A Linha 19-Celeste é o projeto prioritário do Metrô para os próximos anos. Ao menos é o que diz um convênio assinado pela companhia e a Prefeitura de Guarulhos na sexta-feira, 8 de dezembro.
O documento, que visa unir esforços para facilitar a implantação do ramal, diz claramente que a Linha 19 terá prioridade em relação a “outras propostas de expansão”.
“… A Linha 19-Celeste será adicionada 4 rede e, portanto, priorizada em relação a outras propostas de expansão, com operação do trecho Guarulhos (Bosque Maia) Anhangabaú neste mesmo horizonte (2029)“, diz um trecho do texto.
Como se lê, o Metrô trabalha com o ano de 2029 para colocar em operação o ramal de 17,6 km de extensão e 15 estações, o que é uma meta bastante ousada. A Linha 19 sairá da região central de Guarulhos e na primeira fase chegará até a conexão com a Linha 3-Vermelha, passando antes pelas linhas 10-Turquesa, 12-Safira, 13-Jade e 1-Azul.
A demanda esperada é de 677 mil passageiros por dia útil, um pouco mais do que o previsto para a Linha 6-Laranja, que também possui 15 estações, mas extensão um pouco menor.
O convênio também confirma informações já comentadas pelo Metrô anteriormente, como o papel de eixo radial para “viagens predominantemente pendulares“. Além disso, a empresa voltou a colocar a Linha 19 como uma condição necessária para que a Linha 2-Verde chegue à Guarulhos.
“A Linha 19-Celeste cria condição mais favorável à extensão da Linha 2-Verde na direção de Guarulhos, uma vez que absorve a maior parte do fluxo oriundo deste município, permitindo, uma vez que a Linha 2 atinja a Estação Dutra, a melhoria da conectividade da rede“, explica o texto.
Compromisso
As gestões estaduais têm prometido concluir a expandão da Linha 2 até a estação Dutra, mas o projeto até agora não foi retomado. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou semanas atrás que havia dado sinal verde para a execução do projeto executivo do trecho, com cinco estações e um pátio.
A preferência do Metrô pela Linha 19-Celeste faz todo sentido: o projeto está bem mais adiantado, com vários estudos concluídos em vias de serem entregues. Já há o mapeamento de quase todas as desapropriações e, portanto, seria possível preparar um edital de licitação para obras ou então concessão para a iniciativa privada.
Porém, a atual gestão não tem sido clara sobre suas prioridades. Em alguns momentos, falou-se em focar na Linha 20-Rosa, projeto enorme e caro que ligará a região da Lapa a Santo André, no ABC Paulista. Porém, sua dimensão torna a modelagem bastante complexa, além de que, pelo lado técnico, a região do ABC não seria prioritária, contrariando a promessa de Tarcísio de levar o metrô para lá o quanto antes.
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O convênio, embora seja um tipo de compromisso do governo estadual, é focado em ampliar a colaboração com a Prefeitura de Guarulhos, no que diz respeito à “obras associadas de adequação viária, reurbanização, paisagismo e demais serviços necessários à implantação da Linha 19-Celeste”.
Espera-se que para contar com a ajuda do munícípio, o governo esteja sendo honesto com suas promessas.
2039 antes disso não sai kkk
Isso está parecendo um belo de um golpe para atrasar ainda mais a extensão da Linha 2 Verde até Guarulhos.
Dar preferência a uma linha que começará do zero em vez da outra que só precisa ser estendida logo ali!
Rebu, o motivo da L2 não chegar em Dutra primeiro que a L19 se trata de uma manobra pra evitar que a extensão da linha verde colapse, já que a mesma vai absorver nessa primeira etapa uma grande parte de passageiros das L3 e L11, além dos oriundos da L15.
No futuro próximo, essa linha vai ser a mais demandada e importante da RMSP, então se tem essa preocupação é com razão.
Espero que esse anúncio não seja pura politicagem, pois o prefeito de Guarulhos é apoiador ferrenho do Tarcísio.
Correto. Nenhuma das múltiplas linhas tanto do Metrô quanto a única da CPTM no longo nos trinta anos que o PSDB esteve à frente do governo foram concluídas em São Paulo, e Tarcísio dos Republicanos mantém isto, com a mesma equipe do governo anterior, uma vez de seu total desconhecimento dos problemas de mobilidade urbana de São Paulo e prometer e não cumprir é praxe e rotina para os políticos inescrupulosos, é imoral, mas não é crime, as leis brasileiras permitem que eles não respondam por isto em juízo. Já passou a hora da população escolher pessoas comprometidas com os compromissos factíveis e cobrar seriedade para dos governos de SP.
Quaisquer Linhas de Metrô como a 19-Celeste, 20-Rosa entre outras levam no mínimo quinze anos para serem concluídas e começar a entrar em operação parcial, é mais ágil e econômico estender e modernizar as operantes, lembrando que o mandato é para 4 anos, porem agem como fossem eternos e seu sucessor dará continuidade, a prática comprova que não é isto que ocorre!
Existiu compromisso verbal no passado ainda por parte do Covas de não se iniciar novas obras sem concluir as dezenas de pendências incompletas, mas ficaram nas promessas fantasiosas, lamento que algumas pessoas tenham sérios problemas cognitivos e não consigam deslumbrar as artimanhas de certos políticos e discernir certas situações!?
Considerando que o Governo pretende retomar as obras da Linha 2 pra Dutra no ano que vem, e que isso deve demorar 4/5 anos pra ficar pronto, seria sonhar demais com as duas abrindo na mesma época?
Abririam em 2049.
enfim sou cetica com relacao a linha 20 muito longa muito cara seria melhor quebrar a linha 20 em duas e fazer uma curta ligando o abc como prioridade.a linha 19 realmente estava na frente mas agora o turista quer levar a linha 2 ate guarulhos a linha 2 corre o risco de colapsar. eu levaria apenas ate tiquatira e ai sim linha 19 so pra guarulhos.
A verdade é que o Tarcisio quis compensar a região do ABC pelo cancelamento da linha 18 passando a linha 20 na frente em relação a 19 que estava com projeto já bem mais avançado, e criou dois problemas, o primeiro que o projeto da linha 2, já está num estágio muito avançado para enrolar mais ainda para começar e necessita da Linha 19 para não afogar a linha 2; e a linha 20 é muito longa para iniciar toda de uma vez, e adivinhem só, o trecho do ABC ficaria para uma segunda fase.
No momento que apesar do rodízio cada vez agrava o transito em São Paulo por outro lado as propagandas midiáticas pedem para a população se utilizar o transporte público em detrimento do individual, porém se tem na prática um descompasso e um governo entreguista despreocupado e descompromissado com a mobilidade pública em que se propõe instalar os TIC-Trens Intercidades sem expandir as linhas atuais em detrimento aos Trens Metropolitanos, cuja preocupação maior é fazer concessões dispersas e aleatórias sempre com fins eleitoreiros além de iludir a população com um festival de ações inexequíveis e postergações crônicas, o site Metrô/CPTM deveria fazer uma reportagem para demonstrar as condições atuais que os passageiros dos Trens Metropolitanos viajam.
As regiões do Alto Tietê na Zona Leste são as que mais linhas possuem, sendo as completas Linhas 3-Vermelha, 11-Coral, 12-Safira e as incompletas Linha 2-Verde, Linha 13-Jade e Monotrilho Linha 15-Prata, sem antes concluir as integrações com os sistemas das Linha Integradora 710 Rubi –Turquesa.
De acordo com o texto, a demanda esperada para a Linha-19 é de ~670 mil passageiros por dia útil, um pouco mais do que o previsto para a Linha 6-Laranja, com extensão menor, assim posto, por que prioritariamente não se expandir a Linha 13-Jade que se encontra altamente ociosa entre Bonsucesso e São Carlos que hoje possui demanda de ~12 mil passageiros por dia útil em ambos extremos, ou seja mais de ~55 vezes menor.
A previsão do Metrô trabalha com o ano de 2029 para colocar em operação o ramal de 17,6 km de extensão e 15 estações da Linha 19-Celeste, é uma meta inexequível!
Eu diria que a expansão da Minha 13 até São Carlos é um tanto quanto fantasiosa, seria melhor enviar a mesma para regiões com alta demanda de transporte em um único eixo, como o caso da expansão leste até Bonsucesso e eu diria que poderia sim ir até o município de Arujá, que se encontra saturado por linhas de ônibus intermunicipais que atravessam a rodovia presidente Dutra que também já é super saturada. isso sim seria eficiente e incentivaria a população a usar transporte público.
Se uma empresa como a Acciona pegar a construção dessa linha e iniciar já no começo de 2025, eles conseguem entregar no final de 2029 tranquilamente.
Poderiam expandir a linha 19 do Bosque Maia até o Parque Cecap para integrar com a linha 13 da CPTM. Também poderiam pensar em expandir a linha 1 do metrô até o terminal de ônibus na Vila Galvão, isto iria reparar, parcialmente, um erro histórico que foi a extinção do Tramway da Cantareira ao invés de transformar em metrô.
A L19 não tem propósito em se conectar com a L19, o deslocamento dentro do município não justifica o investimento e conectando as duas linhas grande parte dessa demanda seria transferida pra L19 esvaziando o propósito da L13 que é conectar os extremos da zona noroeste com o centro da capital, na forma que q os deslocamentos acontecem na capital essa conexão não tem propósito
Em 2039 estará abrindo na tal da operação assistida
Na verdade, a cada hora uma ou outra linha “vira prioridade” e, na prática, nenhuma vira. Sobre a questão da linha 20-Rosa, além da demora para sair (isso colocando a hipótese de cumprirem o prazo, o que não costuma ocorrer), como foi dito, o trecho do ABC ficou para segundo plano. Na verdade, pessoalmente eu apostaria que esse segundo trecho da linha 20-Rosa foi acrescido ao projeto somente como um “prêmio de consolação” pelo cancelamento da linha 18-Bronze.
Enfim, de uma forma ou outra, a atuação do Prefeito de São Bernardo do Campo e sua esposa que é deputada estadual (Orlando Morando e Carla Morando) foram focadas o tempo todo em cancelar a linha 18 visando defender o lobby da NEXT/Metra, cuja famigerada obra do BRT-ABC anda a passos de tartaruga. E isso sob um silêncio sepulcral deste casal e da maioria da população do ABC. Daí fica difícil.
Aliás, aos redatores do site: Conseguem questionar a CETESB sobre a questão das licenças ambientais para os próximos trechos da obra? É a alegação do momento por parte da NEXT.