A tuneladora Cora Coralina, que escava os túneis da extensão da Linha 2-Verde, concluiu a primeira etapa nesta quinta-feira, 29 de fevereiro. Foram 92 dias entre a partida e chegada na estação Vila Formosa.
A média de avanço diário, de 7,2 metros, acabou sendo baixa em virtude da parada do equipamento por cerca de três semanas em dezembro, quando o Consórcio CML2 montou o último módulo da tatuzão e concedeu férias aos funcionários durante o final do ano.
Apesar disso, houve picos de quase 30 metros escavados em apenas um dia, mostrando que os trabalhos poderão ganhar mais ritmo nas próximas etapas.

Durante a cerimônia de chegada da tuneladora, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) revelou que a previsão é a máquina fabricada pela empresa chinesa CREG atinja a estação Anália Franco em junho.
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Nas próximas semanas, o shield será arrastado até o novo emboque e passará por manutenção de rotina.
Conclusão da primeira etapa em meados de 2025
Se não surgirem imprevistos, é razoável esperar que a tuneladora conclua a primeira etapa com quatro estações até o segundo trimestre de 2025 ou antes, caso o consórcio consiga acelerar as escavações.
O tatuzão será desmontado no VSE Falchi Gianini, onde está sendo escavado o túnel até a estação Vila Prudente no método NATM.

De lá, a máquina será transportada até a Vala Penha, que fica a cerca de 160 metros ao norte da estação Penha. A segunda etapa passará ainda pelas estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel antes de terminar no Complexo Rapadura.
Se for acionado novamente no segundo semestre de 2025, o tatuzão poderia encerrar a segunda etapa por volta do final de 2026 já que a extensão de túneis é menor – são cerca de 2,6 km contra quase 4 km da primeira perna.
O governo trabalha com a meta de entregar a primeira fase extensão da Linha 2-Verde em 2026 e a segunda, em 2027.