A MRS Logística, empresa que opera os trens de carga da malha sudeste, deverá fazer investimentos vultuosos para segregar o tráfego de trens de carga na Linha 10-Turquesa operada pela CPTM.
Nesta série de matérias analisaremos detalhadamente cada estação que terá alterações. A primeira delas é a Estação Mooca que deverá ser completamente reconstruída.
Os planos da Segregação Sudeste preveem a construção do Terminal Intermodal Mooca, que deverá aumentar significativamente o volume de cargas da operadora. Tal empreendimento necessitará do desvio de trilhos e o redesenho completo do plano de vias.
Em suma, a atual estação Mooca entra em conflito direto com o novo esquema de vias proposto. Portanto, para o andamento dos trabalhos de segregação de cargas, a MRS deverá executar as mudanças na região em etapas.
A primeira etapa é a construção de uma estação intermediária provisória. Esta estação deverá ser construída ao sul da atual parada tendo como acesso principal a Avenida Presidente Wilson. O acesso na margem leste ainda não foi definido com clareza.
A segunda etapa ocorre após a construção e operacionalização da estação provisória. Neste momento a Estação Mooca atual deverá ser completamente demolida.
A terceira etapa visa a adequação do plano de vias. Todas as linhas deverão ser deslocadas para oeste, na direção da Avenida Presidente Wilson. Ao mesmo tempo, uma nova estação Mooca deverá ser construída com plataformas laterais e mezanino centralizado.
A nova estação Mooca deverá ter duas plataformas com 190 metros de comprimento e 6,7 metros de largura. A nova parada terá cobertura em toda a sua extensão.
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A estação será reposicionada mais a oeste, próximo da Avenida Presidente Wilson, conforme novo plano de vias. As duas entradas contarão com elementos de acessibilidade e a distribuição dos passageiros se dará através do mezanino central.
O rearranjo permitirá que as duas vias da Linha 10-Turquesa operem normalmente. Uma via adicional para o TIC Santos foi prevista e uma quarta via, exclusiva para o trem de carga, dará independência para as operações da MRS Logística.
Aí aí, essa iniciativa privada tá destruindo o estado 😭
Foram 30 anos de concessão com investimento mínimo na modernização da malha. Ganharam a extensão da concessão, passando pra 60 anos no total, a MRS tinha que fazer algo em contrapartida né?
só falta agora vir algum desocupado querer embargar a obra dizendo que é patrimonio disso, daquilo e bla bla bla
assim como estão fazendo com a estaçao 14 bis da linha 6
Se for considerado patrimônio, tem que impedir a demolição mesmo e readequar o projeto. A história da cidade e das pessoas que viveram nela são a nossa história também! Progresso só pelo progresso é destruição!
na época que construíram os prédios no entorno da futura estação 14 Bis não pensaram nisso. deve ser o pessoal da vai-vai que não conseguiu a nova área para ter a sede
Estação 14 bis é uma escavação, nn reconstrução…
já que será reconstruída, deveriam construir junto uma passarela que dê ligação da Avenida Presidente Wilson ao lado Mooca dos trilhos, ligar a presidente Wilson a Rua Monsenhor João Felipo e Borges de Figueiredo.
Eu ainda não consigo entender… Eu sei que se faz necessária a reconstrução da estação Juventus-Mooca: É uma estação sem acessibilidade, com instalações precárias, com vias de acesso pequenas e pouquíssimas catracas, e outras questões, porém a estação tinha acabo de receber uma nova pintura (inclusive a retirada de um belissimo grafite) e a instalação de novos equipamento. Enfim, espero que essa seja uma obra rápida e bem feita!