ViaMobilidade terá trens expressos entre Barueri e Autódromo com passagens vendidas a R$ 40

ViaMobilidade implantará serviço expresso (Jean Carlos)
ViaMobilidade implantará serviço expresso (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, deverá implantar um novo serviço expresso. A operação, que remonta o antigo Expresso Oeste-Sul, deverá funcionar especialmente para o evento The Town.

O Expresso Oeste-Sul foi concebido originalmente pela CPTM prevendo viagens entre a estação Barueri e Pinheiros, fazendo uma interligação rápida entre as principais estações da linha 8 com a linha 9 sem necessidade de transferência.

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Serviço semi-expresso fará parada em Berrini (Jean Carlos)
Serviço semi-expresso fará parada em Berrini (Jean Carlos)

O projeto da CPTM, porém, seria mais robusto e incluiria obras de grande vulto como a implantação de duas novas vias na linha 9 para possibilitar viagens rápidas entre Barueri e Pinheiros.

O modelo que será adotado pela ViaMobilidade utilizará a estrutura de vias atuais. A concessionária pretende adotar um serviço Expresso é uma modalidade Semi-Expressa. Observe as características de ambos:

Serviço Expresso

  • Atendimento nas estações: Barueri – Pinheiros – Autódromo
  • Tempo de viagem: 48 minutos (Barueri) e 20 minutos (Pinheiros)
  • Intervalo: 60 minutos entre as 12h e 20h
Serviço Expresso (ViaMobilidade)
Serviço Expresso (ViaMobilidade)

Serviço Semi-Expresso

  • Atendimento nas estações: Barueri – Carapicuíba – Osasco – Pinheiros – Vila Olímpia – Berrini – Morumbi – Santo Amaro – Autódromo
  • Tempo de viagem: 52 minutos (Barueri) e 23 minutos (Pinheiros)
  • Intervalo: 30 min das 11h30 até as 19h30 e das 0h às 4h
Serviço Semi-Expresso (ViaMobilidade)
Serviço Semi-Expresso (ViaMobilidade)

Tarifa diferenciada

A operação do trem expresso deverá ser restrita apenas para determinado público. A ViaMobilidade fará um esquema especial de cobrança de tarifa diferenciada, ou seja, o passageiro deverá desembolsar um valor adicional para usar o serviço expresso ou semi expresso.

O valor cobrado na tarifa do serviço expresso será de R$ 40, enquanto a tarifa do serviço semi-expresso será de R$ 15. O passageiro deverá adquirir sua viagem antecipadamente pelo site oficial do evento e escolher o dia e horário da viagem.

Os trens deverão ser exclusivos para esse público, num formato semelhante àquele praticado no Expresso Aeroporto durante os primeiros dias de operação. Bilhetes especiais deverão ser comercializados por meio dos canais oficiais da ViaMobilidade.

Estação Barueri será ponto de partida dos trens (Jean Carlos)
Estação Barueri será ponto de partida dos trens (Jean Carlos)

Factibilidade do serviço expresso

A operação de um serviço em caráter expresso para atender a demanda extra em eventos é uma estratégia interessante. Mas, deve-se analisar também se tal modo de operação é possível diante das características operacionais das linhas 8 e 9.

A primeira análise que faremos é relativa ao tempo de viagem. Será possível cumprir um tempo de viagem tão curto quanto o proposto? Façamos uma comparação com o tempo de viagem.

  • Barueri e Osasco: 19 minutos
  • Osasco e Pinheiros: 16 min
  • Pinheiros e Autódromo: 28 min
  • Percurso total: 63 minutos

O tempo calculado considera valores previamente calculados em 2020 pela CPTM num esquema de operação parador. Algumas considerações precisam ser feitas em relação aos dados.

Tempo de viagem entre Barueri e Osasco (CPTM)
Tempo de viagem entre Barueri e Osasco (CPTM)

O primeiro ponto favorável é de que o tempo entre Barueri e Osasco pode ser significativamente diminuído, pois entre as estações Carapicuíba e Osasco há a presença de uma terceira via, o que permitiria uma passagem direta pelas estações. Não existem dados registrados sobre o tempo de viagem neste modelo.

Outro ponto a se considerar, desta vez contra o tempo de viagem, é o compartilhamento de vias com o serviço regular da Linha 9-Esmeralda entre Osasco e Autódromo. Considerando que o tempo de viagem entre Pinheiros e Autódromo é de 28 minutos, o trem expresso demoraria 8 minutos a mais do que o prometido. Cabe lembrar que não haverá interferência com o serviço parador.

É difícil acreditar que um trem consiga cumprir 48 minutos de viagem até o Autódromo a partir de Barueri, considerando o tempo de 44 minutos no trecho da Linha 9 (Osasco-Autódromo). Para cumprir o tempo de viagem os trens deveriam percorrer uma velocidade de 166 km/h no trecho entre Barueri e Osasco para chegar no período previsto, ou seja, 11km em quatro minutos.

Tempo de viagem na Linha 9-Esmeralda (CPTM)
Tempo de viagem na Linha 9-Esmeralda (CPTM)

Nota-se neste caso que o grande gargalo está na Linha 9-Esmeralda. Para fins de atualização, o site contou com apoio do Canal Nícolas Gordiano para realizar as medições do tempo de viagem no dia 22 de julho de 2023.

As medições realizadas batem com os indicadores da CPTM. O tempo de viagem foi cumprido em 43:51 no trecho entre Osasco e Autódromo. Aqui, porém, há ressalvas.

O tempo de abertura de portas foi irregular em algumas estações. Considerando um tempo de abertura padrão de 20 segundos para todas as estações, teríamos o seguinte tempo de viagem.

Tempo de viagem registrado no sábado 22 (Nicolas Gordiano)
Tempo de viagem registrado no sábado 22 (Nicolas Gordiano)

Entre Osasco e Pinheiros

  • Desconsiderando abertura de portas: 34:43
  • Considerando abertura de 20 segundos em cada estação: 39:43

Entre Pinheiros e Autódromo

  • Desconsiderando abertura de portas: 22:28
  • Considerando abertura de 20 segundos em cada estação: 25:48

Ponderação do trajeto da Linha 8-Diamante: Arredondando o tempo de viagem entre Osasco e Autódromo para 40 minutos, o tempo a ser percorrido entre Barueri e Osasco deverá ser de 8 minutos. Isso é o dobro das medições iniciais, resultando em uma velocidade operacional média de 83 km/h entre Barueri e Osasco para vencer os 11 km de vias.

Via central entre Osasco e Carapicuíba (CPTM)
Via central entre Osasco e Carapicuíba (CPTM)

Ponderação do trajeto da Linha 9-Esmeralda: O tempo de viagem, mesmo desconsiderando as aberturas de porta nas estações, não é o suficiente para cumprir os 20 minutos determinados no tempo de viagem do serviço expresso. Neste caso, pesa a favor o fato de que ainda existem restrições de via que, quando sanadas, podem diminuir tempo de viagem para a meta de 20 minutos do serviço expresso.

Possível soluções

A adoção de um trem expresso nas condições operacionais atuais seria praticamente impossível com base no tempo previsto. Na Linha 9-Esmeralda não existem vias adicionais, com exceção da estação Jurubatuba que possui 3 vias.

Neste caso, para que o serviço seja bem sucedido a ViaMobilidade poderá adotar um esquema de operação em via singela em trechos estratégicos. A alteração permitiria a ultrapassagem de trens e diminuição do tempo de viagem.

Uma das estações que poderia contar com esquema é Jurubatuba, já que possui três vias, permitindo ultrapassagem. Alguma outra estação do ramal também poderia ter o mesmo tipo de serviço para permitir ultrapassagem.

Ultrapassagem na estação Jurubatuba é uma possibilidade (CPTM)
Ultrapassagem na estação Jurubatuba é uma possibilidade (CPTM)

A estratégia a ser adotada pode ser considerada complexa e, ao mesmo tempo, inovadora já que a CPTM nunca adotou esta metodologia ao longo de décadas de operação.

No final, só será possível saber se tal estratégia poderá surtir efeito quando as condições de operação estiverem mais claras. O evento tem previsão para ocorrer em setembro, ou seja, ainda há pouco mais de um mês para a preparação das atividades.

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