VÍDEO: Sobrevoando a futura estação Penha de França, da Linha 2-Verde
Escavações iniciais ocorrem em um dos terrenos onde ficará a nova estação de metrô

As obras da estação Penha de França, na última fase de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, tiveram início meses atrás, como o MetrôCPTM revelou em primeira mão.
Agora podemos ter uma visão mais clara das atividades no local graças ao novo vídeo do canal iTechdrones, parceiro do site (assista no final do texto).
Como havíamos informado, os trabalhos de limpeza dos terrenos desapropriados começaram em março. São duas áreas em frente à Praça Micaela Vieira, bem próximo ao centro comercial da Penha.
As imagens de drones mostram os dois terrenos limpos, mas o de maior área já passando por escavações em preparação à instalação do canteiro de obras.

Primeira estação da fase 3 da expansão
A extensão da Linha 2-Verde a partir de Vila Prudente até a estação Dutra, em Guarulhos, foi dividida em três fases pelo Metrô.
Embora os contratos de obras tenham sido assinados em 2013, a companhia teve que suspender o projeto em meio à falta de recursos.
Em 2020, oito das 13 novas estações foram retomadas, no trecho entre Vila Prudente e Penha. Posteriormente, o Metrô dividiu a entrega dessas paradas em duas etapas, a primeira em 2027 (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e a segunda no final de 2028 (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha).

A terceira fase inclui ainda Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra. Aos poucos, o governo está liberando as obras do último trecho e prevê a chegada de um tatuzão no ano que vem para escavar os túneis.
Já Penha de França será uma das maiores do ramal, com 20 mil m² de área construída, e também uma das mais profundas da rede, com plataformas 55 metros abaixo da superfície. De fato, o poço central terá seis lances de escadas até as plataformas laterais, lembrando a mesma concepção de projeto da estação Pinheiros da Linha 4-Amarela.

A expectativa é que a estação seja entregue a partir de 2030.