A execução de serviços de manutenção é de fundamental importância para a qualidade da operação. Para tentar agilizar o processo de reparos na via permanente, a ViaMobilidade irá receber veículos de manutenção da CPTM.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A cessão desses veículos está prevista em convênio assinado entre as duas empresas. Enquanto os trens de manutenção da ViaMobilidade não chegam até a base principal da empresa, em Presidente Altino, a opção será utilizar material já existente.
Para isso, porém, a ViaMobilidade deverá realizar o pagamento relativo ao tempo de uso da composição à CPTM. Os veículos utilizados serão vagões para carregamento de trilhos longos, uma vez que barras grandes dificilmente seriam transportadas em veículos convencionais.
A situação deverá se manter neste patamar até que o restante dos 42 veículos de manutenção encomendados pela ViaMobilidade cheguem à empresa. Enquanto isso, a concessionária tem firmado parceria com empresas de carga e passageiros para obter de forma acelerada, veículos especiais que não estão disponíveis a pronta entrega no mercado.
“Vale destacar que os veículos auxiliares de manutenção não são equipamentos com entrega imediata e necessitam de tempo para produção, por conta da dificuldade em encontrar componentes necessários no mercado, devido à pandemia”, explicou a concessionária.