Aeromovel de Guarulhos terá ‘nível de segurança de usina nuclear’
Sistema People Mover do aeroporto paulista atenderá exigência em que uma falha crítica poderá ocorrer entre 10 mil e 100 mil anos

Tecnologia criada pelo engenheiro brasileiro Oskar Coester, o Aeromovel é ainda é alvo de críticas sobre sua viabilidade técnica e operacional, mas aos poucos o projeto tem superado desafios.
O sistema de transporte sobre trilhos de propulsão pneumática foi escolhido para compor o People Mover do Aeroporto de Guarulhos, SP, que atenderá os três terminais e conectará os passageiros à Linha 13-Jade da CPTM.
A implantação da ferrovia está na reta final, com previsão de operação comercial por volta de agosto, segundo informações da ANAC, a agência de aviação civil, que monitora a concessão do aeroporto junto à GRU Airport.
O estágio atual do People Mover é o trabalho de certificação de segurança, realizada pela empresa francesa CERTIFER e que foi responsável por aprovar dois terços dos projetos de trens de alta velocidade na Europa.

O que poucos sabem é que o Consórcio AeroGRU, que reúne a Aerom, fabricante do Aeromovel, e as empresas HTB e FBS Construtora, teve como meta obter a certificação global “CENELEC EN5012X”, considerado o mais alto nível de segurança em operações (padrão SIL4).
Para se ter uma ideia das exigência, essa certificação é a mesma adotada em usinas nucleares e prevê uma falha crítica a cada 10 mil e 100 mil anos, portanto, um índice desprezível.
Parceiros em sistemas
A Aerom também teve que implantar novidades técnicas no People Mover paulista, que é mais complexo e de maior capacidade que o usado no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Entre os sistemas adotados está o de sinalização e controle, desenvolvido em parceria com a Innomotics (ex-Siemens). Outras participantes no processo de certificação são a empresa alemã TÜV SÜD Rail e a empresa italiana Zetalab Italia, que atuam como verificadores e validadores a serviço da CERTIFER.
O People Mover do Aeroporto de Guarulhos será o maior da América Latina, com capacidade para transportar 2.000 pessoas por sentido/hora, com viagens a cada 6 minutos, realizadas em até 6 minutos no maior trecho, de 2,7 km.
Os trens Aeromovel tomarão o lugar dos ônibus operados pela GRU Airport e terão acessão gratuito para passageiros, visitantes e funcionários.
Acho exagerado!
Antes de surgir alguma falha, o material rodante já terá sido trocado!
Isto se a Humanidade ainda existir até lá!
A matéria diz “capacidade para transportar 2.000 pessoas por sentido”, mas não diz em quanto tempo. 2000 por dia? Por hora?
Falha nossa, Sylvio, obrigado por avisar. Corrigido.
Vai bater o recorde dos guiness, pela demora de inaugurações repetidas anunciadas
Faz três anos que vocês dizem isso e nunca fica pronto. É uma vergonha de ambos!
Três anos e meio e ainda não está em operação, bando de incompetentes.
Essa geringonça movida a vela através de ar comprimido nao funciona – é ineficiente.
Esse é o segundo Aeromóvel operacional do mundo. Considerando que a tecnologia ainda é experimental, todo cuidado é pouco. Mesmo com toda essa precaução, o Aeromóvel de Porto Alegre fracassou.