Aeroporto de Guarulhos já tem o seu primeiro ‘People Mover’

Primeiro veículo Aeromovel foi içado para as vias do sistema automático de transporte que ligará os três terminais à Linha 13-Jade da CPTM
Primeiro Aeromovel do People do Aeroporto de Guarulhos
Primeiro Aeromovel do People do Aeroporto de Guarulhos (Jean Carlos)

O Aeroporto de Guarulhos já conta com o primeiro de três veículos Aeromovel que serão usados na operação do sistema “People Mover”, que ligará os três terminais de passageiros à Linha 13-Jade da CPTM.

O consórcio AeroGRU, responsável pela implantação do sistema, realizou o içamento dos dois carros do trem de cor azul – há outros dois, um com tons de verde e outro de laranja, todos eles montados pela Marcopolo Rail.

A operação ocorreu nesta sexta-feira, 15, sem que o consórcio comunicasse o fato à imprensa. Para não deixar seus leitores alheios ao acontecimento, o site foi até o local para registrar o veículo sobre a via.

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Primeiro Aeromovel do People do Aeroporto de Guarulhos
Primeiro Aeromovel do People do Aeroporto de Guarulhos (Jean Carlos)

Tentamos também obter informações junto à GRU Airport, concessionária que opera o Aeroporto de Guarulhos e que é a “cliente” do People Mover, porém a assessoria não demonstrou qualquer interesse em atender nossa demanda e do site parceiro Airway.

Sistema de propulsão pneumática

A entrega do primeiro veículo do Aeromovel é um marco notável para o projeto, que tem sido implantado em tempo recorde. A previsão é que o sistema comece a funcionar em meados deste ano, ligando a estação Aeroporto Guarulhos aos terminais 1, 2 e 3.

O tempo de viagem será de apenas 6 minutos no maior percurso, com intervalos também de 6 minutos. Além de mais veloz e frequente, o People Mover oferecerá muito mais conforto aos usuários já que as estações são acessíveis e os trens, mais espaçosos que os ônibus que realizam as viagens atualmente.

Primeiro Aeromovel do People do Aeroporto de Guarulhos (Jean Carlos)

O Aeromovel é uma tecnologia nacional, criada por Oskar Coester, um ex-funcionário da Varig, que concebeu um conceito em que a propulsão é feita de forma pneumática, por meio de compressão de ar em um túnel abaixo dos trilhos.

O ar move uma espécie de vela que fica abaixo do veículo, que por isso é mais leve que em outros modais. A despeito da tecnologia promissora, o Aeromovel até hoje só teve dois projetos implantados, um na Indonésia e outro no Aeroporto de Porto Alegre.

O sistema de Guarulhos, no entanto, é bem mais extenso e pode dar notoriedade à tecnologia, abrindo o caminho para mais contratos. Desde que a empresa consiga comprovar que o Aeromovel é de fato eficiente e confiável.

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30 comments
  1. O ex-governador João Doria que merece elogios por ter negociado com a empresa responsável e será útil a população.
    Contrário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), trata-se do pior inimigo da população, atrasou por mais de 2 anos os avanços dessa obra por questões políticas e poderia ter gerado empregos durante a pandemia, ainda bem que nos livramos dessa gestão nefasta.

    1. O Dória cancelou a linha 18 do montrilho no ABC pra favorecer uma empresa que opera ônibus e agora você vem falar que ele merece elogios por causa de um people mover construído pela iniciativa privada? Além do mais, a concessão (mal feita) do aeroporto, que permitiu todo esse embrolho, foi feito no governo Dilma.

      1. Boa noite, nobre.
        O relato no qual descreveu possui duas vertentes diferentes e precisa separar cada ponto em específico.
        Sobre o People Mover: a negociação quem viabilizou é mérito do ex-governador João Doria Jr. e só teve um atraso considerável a população por razões políticas da gestão Bolsonaro (PL), para fins de prejudicar.
        O Metrô que iria atender a região do abc aí sim, merece fazer uma crítica.
        Seria uma política pública no qual iria beneficiar parte dos munícipes.
        Vamos ser justos.

  2. Parabéns a Marcopolo e demais empresas envolvidas. O Brasil agora pegou o caminho correto, o das PPPs. Só espero que não volte maia atrás.

  3. bom mesmo seria se o trens chegassem até os terminais, mas tiveram que inventar uma outra obra para concluir o trajeto, criaram um outro modal para resolver um problema que não era pra existir, com certeza alguns ganham muito com isso e ainda querem que população aplauda.

  4. Tá chegando a hora da verdade.
    Ou toda a indústria metro ferroviária mundial é burra e só os gaúchos são inteligentes .
    O de Porto Alegre tá meio largado mas por orgulho eles dizem que funciona.
    O da Indonésia foi abandonado porque ……não funciona.
    Aguardem os próximos capítulos!

    1. Tem vários aeroportos nos EUA que usam esse sistema e funcionam muito bem até hoje. O JFK é bom exemplo.

  5. Nossa como o povo é chato!
    Toda hora alguém reclamando, falando que o sistema vai ser uma porcaria, que não sei aonde tá abandonado, que não funciona, meu Deus!
    Vamos esperar gente, às vezes dessa vez pode ser diferente, tem que dar uma chance e acreditar.
    O nada a gente já tem: os ônibus (que é aquele serviço bem mais ou menos).
    Se essa tecnologia aí funcionar com a gente já saímos num baita lucro.

    1. trabalho no meio metro ferroviário, inclusive monotrilho, e fico feliz de ter ficado pronto o Peaplemover substituindo o transfer por ônibus. no entanto não concordo com os argumentos de segurança aeroportuária que impediram a extensão da linha da CPTM até mais proximo dos terminais, lembrando que isso é um problema mais de vontade politica do que técnica…

    2. Problema que a concessionária não queria implantar esse sistema de aeromóvel, e o governo obrigou. Se der problema, ela não vai querer arrumar e vamos ficar sem nada. Políticos passaram por cima dos técnicos.

  6. Otima noticia, espero que entre logo em testes e que a opere a partir do meio do ano como previsto ! antes mesmo de operar o povo ta reclamando e torcendo contra!

  7. Fico feliz em ver que o aeromóvel está sendo implementado dentro do prazo estimado, espero que futuramente, esse modal seja adotado também para conectar cidades do interior de São Paulo a grandes linhas metropolitanas

    O que eu acho chato e desnecessário é essa turminha do contra que fica enchendo a paciência, esperando que o modal de errado, só para eles encherem e inflarem seus egos vazios, e por isso que o país é essa piada prona, infelizmente, por um grupo de pessoas retrogradas.

  8. Nossa, quantos videntes nós comentários, ninguém sabe o que vai ocorrer, espero que dê certo e que consolidem a tecnologia.

    1. Essa tecnologia é testada desde 1979. Se não se consolidou até agora, não será com esse projeto que irá se consolidar.

  9. Nunca existiu tal projeto.

    O único projeto que previa o atendimento direto ao aeroporto previa uma estação do Expresso Aeroporto (antiga Linha 14) em frente ao Terminal 2. Esse projeto não saiu do papel por falta de interessados na PPP do Expresso Aeroporto e logo foi descartado. A concessionária do aeroporto preferiu também não ter uma área permanentemente congelada à espera de interessados no projeto do Expresso Aeroporto e juntou isso ao argumento de segurança pública para negar a entrada do transporte de alta capacidade diretamente no aeroporto.

    A Linha 13 não chega diretamente ao aeroporto por uma questão de segurança pública do sítio aeroportuário. Depois dos ataques de 11/9, a segurança em aeroportos foi revisada e descobriu-se que o controle do fluxo de pessoas em aeroportos com people-movers era melhor do que os com linhas de transporte público de alta capacidade com ligação direta aos aeroportos. Se a Linha 13 chegasse aos portões do aeroporto, nada iria impedir que milhares de pessoas usassem a Linha 13 e entrassem e circulassem pelo aeroporto sem motivo aparente. Também iria aumentar o número de pedintes, ambulantes, golpistas e criminosos sem que a segurança do aeroporto pudesse controlar o fluxo de pessoas. Com o people mover, isso será possível. Em caso de problemas no aeroporto, basta fechar o people mover e deixar a Linha 13 operando normalmente.

    Além disso, uma estação da Linha 13 dentro do aeroporto iria impedir a expansão da linha além daquele ponto.

  10. Projeto sem pé nem cabeça.
    Usar combustível para obter ar comprimido para movimentar essa geringonça não parece ser muito eficiente.

  11. A linha 13 partindo do Terminal Barra Funda fez muita diferença na minha vida para minhas viagens de avião, é muito importante na hora de escolher horários de vôos de madrugada pois posso pegar o trem da meia-noite ou vôos pela manhã pois posso pegar o trem das 5 da manhã e mesmo sem o aerotrem posso embarcar tranquilamente sem correrias utilizando os ônibus do aeroporto para o deslocamento entre os terminais e o valor de R5,00 do trem vale o custo-benefíco em comparação com as demais opções. Acredito que com o aerotrem vai ser melhor ainda porque já utilizei o de Porto Alegre algumas vezes e funciona muito bem e não notei sinais de abandono ou má operação no modal. Antes da linha 13 era terrível ir ao aeroporto de Guarulhos, já cheguei a perder vôo por conta do intervalo do Airport Bus Service do Tatuapé que por mais que tenha os horários marcados no site da EMTU e no totem do terminal nunca cumpre o horário devido ao trânsito da Marginal do Tietê e da rodovia Airton Senna. Já cheguei a esperar por uma hora. O Airport Bus Service que sai do Terminal Barra Funda é caro e também fica a mercê do trânsito. Inclusive diminuiu levemente o preço depois da chegada da linha 13 na Barra Funda. As demais opções como táxi e aplicativos de corrida tem valores muito altos. Então mesmo não atendendo os terminais do aeroporto a linha 13 faz muita diferença na vida dos viajantes e acredito que com o aerotrem vai ser ainda melhor.

  12. Li todos os comentários, e fico do lado dos otimistas, oi seja, vamos torcer para que a tecnologia tenha avançada e, enfim, os serviços sejam efetivamente prestados com qualidade, em substituição aos ônibus atuais que passaram de sua capacidade de atendimento ao público usuários dos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos.

    1. povo reclamando que nao vai dar certo, enquanto a gente aqui no Rio ia adorar um desses no Galeão

  13. Eu não esperava que o primeiro trem do Aeromóvel chegasse agora, pensei que chegaria mais tarde, pois há algumas concretagens a fazer na via elevada perto da Estação Aeroporto Guarulhos perto do abrigo dos trens e dos bypass, vamos ver quando chegarão os outros e a estação da CPTM precisa ser recoberta logo! Quanto ao Aeromóvel de Porto Alegre, só aquele que fica no Gasômetro que está abandonado, infelizmente, o do Aeroporto Salgado Filho funciona razoavelmente bem desde 2013, por isso o de Guarulhos poderá funcionar bem também, babaquice torcer contra!

  14. Frankfurt, Barcelona, Milão, Nova York, Tokyo,… tem linhas de metro que vão até seus aeroportos. As pessoas saem do saguão e pegam os metros sem sair ao ar livre.
    No Brasil, em Guarulhos e Galeão não temos isso. Vai ver é porque esses países são muito atrasados. Iguais ao pessoal daqui elogiando essa imbecilidade de People móvel. E metrô para o aeroporto,… que termina antes de chegar ao …..aeroporto!

  15. Gostaria de discordar do Ivo quanto ao sistema de alta capacidade diretamente no aeroporto causar um problema de segurança pois existem maneiras de garantir a seguranca com controle de acesso e cameras. Muitos aeroportos da Europa tem trens que desembarcam DENTRO do aeroporto e Congonhas tera um dia o monotrilho na porta. Milao por exemplo, o trem está no andar inferior do desembarque, nem sai do aeroporto. O problema de nao ter estação dentro do aeroporto é culpa doa nossos governadores que não deram importância a isso quando foi feita a concessão.
    Ja sobre o aeromovel torco para dar certo porque agora ja foi escolhido, se der errado serão anos para fazer outro sistema. Mas parece ineficiente um sistema de empurra o trem por ar comprimido. Se fosse bom, haveria empresas em outros lugares do mundo desenvolvendo sistemas semelhantes. Ja sistemas por cabo, transmissao eletrica e monotrilhos existem as dezenas nos aeroportos, parques, cidades esubidas de morros. Ja tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns que estao funcionando a 10, 20 anos. Infelizmente quando se tratar pagar com dinheiro publico escolhemos sempre o mais barato, mesmo que tecnicamente inferior. Vamos aguardar a operação ao longo dos anos para saber se foi a escolha certa ou não para o maior aeroporto do Brasil. Vamos comparar com o monotrilho de Congonhas daqui a alguns anos e ver qual é melhor.

    1. Todos os sistemas de transporte público de alta capacidade de ligação direta a aeroportos foram construídos antes de 2001. Considerando as questões de segurança e operacionalidade, a solução people mover tem sido adotada desde então.

  16. Para efeito de ilustração este desenho de um único conjunto postado mostra para as pessoas que não conheceram de forma simplificada como funcionava o desativado sistema funicular totalmente em declive da Serra do Mar em Paranapiacaba Cubatão, lembrando que o proposto para a GRU Airport trata-se a de uma extensão de ~2,5 km no plano, ao contrário do antigo sistema da EFSJ que possuía 5 patamares com conjuntos de Loco breque semelhantes de capacidade de carga muito maior a este para cada trecho de descida da serra.
    Continuo entendendo que a melhor opção seria a linha ligar diretamente ao terminal assim como acontece no terminal rodoviário do Tietê e caso de ocorrências bastaria bloquear as portas e deixar a Linha-13 operando normalmente, não tanta atração pelos passageiros por utilizar este sistema caso ele seja implantado, pois não elimina o número de baldeações.
    Nota: Este sistema proposto da Doppelamyr-cable de “people mover” austríaco para a GRU Airport funcionaria por cabos (DCC) com motor Elétrico, com maior grau de confiabilidade ao passo que o da serra do Mar era a Vapor.
    A Doppelmayr foi à fornecedora do teleférico instalado no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, e atualmente desativado.

  17. Espero que este people mover funcione bem, mas fica a pergunta: Por que este sistema de trens impulsionado por ventilador não foi adotado por outros países? Aliás foi adotado pela Indonésia, que já mudou o sistema. Agora poderiam é expandir a linha 13 até Arujá e a futura linha 19 até a estação Parque Cecap da linha 13.

  18. Os aeroportos de Nova York não são ligados diretamente à malha do metrô. No JFK é preciso pegar um people mover até uma das duas estações disponíveis, que não estão nada perto do aeroporto. Aliás, este people mover do JFK vive quebrando e o trajeto é feito desorganizadamente por ônibus conectando até o metrô. No La Guardia é necessário pegar ônibus de linha regular para chegar a qualquer estação de metrô que esteja próxima. No EWR, que fica em Nova Jersey, também se pega um people mover para chegar a uma estação de trem que leva até Manhattan.

    Amsterdã conta com uma estação de trens dentro do aeroporto, mas a segurança é terrível, com usuários de droga tentando roubar os passageiros o tempo todo. Milão foi o melhor que já vi, com uma estação de trem sob o terminal, segura e tranquila.

    Ou seja, São Paulo estará bem em termos de conexão. Tem de tudo para ter uma linha segura e confiável.

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