ViaMobilidade assume operação das linhas 8 e 9 com supervisão da CPTM

Funcionários da ViaMobilidade começam a atuar nas Linhas 8 e 9 (Jean Carlos)

A partir deste domingo (28) iniciou-se o último período de transição operacional entre a CPTM e a ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A concessionária, que foi vencedora do leilão com uma oferta recorde de quase R$ 1 bilhão, preparou seus empregados durante os últimos cinco meses para que neste momento pudessem ter condições de atuar na operação e manutenção dos trechos.

A partir de agora já será possível presenciar os funcionários da ViaMobilidade atuando tanto nas estações como nos trens que circulam pelas zonas oeste e sul. Segundo o contrato de concessão, foi necessário um período pré-operacional para que a CPTM repassasse o conhecimento necessário para que a nova operadora assumisse as linhas.

CPTM realocará parte de sua frota para outras linhas (Jean Carlos)

A primeira etapa da fase pré-operacional consistiu da formação dos chamados multiplicadores, geralmente funcionários de alta e média patente dentro da concessionária, que seriam responsáveis pela realização de treinamentos durante a segunda etapa da fase pré operacional.

Após dois meses de treinamentos dado aos multiplicadores, foi necessário mais três meses para que os demais funcionários recebessem conhecimentos teóricos e práticos sobre a operação e manutenção das linhas, 

Tudo isso permitiu que neste momento fosse possível colocar em prática toda a experiência adquirida ao longo destes cinco últimos meses. Segundo o contrato de concessão, a etapa de “Prática Operacional Supervisionada” contará com eventos importantes.

A operação e manutenção das linhas será realizada pela ViaMobilidade que deverá implantar seu modelo estratégico de operação e manutenção de forma gradativa. A CPTM deverá realizar o acompanhamento e supervisão de todas as atividades dos funcionários como forma de garantir a segurança operacional durante estes dois últimos meses.

Descrição da terceira etapa da fase pré-operacional (STM)

Concomitantemente, a CPTM realizará a desmobilização gradativa de sua estrutura operacional com a realocação de seus ativos e de todos os seus funcionários para as demais linhas da empresa.

A expectativa é de que a ViaMobilidade possa assumir plenamente as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda até o fim do mês de janeiro de 2022. A partir daí surgirá oficialmente uma nova operadora de trens metropolitanos em São Paulo depois de 25 anos de operação unificada da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Previous Post

Presença da marca Assaí na estação Carrão começa tímida

Next Post
Trem do Metrô (Jean Carlos)

Prejuízo no Metrô de SP chega a R$ 800 milhões em 2021

Related Posts