ViaMobilidade recebe 24º novo trem da Série 8900 fabricado pela Alstom
Entregas atingem dois terços da encomenda da concessionária. Composições com capacidade para 2600 passageiros circulam exclusivamente na Linha 9-Esmeralda
A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, recebeu recentemente seu 24º novo trem. Com isso a empresa recebeu dois terços de toda sua encomenda de 36 composições.
O canal Diego Metroferroviário realizou o registro da composição estacionada no pátio de Presidente Altino. Os trens que saem da fabrica da Alstom em Taubaté, interior de São Paulo, são deslocados de caminhão até Osasco.

A compra dos novos trens é um dos principais investimentos do contrato de concessão com a ViaMobilidade. A empresa teve que adquirir 36 trens de oito carros, ou seja, 288 carros ferroviários novos.
As composições funcionam com tensão de 3.000 Volts (2000V~3600V), possuem aceleração de 0,9 m/s² e velocidade máxima de operação de 90 km/h segundo a ficha técnica da composição constante em seu manual.

O trem tem capacidade para transportar 2600 passageiros numa condição de 8 passageiros/m². Ao todo o trem apresenta 37 lugares sentados para os carros com cabine e 40 lugares nos carros intermediários.

A concessionária tem a expectativa de receber todas as composições restantes ainda em 2024. Por enquanto todos os trens operam exclusivamente na Linha 9-Esmeralda.
