Após confusão, ViaMobilidade libera parcialmente nova passarela da estação Santo Amaro
Estrutura da Linha 5-Lilás foi aberta no sábado, 11, ainda em operação assistida aos finais de semana, mas passageiros acessaram a área na segunda-feira

A ViaMobilidade antecipou a liberação da expansão da estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás, nesta segunda-feira, 13, após passageiros terem acessado as passarelas ainda fechadas.
A área, que permitirá uma transferência mais confortável entre as linhas 5 e 9, foi aberta no sábado, 11, mas em operação assistida apenas aos finais de semana.
No entanto, na manhã de segunda, em meio à lotação comum no local, usuários acabaram entrando na nova área, o que levou a concessionária a mudar seus planos.
Segundo ela, a passarela sentido Chácara Klabin funcionará durante a semana entre 6h e 9h30, mas com as escadas rolantes desligadas já que elas ainda estão em testes finais.

Durante o final de semana, no entanto, toda a estrutura ficará aberta durante a operação comercial entre 4h40 e meia-noite.
A expansão da estação Santo Amaro faz parte das obrigações da concessionária e deveria ter sido entregue em janeiro de 2022, mas um desabamento em agosto de 2021 atrasou ainda mais o cronograma.
Por essa razão, a Artesp, agência que assumiu a fiscalização da concessão, multou a empresa em R$ 40 milhões. A transferência entre as duas estações Santo Amaro é uma das mais lotadas do sistema, recebendo cerca de 80 mil pessoas diariamente.