As obras do monotrilho da Linha 17-Ouro destoam bastante das demais grandes obras em curso no Metrô de São Paulo. Com avanços quase imperceptíveis e foco no acabamento das edificações antes de trabalhos estruturais a linha de monotrilho fica com prazo de entrega incerto.
O site tem realizado a cobertura e acompanhamento de todas as estações do ramal. Desta vez o foco será na estação Washington Luís.
No mês de agosto de 2022, as obras de Washington Luís não tinham muitos empregados atuando no canteiro. O corpo da estação, que possui plataformas laterais, é diferente da maioria das estações do monotrilho.
As obras brutas do corpo da estação estão concluídas e parte das estruturas em alvenaria estavam sendo complementadas. Um dos acessos da estação ainda não possui coberturas metálicas e nem passarela para transposição.
Ao longo dos meses praticamente nada mudou. Em novembro de 2022 estivemos nas imediações das obras e capturamos algumas imagens do local.
Devido ao fato de a região ser bastante insegura para registros fotográficos, as imagens foram realizadas através de uma linha de ônibus que passa pela região.
Estruturalmente pouca coisa mudou na estação, inclusive a presença do veículo de gabarito de trem, que estava no exato mesmo lugar de três meses atrás.
Segundo o relatório de empreendimentos do Metrô, estão sendo executadas obras no acabamento da estação, principalmente na parte interna. A priorização por ações mais simples ao invés das atividades mais relevantes torna o andamento das obras bastante ineficaz.
Ao lado da estação Washington Luís está sendo construido o Pátio Água Espraiada. Este já conta com um avanço de obras mais perceptível, porem, ainda bem abaixo do ideal.
Confira também as obras das demais estações: