Serra deverá atender 110 mil passageiros por dia (Jean Carlos)

A Estação Taboão da Serra será o futuro terminal da Linha 4-Amarela. a partir de 2028, data prevista pelo governo nesta semana após a assinatura do aditivo contratual com a ViaQuatro.

A nova estação será contrutída pela concessionária que opera o ramal e que está realizando o processo de licenciamento ambiental e os projetos de engenharia.

O site obteve dados sobre a nova estação que deverá contemplar em seu escopo um terminal de ônibus para facilitar a integração intermodal.

Localização

A Estação Taboão da Serra estará localizada ao norte da rodovia BR-116 na quadra delimitada pela Avenida Armando de Andrade (norte), Avenida Jovina de Carvalho Dáu (leste), Rua do Tesouro e Rodovia Régis Bittencourt (sul) e a Rua Pedro Mari (oeste)

A estação contará com um acesso ao sul da rodovia próximo a Rua Alfredo Wolf que será interligado ao corpo principal da estação através de passagem subterrânea.

Estação Taboão da Serra e terminal de ônibus (ViaQuatro)
Estação Taboão da Serra e terminal de ônibus (ViaQuatro)

Características da estação

A construção da estação se dará através do método VCA, utilizando a escavação por meio de poços secantes. Ao todo serão cinco segmentos circulares com diâmetro de 31,4 metros.

A profundidade da estação, do acesso principal até a plataforma, será de 22,24 metros. Considerando a cota mais baixa da estação (galeria técnica) a profundidade total será de 28,46 metros.

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Estão previstas a instalação de 23 escadas fixas, 16 escadas rolantes e cinco elevadores na estação, sendo que alguns destes serão de uso de funcionários.

A estação contará com três níveis subterrâneos. No primeiro está o hall de entrada da estação que contará com bilheterias e área para recarga na zona livre. O acesso para a área paga se dará através dos bloqueios, sendo ao todo 18 bloqueios, sendo dois deles para PCD.

Planta da Estação Taboão da Serra (ViaQuatro)
Planta da Estação Taboão da Serra (ViaQuatro)

Ainda no mesmo nível, dentro da área paga, estarão disponíveis sanitários e as áreas técnicas/operacionais da estação. Estas últimas deverão ficar no fundo da estação.

No segundo nível se localiza o mezanino de distribuição de passageiros onde os usuários poderão se deslocar para as plataformas da estação.

A estação está configurada para operar com plataformas laterais. Cada uma delas deverá ter extensão de 132 metros e largura variável, tendo em vista o método construtivo da estação.

Na extremidade da estação, no primeiro nível, estarão alocados equipamentos como salas de média e baixa tensão, equipamentos eletrônicos, guarda de equipamentos, sala de baterias, casa de máquinas de ventilação. A estação deverá ter estacionamento para funcionários no nível térreo.

Corte da estação Taboão da Serra (Jean Carlos)
Corte da estação Taboão da Serra (Jean Carlos)

Integração com ônibus

A integração com ônibus é um tema importante. A frequência de veículos é de 146 ônibus/hora na rodovia e 43 ônibus/hora na Rua Dr. José Maciel. Tendo em vista a intensa movimentação, a criação de um terminal torna-se necessária,

Segundo as informações da ViaQuatro, o novo terminal deverá possuir duas plataformas com 310 metros de extensão e vias internas conectadas à Rua do Tesouro e a Avenida Aprígio Bezerra da Silva (BR-116).

Para o acesso sul deverá ser construída uma faixa à direita da avenida para possibilitar a parada de até seis ônibus simultaneamente. No futuro uma faixa de ônibus será implantada pelo município em ambos os lados da avenida.

Os estudos indicam que cerca de 70% dos passageiros que embarcam na estação serão integrados com os ônibus. Já no desembarque serão 60% dos passageiros que utilizarão os coletivos.

Mudanças viárias na região da estação Taboão da Serra (ViaQuatro)
Mudanças viárias na região da estação Taboão da Serra (ViaQuatro)

Objetivos da estação

A estação Taboão da Serra teve como premissas principais uma inserção urbana mais amigável permitindo a mitigação de riscos aos pedestres tendo em vista o grande fluxo de veículos. A estação deverá também ser contemplada com um bicicletário e conexão a uma nova ciclovia, proposta no plano diretor do município.

A previsão é de que a nova estação possa atender a 111 mil passageiros diariamente no ano de 2040. A inauguração está prevista para o ano de 2028.

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