ViaMobilidade já está implantando sua identidade visual nos trens da CPTM

Uma das composições da Série 7000 está sendo repintada com o novo padrão da ViaMobilidade. A concessionária deverá assumir as duas linhas a partir do dia 27 de janeiro
Nova pintura sendo executada nos trens (Diego Silva)

Há menos de duas semanas de assumir a operação comercial das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade têm realizado uma série de ações durante a última etapa da fase de transição. Uma das mudanças mais visíveis serão as alterações na comunicação entre a empresa e o passageiro, sobretudo no quesito visual.

Recentemente alguns passageiros flagraram uma das composições da Série 7000 que está recebendo uma nova identidade visual. Trata-se da composição de prefixo Q100 que foi separada para a realização dos trabalhos de recaracterização da frota.

Ao que tudo indica, nesta nova pintura predominam três cores principais. O cinza claro cobre praticamente toda a máscara (parte frontal) do trem, enquanto duas linhas, uma verde claro e outra que se assemelha a um verde escuro (mas que parece também uma proteção do tom real) e que se cruzam na parte dianteira da composição, fazendo referência às duas linhas operadas pela ViaMobilidade.

O site produziu a ilustração abaixo, baseada nas informações disponíveis:

Possivel layout dos trens

Especulava-se que cada trem pudesse ter uma identidade única para cada linha, mas o mais provável é haverá um padrão de cores de forma que as composições possam circular por ambos os ramais com uma pintura unificada, criando uma coesão identitária.

As alterações deverão ser gradualmente replicadas para as demais composições da série 7000. Não é possível afirmar se haverá modificações na identidade visual dos trens da série 7500 e 8500, uma vez que ambas estão cedidas em caráter temporário para a ViaMobilidade e deverão ser devolvidas para a CPTM quando as primeiras 36 composições da Alstom chegarem ao trecho.

Quanto às composições da série 5400, que atualmente operam entre Itapevi e Amador Bueno, existe a possibilidade de que os trens também possam receber a nova identidade, já que essa frota faz parte do patrimônio concedido e não há, neste momento, previsão para a imobilização dos trens. O site fez um artigo detalhado sobre como será a alocação da frota de trens na concessão das Linhas 8 e 9.

Total
27
Shares
14 comments
  1. Ficará com uma pintura parecida com o trens da CBTU em Belo Horizonte. Faltou criatividade para o pessoal, pois quiseram fazer algo diferente de uma estatal e quase que se parecem com outra, rs!

  2. Feia kkkkkkk.
    De cinza já bastam as paisagens pelas quais os trens circulam. O vermelho alegre da CPTM é bem mais bonito.

    1. A pintura vai ser nos primeiros vagões, e o resto vai ser propaganda, tá parecendo outdoor sobre trilhos, e por dentro fica ruim para enxergar por fora.

      1. Que horror kkkkkk.
        Então é preferível que deixem a pintura cinza brega da viamobilidade mesmo.
        A linha 9 tá perdida de propagada, uma mais feia que a outra. Tem trem que cada carro tem uma cor. Tá ridículo aquilo. Na 8 esses trens até rodaram em dezembro, nas agora parece que estão mais na 9. Terrível.

  3. Lembrou um pouco a pintura padrão dos ônibus de Fortaleza, se trocasse o cinza-claro pelo branco, seria uma cópia.

  4. Putz…oportunidade perdida. Pq não permanecer com o vermelho icônico da CPTM e adicionar o logo ta ViaMobilidade? Agora ficou bem sem personalidade..

Comments are closed.

Previous Post

Vinte dias após ser aberta, estação Jardim Colonial tem horário de funcionamento ampliado

Next Post

Confira os vídeos das obras das linhas 2-Verde e 15-Prata de dezembro

Related Posts