Destaques Linha 5

Vídeo: viaje pelos túneis da expansão da Linha 5-Lilás do Metrô

Blog percorreu de bicicletea os cerca de 5 quilômetros que separam as estações Eucaliptos e Chácara Klabin. Confira como está obra
Túnel da Linha 5: silencioso, local está à espera de mais de meio milhão de passageiros
Linha 19-Celeste terá o projeto básico contratado nos próximos meses
Túnel da Linha 5: silencioso, local está à espera de mais de meio milhão de passageiros
Túnel da Linha 5: silencioso, local está à espera de mais de meio milhão de passageiros

Se os prazos forem cumpridos, dentro de no máximo dois anos mais de meio milhão de passageiros da Linha 5-Lilás estarão circulando entre a estação Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin, num percurso de cerca de 10 km que criará novas oportunidades de deslocamentos pela rede metroferroviária. Com o fim das escavações dos três “tatuzões”, os túneis estão prontos e sendo preparados para receber os trilhos e sistemas. Para conferir de perto como será esse novo caminho dos paulistanos, o blog percorreu um trecho de 5 km de túneis, entre o poço Bandeirantes, ao lado da avenida do mesmo nome, e seguiu até a futura estação Chácara Klabin, onde será feita a ligação com a Linha 2-Verde.

Em breve, esse percurso será feito por trilhos, mas nós conhecemos o caminho com uma das bicicletas usadas pelos funcionários do Metrô. Literalmente, uma viagem surreal e silenciosa, só interrompida por barulho dos operários na construção das estações que atravessamos ou pela locomotiva de carga que abastecia o shield e que agora faz a retirada dos equipamentos e materiais.

No longo caminho, passamos por baixo de avenidas movimentadas como Bandeirantes, Ibirapuera, Indianópolis, Rubem Berta e Domingos de Morais, das quais, espera-se, migrarão boa parte dos futuros passageiros da Linha 5.

Confira abaixo nossa aventura pela “ciclovia” subterrânea:

Leia no Lulica
Como lidar com a diferença de idade entre irmãos? 23/7/2020

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment
  • ótima idéia em mostrar pra nós essa obra gigantesca tão importante para os moradores da zona sul, pois essa extensão ja é muito espera, pois vai desafogar bastante pra quem vem de santo amoro em direção ao centro. agora só falta vc fazer esse percurso lado contrário até alto da boa vista. parabéns pela idéia

Airway