Alstom entrega 10º trem novo para a ViaMobilidade

Somente em dezembro a fabricante francesa enviou três novas composições da Série 8900 para a concessionária. Atualmente seis trens estão operando na Linha 9-Esmeralda
Decimo novo trem no pátio Presidente Altino (Diego Metroferroviário)
Novo trem da ViaMobilidade (Diego Metroferroviário)

A Alstom realizou na última sexta-feira (22) a entrega da 10ª composição da Série 8900 para a ViaMobilidade, concessionária das linhas 8 e 9, que está renovando sua frota.

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Imagens cedidas pelo canal Diego Metroferroviário mostram a composição já montada no Pátio de Presidente Altino na cidade de Osasco.

ViaMobilida já recebeu dez trens da Alstom (Diego Metroferroviário)
ViaMobilida já recebeu dez trens da Alstom (Diego Metroferroviário)

Os trens que estão sendo fabricados em Taubaté, no interior de São Paulo, são evoluções naturais do projeto da Série 9000. Foram incorporadas tecnologias como mapas dinâmicos e contadores de passageiros.

Este é o terceiro trem que a Alstom entrega somente no mês de dezembro. A produção, que sofreu atrasos nos primeiros meses, passou a ganhar ritmo na últimas semanas.

A proposta da compra de 36 novos trens está inserida dentro do contrato de concessão das linhas 8 e 9. A renovação da frota é um dos principais investimentos para a melhoria na prestação de serviço dos trechos.

ViaMobilidade já recebeu dez trens da Alstom (Diego Metroferroviário)
ViaMobilidade já recebeu dez trens da Alstom (Diego Metroferroviário)

Os trens, assim que são recepcionados em Presidente Altino, passam por processo de montagem mecânica e elétrica, sendo testados posteriormente. Após as liberações de segurança, a composição passa a operar efetivamente nos ramais. Atualmente seis trens deste modelo circulam com passageiros.

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8 comments
    1. A solução não é SÓ “NOVOS” trens mas a tecnologia arcaica da CPTM Via Mobilidade, impacta grandemente, tem que investir em tecnologia em novos sistemas, aperfeiçoar o modo de trabalho, inovar, novos trens com tecnologia avançadas num sistema que não nesta comportando , não sincroniza, e quando ocorre um problema toda a linha para. INOVACAO JÁ.

      1. Inovação não é a palavra, essa concessão deveria ter sido exigida instalação de ATC ou CBTC nas duas linhas mas como já haviam contratos em vigência e concessão é só apadrinhamento empresarial dá nisso, os trens não precisariam passar por processos complexos pra se adequarem aos novos sistemas

        1. O contrato de concessão foi elaborado pela CPTM. Logo se não existem certas exigências, a culpa é de quem elaborou o contrato.

    1. Não sei se você leu a notícia, mas a ViaMobilidade pertence a CCR, não ao governo estadual. E ela comprou os 36 trens da série 8900 para a linha 8 e 9 no início da concessão a dois anos atrás.

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