A Alstom realizou na última sexta-feira (22) a entrega da 10ª composição da Série 8900 para a ViaMobilidade, concessionária das linhas 8 e 9, que está renovando sua frota.
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Imagens cedidas pelo canal Diego Metroferroviário mostram a composição já montada no Pátio de Presidente Altino na cidade de Osasco.
![ViaMobilida já recebeu dez trens da Alstom (Diego Metroferroviário)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-26-at-14.34.14-2.jpg)
Os trens que estão sendo fabricados em Taubaté, no interior de São Paulo, são evoluções naturais do projeto da Série 9000. Foram incorporadas tecnologias como mapas dinâmicos e contadores de passageiros.
Este é o terceiro trem que a Alstom entrega somente no mês de dezembro. A produção, que sofreu atrasos nos primeiros meses, passou a ganhar ritmo na últimas semanas.
A proposta da compra de 36 novos trens está inserida dentro do contrato de concessão das linhas 8 e 9. A renovação da frota é um dos principais investimentos para a melhoria na prestação de serviço dos trechos.
![ViaMobilidade já recebeu dez trens da Alstom (Diego Metroferroviário)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-26-at-14.34.15-1-3.jpg)
Os trens, assim que são recepcionados em Presidente Altino, passam por processo de montagem mecânica e elétrica, sendo testados posteriormente. Após as liberações de segurança, a composição passa a operar efetivamente nos ramais. Atualmente seis trens deste modelo circulam com passageiros.
Devolve os da CPTM, JÁ!
A solução não é SÓ “NOVOS” trens mas a tecnologia arcaica da CPTM Via Mobilidade, impacta grandemente, tem que investir em tecnologia em novos sistemas, aperfeiçoar o modo de trabalho, inovar, novos trens com tecnologia avançadas num sistema que não nesta comportando , não sincroniza, e quando ocorre um problema toda a linha para. INOVACAO JÁ.
Inovação não é a palavra, essa concessão deveria ter sido exigida instalação de ATC ou CBTC nas duas linhas mas como já haviam contratos em vigência e concessão é só apadrinhamento empresarial dá nisso, os trens não precisariam passar por processos complexos pra se adequarem aos novos sistemas
O contrato de concessão foi elaborado pela CPTM. Logo se não existem certas exigências, a culpa é de quem elaborou o contrato.
Acredito que ainda em janeiro a ViaMobilidade devolva os 8500 Paraná CPTM
porque o governo está comprando trens novos se vai privatizar? 🙄
Não sei se você leu a notícia, mas a ViaMobilidade pertence a CCR, não ao governo estadual. E ela comprou os 36 trens da série 8900 para a linha 8 e 9 no início da concessão a dois anos atrás.
10 trens novos e eu não vejo um na linha 8 kk