Destaques Linha 5 Metrô de São Paulo

ViaMobilidade coloca em funcionamento bicicletários em sete estações da Linha 5

Previsto no projeto da extensão, espaço estava vago desde a inauguração das novas estações da Linha Lilás
Bicicletário da estação Santa Cruz (Foto: Willian Moreira/Diário da CPTM)

Uma antiga promessa do Metrô, as estações com bicicletários na Linha 5-Lilás, enfim virou realidade em sete paradas desde esta terça-feira (2). A ViaMobilidade, concessionária que assumiu o ramal em agosto do ano passado, somente agora liberou os espaços para guarda das bicicletas nas estações Alto da Boa Vista, Borga Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, Hospital São Paulo e Santa Cruz.

Essas paradas já foram construídas prevendo bicicletários, mas que acabaram não sendo ativados com a inaugurações dessas estações. Serão oferecidas 484 vagas entre 6h e 22h diariamente. Segundo a ViaMobilidade, a guarda das bicicletas é de responsabilidade do proprietário que deve providenciar cadeado e corrente. Elas podem ficar no local por até quatro dias quando então serão levadas para um depósito onde permanecerão por dois meses – a concessionária não diz o que fará após esse período. Para utilizar os bicicletários, os usuários deverão assinar um termo e levar um documento com foto.

Até então, algumas estações da Linha 5 ofereciam apenas paraciclos, alguns deles expostos ao tempo. Tanto o Metrô quanto a CPTM oferecem poucos bicicletários em suas linhas, alguns deles até desativados enquanto outros são gerenciados por terceiros que cobram pelo serviço. Segundo o site do Metrô, apenas quatro estações possuem infraestrutura do tipo, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Sé e Carrão. A ViaQuatro, por sua vez, tem o serviço nas estações Pinheiros, Fradique Coutinho e Butantã.

A CPTM é, de longe, a companhia que mais possui bicicletários em suas estações, com 32 paradas equipadas com o serviço além de três operadas por terceiros. A linha que mais oferece o serviço é a 9-Esmeralda, com nove estações.

Veja onde estão os bicicletários da Linha 5 e quantas vagas oferecem:

Alto da Boa Vista: 100

Borga Gato: 84

Brooklin: 30

Eucaliptos: 92

Moema: 68

Hospital São Paulo: 30

Santa Cruz: 80

Bicicletário da CPTM: companhia é a que mais oferece o serviço em São Paulo (GESP)

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Airway