Metrô planeja operar Linha 1-Azul com CBTC em dias úteis já a partir de agosto

Sistema de sinalização e controle de trens tem demonstrado bons resultados aos fins de semana, como o site constatou
Trem da Linha 1 (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo espera colocar o sistema CBTC, de controle de trens, em funcionamento na Linha 1-Azul durante os dias úteis já a partir de agosto. A informação foi revelada em relatório da companhia nesta semana.

Implementado pela empresa Alstom, o CBTC (Communications-based train control ou Controle de trens baseado em comunicação) entrou em operação comercial aos domingos na Linha 1 e duas semanas depois teve seu uso estendido para os sábados. Neste final de semana, a reportagem do site acompanhou a operação e constatou avanços importantes.

O Metrô e a Alstom realizaram uma simulação de operação em horário de pico durante o domingo, com intervalos que chegaram a apenas 105 segundos. Como referência, a companhia teve intervalos mínimos de 119 segundos em dias úteis de abril e maio, usando o sistema ATC, mais antigo.

A introdução do CBTC na Linha 1-Azul deve tornar o serviço mais eficiente e confortável além de permitir que no futuro o Metrô possa transportar mais passageiros se preciso.

Estação Corinthians-Itaquera (Jean Carlos)

Reprogramação

Já a Linha 3-Vermelha, próxima a contar com o novo sistema, não tem um prazo para contar  ele, por enquanto. O Metrô afirmou no mesmo documento que o início de operação comercial está em “reprogramação”. Apesar disso, a Alstom já realiza testes no ramal, o mais lotado de São Paulo, durante as madrugadas.

A Linha 3 também contará em breve com portas de plataforma nas estações Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera, cujo prazo de entrega é de outubro e agosto, respectivamente. Como nenhuma delas foi instalada ainda, a previsão certamente será atualizada.

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4 comments
    1. Tem razão, Dany. CBTC significa Controle de trens baseado em comunicação, numa tradução livre. É a tecnologia que permite que os trens circulem sem risco de se chocarem.

        1. Olá, Vagner, tudo bem? O CBTC funciona com ou sem condutor na cabine. Para dispensar a presença humana, é preciso atender ao padrão Grau de Automação Nível 4, ou GoA 4, que envolve a operação da composição de forma autônoma mesmo em situações de emergência.

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