Destaques Linha 12 Linha 13

Estação Engenheiro Goulart da Linha 12 será reaberta no final de julho

Promessa foi feita pelo governador Geraldo Alckmin em visita às obras da estação nesta segunda-feira (19)

Estação Engenheiro Goulart (Divulgação/CPTM)

Fechada desde junho de 2014 para ser reconstruída, a estação Engenheiro Goulart da CPTM deverá ser reaberta parcialmente no final de julho, ou seja, três anos depois e um mês depois do previsto. A promessa é do governador Geraldo Alckmin, que visitou as obras da estação nesta segunda-feira (19).

A reabertura contemplará apenas uma das duas plataformas da estação para que os passageiros da região possam voltar a utilizar a Linha 12-Safira. Desde 2014, quem embarcava nessa estação é obrigado a tomar um micro-ônibus do serviço Paese até a estação USP-Leste para então acessar a linha.

Em vídeo postado no Facebook (veja abaixo), o governador revela que a nova estação Engenheiro Goulart está quase pronta, com bloqueios, sinalização e escadas rolantes funcionando. Segundo Alckmin, a estação “é 30 vezes maior”: tinha 500 m² e agora terá 15 mil m². Isso porque é nela que partirão e chegarão os trens da nova Linha 13-Jade que atenderá o Aeroporto de Guarulhos e a região onde fica o conjunto habitacional CECAP.

A nova linha deve ser aberta em meados de 2018 e está com as obras em bom ritmo no momento. Uma curiosidade: a plataforma que deverá ser aberta é justamente a da Linha 13, ao fundo de quem acessar a estação pela avenida Assis Ribeiro. A razão, a princípio, é que o leito da ferrovia está sendo preparado para comportar as duas linhas em paralelo com direito a elevação de passagens subterrâneas nas redondezas. Ou seja, quando a estação for aberta por inteiro, a Linha 12 ficará à esquerda no sentido bairro-centro e a Linha 13, à direita.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Leave a Comment