ViaMobilidade avança em obra de ampliação da estação Santo Amaro

Primeiras estruturas metálicas que sustentarão novas pontes foram instaladas. Entrega da expansão deve ocorrer em janeiro de 2022
Fonte: ViaMobilidade

A concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação da Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Chácara Klabin) do Metrô, segue em ritmo avançado para a ampliação da estação Santo Amaro, onde há conexão com a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), da CPTM.

Nesta semana, iniciou-se a montagem dos dois primeiros pilares em “V” necessários para a passarela que ficará anexa a um lado da estação, sobre o Rio Pinheiros. Serão 10 pilares no total que sustentarão as passarelas em ambos os lados. Em seu canteiro de obra já é possível encontrar diversas estruturas metálicas que serão usadas na obra.

Pilar da nova passarela (Fonte: ViaMobilidade)

Com relação às fundações, a ViaMobilidade diz que está em final de concretagem do último bloco de fundação da margem oeste e lado sul do Rio Pinheiros e que foi iniciada a armação do bloco de fundação lado norte na margem oeste do Rio Pinheiros. Houve início também da execução da estaca raiz na região da estação homônima da CPTM.

Prevista para ser entregue em janeiro de 2022, a obra faz parte do contrato de concessão firmado com o governo do estado onde é de responsabilidade da concessionária a realização da mesma.

Após a entrega, haverá fluxos separados de passageiros para cada sentido entre as estações do Metrô e CPTM, com novas escadas rolantes e elevadores, evitando o atual gargalo. Até mesmo um singular café poderá ser instalado no final de uma das passarelas, com uma visão do rio Pinheiros.

Com esses 4.000 metros quadrados adicionais, será possível mudar o layout dos bloqueios, com a instalação de contadores por câmera em vez de catracas, o que facilitará o deslocamento dos passageiros – a ViaMobilidade também construirá uma nova bilheteria na estação.

Em dezembro do ano passado, a estação da Linha 5 recebeu 89 mil pessoas por dia útil, já em outubro, último dado disponível, esse volume de foi de 55 mil por conta da pandemia.

Total
1
Shares
2 comments
  1. Será que nessa obra da estação Santo Amaro com saída pra Guido Caloi teremos um bicicletário com segurança?

  2. Boa noite, gostaria de ser contratado pela via mobilidade, pra onde encaminhar meu currículo????

Comments are closed.

Previous Post

CPTM inicia sorteio de espaços comerciais nas estações para ex-ambulantes

Next Post

Conclusão do contrato de construção da estação Vila Sônia é prorrogado para o fim de março de 2021

Related Posts