O Metrô tentou várias vezes negociar os “naming rights” das estações Brigadeiro e Consolação, localizadas na Avenida Paulista, mas foi a concessionária ViaQuatro que enfim encontrou um interessado em patrocinar uma ação semelhante, a Pernambucanas.
A concessionária e famosa rede varejista assinaram um acordo de cinco anos para acrescentar o nome “Pernambucanas” à estação Paulista, que fica localizada na Rua da Consolação e faz a ligação entre as linhas 4-Amarela e 2-Verde.
Os detalhes do contrato não foram revelados já que se trata de uma negociação privada, ao contrário das licitações de concessão do Metrô. Segundo as empresas, as negociações tiveram início em agosto do ano passado.
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Como ocorreu com a rede de farmácias Ultrafarma, a estação Paulista também tem um vínculo com a Pernambucanas já que sua sede fica ao lado do acesso principal.
“Estar no metrô de São Paulo é uma estratégia para gerar awareness, mas é também a oportunidade de intensificar essa relação tão próxima que temos com os brasileiros”, disse Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.
“Temos muito orgulho de operar uma linha que além de passar por pontos que marcaram a história de muita gente, também é reconhecida pela modernidade e inovação. Com essa parceria, estamos valorizando um ponto importante da cidade, que é hoje é uma referência para muitos de nossos passageiros”, afirmou Francisco Pierrini, CEO da ViaQuatro.
Naming rights
A ideia de associar o nome de estações com marcas comerciais foi lançada na gestão de Silvani Pereira como presidente do Metrô. Mas a companhia optou por negociar cada estação por meio de uma licitação em vez de buscar um parceiro com experiência no mercado publicitário, como o próprio Metrô fez no caso da mídia tradicional, que é operada pela francesa JCDecaux.

O formato das licitações acabou gerando poucos resultados, com apenas quatro estações concedidas, todas elas para a empresa de marketing DSM e por valores considerados baixos. A vencedora das licitações então repassa o direito aos verdadeiros anunciantes, em acordos cujas cifras não são conhecidas.
Por enquanto, a DSM atraiu as empresas Assaí (Carrão), Besni (Penha) e Ultrafarma (Saúde), mas ainda não encontrou um patrocinador para a estação Clínicas. A atual gestão do Metrô não voltou a publicar licitações do tipo até aqui.