Acesso da Estação Utinga deverá ser readequado em projeto da Segregação Sudeste

Estação Utinga (Jean Carlos)
Estação Utinga (Jean Carlos)

A Estação Utinga da Linha 10-Turquesa deverá ser parcialmente afetada pelo projeto de segregação de cargas que deverá ser executado nos próximos anos. As mudanças deverão garantir maior segurança aos passageiros.

A MRS Logística está projetando uma nova via para trens de carga na região da Linha 10-Turquesa. O projeto chamado de Segregação Sudeste trará diversos benefícios para a operação dos trens metropolitanos.

Nova via de cargas em Utinga (MRS)
Nova via de cargas em Utinga (MRS)

Segundo o EIA/RIMA da projeto, relatório produzido para a obtenção da Licença Ambiental Prévia, a Estação Utinga deverá ser pouco afetada pelo projeto.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A MRS deverá construir uma nova via exclusiva para trens de carga que deverá passar na porção leste da estação, sem entrar em conflito com a edificação existente.

Estação Utinga atualmente (MRS)
Estação Utinga atualmente (MRS)

O acesso leste da estação se dá atualmente através de uma passagem de nível. Tendo em vista que os trens da MRS deverão passar com maior frequência por esta região, uma passarela deverá ser construída.

A nova passarela, que deverá ser adequada dentro das normas de acessibilidade universal, deverá ser construída pela CPTM como forma de eliminar a interferência das travessias de passageiros.

Proposta de melhorias para a Estação Utinga (MRS)
Proposta de melhorias para a Estação Utinga (MRS)

Ao mesmo tempo, a atual passagem para pedestres deverá ser desativada. O novo acesso à passarela deverá ser construído na Praça Prefeito Saladino, próximo a estação.

A nova estrutura deverá ter ligação direta com a passarela já existente que dá acesso ao viaduto da Rua Sumaré.

Veja também as adequações nas demais estações da Linha 10-Turquesa:

As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.

Previous Post
Informações são posicionadas em pontos de decisão (Jean Carlos)

Acompanhamos os bastidores de um simulado de emergência na Linha 9-Esmeralda

Next Post
Linha 20-Rosa

Linha 20-Rosa do Metrô ganhará estudo mercadológico

Related Posts