Estação Varginha deverá ser entregue entre setembro e outubro, prevê governo

Durante inauguração de viaduto parte da extensão da Linha 9-Esmeralda, secretário dos Transportes Metropolitanos previu inauguração da futura parada dentro de seis meses
Estação Varginha em março de 2022 (iTechdrones)

A despeito do estágio atual das obras da estação Varginha, o governo Doria está otimista com o andamento do projeto. Durante uma pomposa inauguração de um dos viadutos rodoviários que fazem parte da extensão da Linha 9-Esmeralda, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, previu que a futura parada será aberta entre setembro e outubro.

Até então a gestão atual apenas citava que Varginha seria inaugurada em 2022 ou no final deste ano, sem especificar uma data aproximada. Ou seja, se tudo correr como esperado pelo governo, as obras serão concluídas dentro de seis a sete meses apenas – a extensão operacional e estacionamento de trens após a estação só ficarão prontas em 2023, segundo Galli.

Observando as imagens aéreas feitas pelo canal iTechdrones há menos de um mês a impressão é que o prazo continua extremamente apertado. A Concrebrás, empresa responsável pela obra, tem avançado nos últimos meses, mas ainda não concluiu a parte bruta do projeto.

Trilhos sendo instalados entre Varginha e Mendes (iTechdrones)

O mezanino das plataformas foi instalado por meio de peças pré-fabricadas e já se iniciou a montagem de algumas colunas metálicas da cobertura, assim como duas passarelas para os prédios de apoio. Ainda assim, o aspecto geral é o de que será preciso ao menos de um ano para que tudo fique minimamente pronto. Pegue-se o exemplo da estação Mendes-Vila Natal que oito meses antes de ser “inaugurada” já contava com toda estrutura principal terminada, restando trabalhos de acabamento e sistemas.

As vias que ligarão Varginha a Mendes estão em bom ritmo e já há trechos com trilhos instalados, além dos viadutos que vão permitir a ligação viária na região.

Ainda que o governo consiga entregá-la em 2022 é bom esperar sentado: novamente a gestão Doria reforçou que Varginha ficará uma “eternidade” em operação assistida, nada menos que um ano com um serviço bem aquém do esperado pela população, assim como ocorre com Mendes-Vila Natal.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
    1. O que vale é a propaganda, o anúncio de que estão entregando uma nova estação. Em ano eleitoral isso conta bastante.

    1. Do jeito que eu conheço essa gestão só será entregue ente Abril e Junho 2023
      Daqui a 3 meses muda a data novamente

  1. Não Paulo César, não é marca não da gestão Doriana não !!! É marca da gestao de mais de 20 anos do PSDB aqui em SP. É só ver como anda a segurança pública nossa!!

Comments are closed.

Previous Post

CPTM investe R$ 34 milhões na compra de novos trilhos

Next Post

CPTM contrata empresa para realizar a supervisão das obras na Linha 12-Safira

Related Posts