O Metrô de São Paulo deu início aos trâmites para estender a Linha 2-Verde até a futura estação Cerro Corá nesta semana, como mostrou este site em primeira mão. Por meio de um contrato que dispensou licitação, a companhia escalou a empresa Marques & Marques Engenharia para realizar um laudo de desapropriações necessárias para implantar o novo trecho a partir da estação Vila Madalena.
Dias depois da publicação do artigo, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, revelou que o anteprojeto de engenharia que inclui a estação Cerro Corá terá a licitação lançada em setembro. O executivo havia sido questionado por um seguidor em sua rede social.
A licitação deve complementar o anteprojeto de engenharia e projeto funcional da própria Linha 20-Rosa, que está em execução. Já é público que o ramal que ligará a região da Lapa ao município de Santo André (ABC Paulista) assumirá a responsabilidade pela ligação com a Linha 2.
A estação Cerro Corá ficará localizada entre as futuras estações Vila Romana e Girassol, segundo o mapa mais recente divulgado pelo Metrô. A área de implantação ainda é desconhecida, mas a ilustração sugere que ela ficará próxima à Praça Amadeu Decome – mas não exatamente sob ela.
O Metrô deve definir o traçado da Linha 20-Rosa nos próximos meses, quando serão conhecidos os locais exatos de cada estação, poço de ventilação e pátio de manutenção do ramal. A atual gestão pretende conceder o empreendimento para a iniciativa privada com o mínimo desembolso público. No entanto, o destino da Linha 20 é incerto, dependendo dos resultados das eleições para o governo do estado que ocorrerão em outubro.
