Alstom fornecerá novo sistema de controle de trens das linhas 8-Diamante 9-Esmeralda
Tecnologia ETCS Nível 2 faz parte de aditivo contratual assinado pela ViaMobilidade e levará 6 anos para ser implantada

Parceira da ViaMobilidade e fabricante dos 36 trens da Série 8900, a Alstom fornecerá o sistema de sinalização e controle de trens ETCS (European Train Control System) de Nível 2 para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
O anúncio feito pela empresa francesa ocorreu logo após a assinatura do aditivo contratual da concessão dos ramais de trens metropolitanos.
Segundo a Alstom, a modernização da sinalização das linhas levará seis anos para ser concluída e terá início já no mês de junho, portanto com expectativa de ser concluída até 2031.
Não foi explicado, no entanto, se a mudança de padrão de sinalização ocorrerá antes desse prazo, o que é provável.
“Este é um marco significativo tanto para a Alstom quanto para o panorama da mobilidade urbana em São Paulo. Esta é uma tecnologia avançada, já comprovada e eficaz em diversas cidades europeias. O sistema ETCS nível 2 permitirá uma circulação mais eficiente, segura e confortável para os passageiros das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda”, disse Suely Sola, Diretora Geral da Alstom no Brasil.

Qual linha será a primeira a ter ETCS?
As linhas 8 e 9 pretendem ser as primeiras na América Latina a contar com o sistema ETCS de nível 2, segundo a Alstom. No entanto, vale observar que há outros projetos em São Paulo que usarão a mesma tecnologia e têm prazo de inauguração mais cedo como o Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas.
O serviço está previsto para começar em 2029, segundo a TIC Trens. Como será implatando do zero, a tendência é que use o ETCS desde o início.
A Alstom já havia instalado um sistema similar numa ferrovia na Península de Yucatán, no México, mas de nível 1.

O projeto ETCS terá um custo aproximado de R$ 1 bilhão, que será pago pelo governo do estado. Parte do valor, no entanto, será descontado de multas e supressão de investimentos da concessão.
A despeito de ser instalado pela Alstom, o sistema ETCS possui arquitetura aberta, ou seja, pode ser atualizado ou modificado por outras empresas, ao contrário do CBTC, hoje usado nas linhas do Metrô de São Paulo.
Aqui em Sao Paulo fomos pioneiros a nivel America Latina em ATO (Metro SP 1975), CBTC (2010), Portas de Plataforma (2010), UTO (2010) e agora também em ETCS. Tomara que n demore muito pra ser implementado.
Não é a toa que a rede de SP transporta 2 bilhoes de passageiros ao ano numa rede de apenas 380km (fonte: relatório Integrado Metro SP 2024). A nível continente americano, a única rede que transporta mais passageiros que aqui é a de NYC – mas a tendencia é que a gente passe eles e se torne lider em movimento ja em 2029 quando as atuais obras das linhas 2, 6, 15 e 17 estiverem inauguradas.
Tai um bom topico pro MetroCPTM cobrir qualquer dia.
Amo que boas noticias tem Zero comentarios
Mas vou ficar feliz e comentar sim!
SAIU!
Primeiro passo ja foi dado <3
Putz, podem esperar 20 anos pra se sistema sair, não tem fornecedora q leve mais tempo pra botar um sistema pra funcionar doq a alstom, n foi só em sp, mas em vários lugares do mundo sempre atrasaram décadas
Uma grande balela.
O ETCS, como o nome diz , é utilizado na Europa justamente pela interoperabilidade dentre as várias ferrovias de diferentes países que lá existem . Assim um trem que sai de um país pode trafegar por outro país justamente devido a esse protocolo.
Não há necessidade nenhuma da instalação desse sistema em sp. Primeiro porque já existe interoperabilidade no sistema. Segundo que pelo fato dos trens estarem em áreas urbanas abertas, não podem circular sem maquinista. O intervalo de trens não é curto o suficiente para o investimento em um sistema como esse. E por último, já existe contratos e investimentos em cbtc e ato nas linhas da CPTM.
Tudo isso não passa de um grande pano de fundo para que o estado injete dinheiro na viamobilidade. A viamobilidade está com balanço financeiro negativo, que podem ser verdadeiros ou maquiado (vide o contrato da CCR msvias que foi maquiado um resultado negativo para conseguir a relicitação do contrato)