VLT de Santos abre novas estações e amplia funcionamento

O VLT parado na estação Washington Luiz
O VLT parado na estação Washington Luiz

Único do gênero em operação no Estado de São Paulo, o VLT da Baixada Santista passa a funcionar neste dia 1º de fevereiro em horário ampliado e com 14 das 15 estações da primeira fase. O governador Geraldo Alckmin esteve em Santos nesta terça-feira (31) para inaugurar o trecho inicial do sistema.

Planejado desde o final da década passada, o VLT teve as obras iniciadas apenas em 2012 e os primeiros veículos começaram a realizar testes com passageiros em abril de 2015. Desde então, a operação tem sido expandida aos poucos mas sempre em horário reduzido – com isso apenas 6 mil pessoas utilizam o sistema por dia.

Agora, com 11,5 km de extensão em operação, três estações novas (Ana Costa, Washington Luis e Conselheiro Nébias) e mais oito trens a expectativa é que a linha transporte 25 mil pessoas/dia, ainda distante da previsão final de 220 mil usuários. A partir desta quarta (1º) o VLT funciona de 7h às 19h e em abril ele passará a operar entre 5h30 e 23h30. O intervalo médio entre composições será de 10 minutos.

Traçado do VLT da Baixada Santista

Em fevereiro a 15ª e última estação da primeira fase (Conselheiro Nébias) será entregue, completando o projeto original. A linha também recebeu 10 máquinas de autoatendimento para compra de bilhetes.

O VLT da Baixada liga a região de Barreiros, em São Vicente, ao porto de Santos. Ao contrário do VLT do Rio, que ficou conhecido durante os Jogos Olímpicos, o trem santista tem alimentação elétrica aérea e circula em áreas delimitadas (embora acessíveis aos pedestres). Outra diferença significativa entre eles está no sistema de cobrança: enquanto o sistema carioca possui cobrança dentro dos trens (como na Europa em que ao passageiro basta apenas registrar sua entrada), o VLT paulista possui estações semelhante às do BRT, com bloqueios externos.

Existem projetos para que ele seja ampliado em direção ao Ferry Boat que liga a cidade ao Guarujá, além de trechos ao norte e a oeste da região. Não há previsão de quando eles serão construídos.

 

Previous Post

Veja imagens internas da estação Brooklin da Linha 5-Lilás

Next Post

Dois terços das estações do Metrô passam a contar com wifi gratuito

Related Posts