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Aeromovel e Marcopolo vão disputar fornecimento do People Mover do Aeroporto de Guarulhos

Empresas do Rio Grande do Sul formaram parceria para expandir implantação do sistema de transporte movido por propulsão pneumática
O Aeromovel da parceria com a Marcopolo: interesse no "people mover" de Guarulhos (Marcopolo)

A disputa pelo “People Mover” que será construído e operado pela GRU Airport e que ligará o Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade da CPTM, terá um concorrente nacional. As empresas Aeromovel e Marcopolo, ambas sediadas no Rio Grande do Sul, demonstraram interesse em participar da seleção que a concessionária do terminal aeroportuário está organizando para apontar um responsável por implementar a solução a partir de setembro.

Durante apresentação de seu produto nesta segunda-feira em workshop promovido pelo Instituto de Engenharia em São Paulo, as duas empresas explicaram o funcionamento do sistema que começou a ser concebido ainda na década de 70 e que hoje funciona há 30 anos em Jacarta, na Indonésia, e em Porto Alegre, onde liga o aeroporto da capital gaúcha à linha de trem da Trensurb.

A empresa ressaltou a oportunidade que a adoção do “People Mover” em Guarulhos proporcionará para o setor ao expandir as possibilidades de utilização do sistema em outros projetos. Já prevendo uma demanda grande para ele, a Aeromovel se associou em 2015 à Marcopolo, fabricante de ônibus que completa 70 anos em 2019 e que criou a divisão Marcopolo Rail em maio.

As duas companhias fecharam um acordo para criar um produto em conjunto que soma a experiência e a tecnologia do primeiro aeromovel com a capacidade de produção da Marcopolo, que utilizou um dos seus ônibus como base para criar uma nova cabine de passageiros para o sistema de transporte.

Interior do Aeromovel (Marcopolo)

Baixo custo e rapidez na construção

Os representantes das empresas enfatizaram os diferenciais do Aeromovel, entre eles um custo de operação bastante baixo, manutenção simples e um método de construção bastante veloz. Patenteado pela Aeromovel, o “People Mover” gaúcho se movimenta atráves de pressão pneumática gerada por ventiladores fixos ao longo da via. Eles criam uma área de baixa pressão que move placas presas ao trem e localizadas no interior das vigas. Graças a esse controle de pressão, o Aeromovel é capaz de se movimentar com pouco uso de energia.

As outras vantagens apontadas por elas estão na simplicidade dos equipamentos, baixo desgaste dos componentes e uma construção pré-moldada que promete um avanço rápido em sua implantação.

Segundo dados da Aeromovel, o trem pode atingir até 100 km/h, fazer curvas com raio mínimo de 25 metros, subir e descer rampas de 12% de inclinação (o dobro de trens convencionais) e emitir um baixo nível de emissão de poluentes se comparado a outros tipos de modal.

O produto mais recente é o Veículo Aeromovel Geração 6, um “Automated People Mover” com dois vagões e capacidade para 282 passageiros, ar-condicionado, portas com vão livre de 1.750 mm e sistema de entretenimento e informação.

O Aeromovel do aeroporto de Porto Alegre (Aeromovel)

Poucos interessados

Apesar dos dados otimistas e do bom histórico de funcionamento tanto em Jacarta quanto Porto Alegre, a Aeromovel não conseguiu outros clientes. Além dos dois sistemas em operação, a empresa chegou a construir uma linha de testes na avenida Gasômetro, no centro da capital gaúcha, mas que hoje encontra-se abandonada com os trens depredados. Os executivos da companhia, no entanto, pretendem que essa linha pioneira seja recuperada pela prefeitura e transformada em um transporte turístico.

Nos últimos anos, tanto Aeromovel quanto Marcopolo participaram de vários eventos e conversaram com inúmeras cidades para mostrar seu produto. O mais perto que chegaram de tirar um projeto do papel foi com a prefeitura de Canoas, na Grande Porto Alegre.

Em 2013, o então prefeito assinou um contrato para implantar um sistema de maior porte, capaz de transportar 60 mil passageiros por dia e que contaria com recursos federais. Dois anos depois a ordem de serviço foi assinada, mas a Metroplan, fundação do estado responsável pelos projetos urbanos, não aprova o projeto. Após as eleições de 2016, o novo prefeito decidiu suspender a obra do seu antecessor restando um galpão com vários materiais comprados com o empréstimo concedido pela Caixa Econômica Federal.

O primeiro projeto implantado pela Aeromovel fica em Jacarta, na Indonésia (Gunawan Kartapranata)

Entrega em março de 2021

Pela pressa do governo do estado de São Paulo em resolver a situação da falta de uma conexão adequada entre a estação da CPTM e os terminais do Aeroporto de Guarulhos, a proposta das empresas brasileiras pode acabar sendo bastante interessante do ponto de vista do prazo. A GRU Airport estima que todo o processo deverá levar cerca de 18 meses, a partir de setembro, com previsão de entrega da linha de 2,6 km em março de 2021.

Além da Aeromovel e Marcopolo, pelo menos outras sete empresas demonstraram interesse em participar da concorrência.

Maquete em tamanho real do Aeromovel Geração 6 (Marcopolo)

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

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