Estação Panambi da Linha 17-Ouro terá viário construído por incorporadora

Empresas que estão implantando o complexo multiuso “Parque Global” acertaram acordo com Metrô para execução do sistema viário do entorno da futura estação de monotrilho
Concepção artística do Parque Global mostra a estação Panambi, da Linha 17 (PG)

A Linha 17-Ouro deu um passo concreto para ter a fase 2 do seu projeto implantada. O Metrô de São Paulo e as empresas Golf Village e Arconte assinaram um termo de permissão de uso para implantação do viário no entorno da futura estação Panambi, também conhecida como “Panamby”.

A nova parada de monotrilho ficará localizada dentro do Parque Global, um complexo multiuso que está sendo implantado na margem oeste do Rio Pinheiros.

Pelo acordo estabelecido, o Metrô concedeu a permissão de uso do imóvel de sua propriedade localizado entre a Margina Pinheiros, a Rua Professor Benedito Montenegro e a Avenida Major Sylvio de Magalhães Padilha.

O grupo incorporador executará no local o sistema viário projeto para a implantação da Linha 17-Ouro, que terá no local estruturas e vias elevadas, os acessos da estação e a subestação primária Panambi. A área total cedida é de 30,1 mil m².

O trabalho é uma contrapartida do empreendimento para mitigar o impacto viário na região e foi acertado com a prefeitura da capital paulista.

Mapa de implantação do Parque Global mostra o viário que será construído para a Linha 17-Ouro (PG)

Não se trata, no entanto, de um acordo semelhante ao que permitiu a implantação da estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda, e que fica nas proximidades. Neste caso, o grupo que construiu duas torres comerciais em frente ao ramal doou a construção da estação à CPTM a fim de facilitar o acesso ao seu empreendimento.

Segunda fase suspensa há anos

A estação Panambi deverá ter um impacto semelhante para o Parque Global, conjunto que inclui torres comerciais, shopping, escritórios e um centro de medicina.

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Localizada após a estação Morumbi, Panambi será a primeira parada da fase 2 da Linha 17, que contará ainda com as estações Paraisópolis, Americo Maurano, Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi, onde se conectará à Linha 4-Amarela.

Trecho de vias da Linha 17 no sentido da estação Panambi, que ficará no lado oposto do Rio Pinheiros (iTechdrones)

No entanto, sua implantação está suspensa há vários anos, a despeito de promessas do governo estadual de retomá-las.

Há pelo caminho alguns assuntos espinhosos como o trecho que passa na lateral do Cemitério do Morumbi e a construção de um condomínio de prédios sobre área onde ficariam as vias do monotrilho.

Além disso, a Linha 17 foi por muitos anos alvo de protestos de moradores que acusaram o projeto de desvalorizar bairros na região. O trecho prioritário do ramal, com oito estações, deverá ser inaugurado até junho de 2026.

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  1. Espero que, ao menos, o Governo consiga liberar a construção da Estação Panamby, ainda que seja uma estação de pouco movimento, mas seria importante para a malha. Junto com ela, poderia destravar a estação Vila Paulista, na outra ponta, já que sta fica bem próxima do atual trecho em execução.

  2. É engraçado falar de fase 2 quando a fase 1 está pelo menos 10 anos atrasada e sem real expectativa de entrega.

  3. Bom dia!
    Depois da estação Panambi, não seria mais lógico o metro passar junto dos shoppings Jardim Sul e Morumbi Town e, depois, ir paralelo à Av Giovanni Gronchi em direção ao estádio do Morumbi? Não seria uma solução que faria mais sentido?

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