Vídeo: obras do Pátio Água Espraiada ganham pilares em direção ao Jabaquara
Filmagem aérea mostra avanços importantes na Linha 17-Ouro. Prédio do CCO progride com o acabamento externo

As obras da Linha 17-Ouro estão em fase avançada. Com a construção a todo vapor, o Pátio Água Espraiada já começa a tomar contornos de obra pronta.
As imagens registradas pelo canal iTechdrones mostram o avanço das atividades em diversas frentes, confira abaixo:
Vigas parte superior
Na parte superior do pátio deverá localizar-se um estacionamento de trens. Diversas vigas de concreto foram implantadas pela treliça lançadeira (equipamento em laranja). Todas essas vias estão conectadas por aparelhos de mudança de via, também chamados de track switch.
Viga de subida
Um fato bastante curioso é que este é o primeiro pátio do Metrô com dois andares. Para permitir o acesso entre os níveis, foi construída uma via inclinada. Este trecho ainda deverá passar por serviços de implantação do sistema elétrico.

AMVs
Os aparelhos de mudança de via são os equipamentos que possibilitam a alternância entre as rotas que o trem pode executar. São um conjunto de peças metálicas móveis controladas remotamente pelo CCO.

Vigas sentido Jabaquara
As obras também preveem uma pequena extensão das vias no sentido Jabaquara. Um pouco após o viaduto Dr. Lino de Moraes Leme, estão sendo erguidos dois pilares que sustentarão as vigas do monotrilho.

Prédio do CCO
O grande prédio localizado ao lado da Estação Washington Luís é o CCO da Linha 17-Ouro. Neste local estará o centro de controle do ramal e a sede administrativa do novo trecho. As obras avançam para o acabamento externo, que está sendo revestido de alto a baixo com uma pele em vidro, dando à estrutura um design moderno.

A previsão é de que as obras da Linha 17-Ouro sejam concluídas em 2026.
