O canal iTechdrones, parceiro do site, voltou ao Aeroporto de Guarulhos para registrar o avanço das obras do People Mover, um sistema automático de transporte sobre trilhos que fará a ligação dos três terminais à Linha 13-Jade, da CPTM.
E as imagens aéreas surpreendem pela rapidez com o que o Consórcio AeroGRU conseguiu implantar boa parte das vias suspensas da linha. Já há vigas assentadas em boa parte do traçado, de 2,6 km de extensão.
Próximo à estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM, a extensão já segue até a parada em frente ao Terminal 1, no entanto, a empresa ainda realiza preparativos para construir a estação de conexão que será aberta na ampla passarela da Linha 13.

Já a estação do Terminal 1 possui colunas e aparentemente parte de sua plataforma. As vias continuam de forma ininterrupta até uma grande curva ao lado do principal terminal de cargas do aeroporto.
Ali há um trecho incompleto, o chamado “by-pass”, uma extensão com duas vias paralelas onde os trens do People Mover irão se cruzar em ambos os sentidos.
Fábrica de vigas
O drone do canal não conseguiu registrar o trecho central do Terminal 2, o mais movimentado do aeroporto, no entanto. A razão é que o artefato não pode se aproximar da área do terminal por razões de segurança.
É possível, no entanto, ver as vias e colunas nessa região, com uma curva em direção ao Terminal 3, o mais novo do aeroporto e que é exclusivo para voos internacionais.
Já quase em frente ao terminal já se avistam as primeiras fundações da estação que atenderá o local e ponto final da viagem do People Mover. Por fim, o iTechdrones mostra uma panorâmica do pátio de fabricação das vigas do People Mover.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Essas vigas são concretadas em formas especiais e que moldam um túnel no interior da estrutura, necessário para a passagem do ar comprimido que movimenta os veículos.

O People Mover usará a tecnologia do Aeromovel, desenvolvida no Brasil, e que consiste num sistema leve de transporte sobre trilhos, movimentado por grandes ventiladores que empurram o trem por meio de uma “vela” abaixo dos carros.
A previsão da GRU Airport, concessionária do aeroporto e responsável pela gestão do projeto, é de abrir o sistema em 2024. Ele será gratuito e substituirá os ônibus hoje utilizados pelos passageiros, funcionários e visitantes, com partidas a cada 6 minutos.
