CPTM Destaques Linha 7

Nova estação de Francisco Morato entra na reta final de construção

Segundo governo, estação da Linha 7-Rubi está na fase de acabamento e instalação de sistemas, escadas rolantes e elevadores
A nova estação de Francisco Morato toma forma (STM)

Num ano em que a rede metroferroviária não deverá crescer após muito tempo, a provável inauguração da nova estação de Francisco Morato, da Linha 7-Rubi, ganha importância. Em imagens compartilhadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a construção aparece na reta final e aparentemente dentro do cronograma de inauguração no segundo semestre.

Segundo a STM, a nova estação “está em fase de acabamento e instalação de sistemas, escadas rolantes e elevadores. A nova estação terá 6 mil m², 3 plataformas com escadas rolantes e elevadores, além da integração com o terminal rodoviário da Prefeitura. A previsão é de atender a 60 mil passageiros por dia“.

Nas imagens, é possível ver a imensa cobertura das plataformas recebendo telhas enquanto o piso das plataformas surge já instalado na maior parte da sua extensão. Com corredores de ligação subterrâneos, o novo prédio também já apresenta escadas rolantes instaladas enquanto áreas externas estão sendo preparadas para serem concretadas. Estruturas para fiação e iluminação além de paineis metálicos também estão em fase de instalação.

A nova estação deve resolver o gargalo de Francisco Morato, que tem hoje uma função de ligação entre o trecho principal da Linha 7, que vai até a estação Brás, e o secundário, que a liga com Jundiaí. O projeto de reformar o local é antigo, mas acabou atrasando pelo abandono da primeira construtora contratada para executar a obra.

Num futuro breve, Francisco Morato será o ponto de partida do Trem Intermetropolitano (TIM), que terá 44 km e ligará a cidade à Campinas, com nove paradas: Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos. Daí a necessidade de três plataformas e mais vias afinal haverá também o Trem Intercidades, com serviço expresso até a capital paulista.

Dentro dos planos do governo, a estação Francisco Morato fará parte da concessão à iniciativa privada que fará a operação da Linha 7 em conjunto com os trens regionais.

Leia no Lulica
Entre adaptar-se e improvisar quando bate a saudade do Brasil 25/5/2020

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

3 Comentários

Click here to post a comment
  • Finalmente, depois de 8 anos, a estação está chegando ao fim das obras. Que seja de bom proveito para todos.
    A Mendes – Vila Natal, pelo jeito, vai dar uma atrasada para o ano que vem, não é?

  • Começaram construir essa estação 2010
    Pouca vergonha. Na época minha esposa estava grávida, agora em Maio minha filha faz 10 anos..
    Não precisa falar mais nada né.

Airway