Aeromovel de Guarulhos terá ‘nível de segurança de usina nuclear’

Sistema People Mover do aeroporto paulista atenderá exigência em que uma falha crítica poderá ocorrer entre 10 mil e 100 mil anos

Um dos três veículos Aeromovel
Um dos três veículos Aeromovel (Aerom)

Tecnologia criada pelo engenheiro brasileiro Oskar Coester, o Aeromovel é ainda é alvo de críticas sobre sua viabilidade técnica e operacional, mas aos poucos o projeto tem superado desafios.

O sistema de transporte sobre trilhos de propulsão pneumática foi escolhido para compor o People Mover do Aeroporto de Guarulhos, SP, que atenderá os três terminais e conectará os passageiros à Linha 13-Jade da CPTM.

A implantação da ferrovia está na reta final, com previsão de operação comercial por volta de agosto, segundo informações da ANAC, a agência de aviação civil, que monitora a concessão do aeroporto junto à GRU Airport.

O estágio atual do People Mover é o trabalho de certificação de segurança, realizada pela empresa francesa CERTIFER e que foi responsável por aprovar dois terços dos projetos de trens de alta velocidade na Europa.

O Aeromovel em testes (rebU)

O que poucos sabem é que o Consórcio AeroGRU, que reúne a Aerom, fabricante do Aeromovel, e as empresas HTB e FBS Construtora, teve como meta obter a certificação global “CENELEC EN5012X”, considerado o mais alto nível de segurança em operações (padrão SIL4).

Para se ter uma ideia das exigência, essa certificação é a mesma adotada em usinas nucleares e prevê uma falha crítica a cada 10 mil e 100 mil anos, portanto, um índice desprezível.

Parceiros em sistemas

A Aerom também teve que implantar novidades técnicas no People Mover paulista, que é mais complexo e de maior capacidade que o usado no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

O trajeto do People Mover será feito em 6 minutos no máximo

Entre os sistemas adotados está o de sinalização e controle, desenvolvido em parceria com a Innomotics (ex-Siemens). Outras participantes no processo de certificação são a empresa alemã TÜV SÜD Rail e a empresa italiana Zetalab Italia, que atuam como verificadores e validadores a serviço da CERTIFER.

O People Mover do Aeroporto de Guarulhos será o maior da América Latina, com capacidade para transportar 2.000 pessoas por sentido/hora, com viagens a cada 6 minutos, realizadas em até 6 minutos no maior trecho, de 2,7 km.

Os trens Aeromovel tomarão o lugar dos ônibus operados pela GRU Airport e terão acessão gratuito para passageiros, visitantes e funcionários.

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rebU
rebU
8 dias atrás

Acho exagerado!
Antes de surgir alguma falha, o material rodante já terá sido trocado!
Isto se a Humanidade ainda existir até lá!

Sylvio Mártins
Sylvio Mártins
8 dias atrás

A matéria diz “capacidade para transportar 2.000 pessoas por sentido”, mas não diz em quanto tempo. 2000 por dia? Por hora?

Lucas
Lucas
7 dias atrás

Vai bater o recorde dos guiness, pela demora de inaugurações repetidas anunciadas

jura
jura
7 dias atrás

Faz três anos que vocês dizem isso e nunca fica pronto. É uma vergonha de ambos!

Rui
Rui
6 dias atrás

Três anos e meio e ainda não está em operação, bando de incompetentes.
Essa geringonça movida a vela através de ar comprimido nao funciona – é ineficiente.

Ivo
Ivo
6 dias atrás

Esse é o segundo Aeromóvel operacional do mundo. Considerando que a tecnologia ainda é experimental, todo cuidado é pouco. Mesmo com toda essa precaução, o Aeromóvel de Porto Alegre fracassou.