Previstas para 2024, obras de acessibilidade de Eng. Manoel Feio tomam corpo

Estação localizada em Itaquaquecetuba é considerada estratégica para a operação na CPTM
Estação Eng. Manoel Feio em reforma (Jean Carlos)

A CPTM vem trabalhando para pôr em prática ações que visem a melhoria do serviço da Linha 12-Safira. O site acompanhou em uma visita monitorada algumas das principais mudanças realizadas.

Dentre várias obras, uma das que mais se destaca é a obra para a reforma da estação Engenheiro Manoel Feio. Localizada em Itaquaquecetuba, a estação é considerada estratégica sendo utilizada para a manobra de trens em horarios de maior movimento.

A reforma

As obras da estação visam primariamente sanar problemas de grande impacto como a falta de acessibilidade existente. O projeto foi previsto para permitir que todos os ambientes sejam  seguros e acessíveis para a população.

Para tal, deverão ser realizadas adequações nas plataformas que deverão ser alteadas e dimensionadas para que o vão até o trem seja reduzido ao máximo de 10 centímetros, conforme o estabelecido em normas.

Obras para o alteamento da plataforma (Jean Carlos)

O piso da estação deverá ser composto de granilite (região central) e granito (bordas). Rotas com piso podotátil deverão ser implantadas garantindo, além de melhor sinalização, orientação para os passageiros que possuam restrições visuais.

A princípio não está prevista a instalação de equipamentos de redução de vão, os famosos borrachões que são implantados em estações estratégicas e que permitem a passagem dos trens de carga sem danificar a borda as plataformas.

O planejamento da obra prevê o mínimo de interferência possível na dinâmica da estação. Pretende-se realizar em um primeiro momento o alteamento de parte das plataformas 2 e 3 para posteriormente liberar o restante da estação para as obras.

Obras deverão ocorrer com a estação em operação (Jean Carlos)

Além disso, a estação deverá atender as normas de higiene e conforto estabelecidas pela NR24 e também para a obtenção do certificado AVCB, do Corpo de Bombeiros. Uma nova passarela será construída contando com dois novos elevadores.

Aspectos Operacionais

A estação atualmente é considerada um ponto importante para a adoção de estratégias operacionais. Nos horários de pico os trens que partem da estação Brás fazem viagens alternadas para Calmon Viana e Eng. Manoel Feio para atender de forma otimizada a demanda.

O local para a manobra dos trens foi alterado, sendo  anteriormente realizado no AMV próximo à estação Eng. Manoel Feio. Após estudos, decidiu-se por realizar as manobras nas imediações da estação Itaquaquecetuba resultando em uma maior velocidade de transposição e menor interferência no fluxo de trens. 

Manobras alteradas em Eng. Manoel Feio (Jean Carlos)

Além do “loop” de Eng. Manoel Feio, outras estratégias operacionais podem ser adotadas pela CPTM. Tudo depende de um alinhamento por parte do CCO que toma as principais decisões durante a operação das linhas.

Escolha do projeto

A Linha 12-Safira possui características socioespaciais bastante diferenciadas. É uma linha com efeito pendular muito forte, ou seja, no horário de pico da manhã a demanda bairro-centro é muito grande, invertendo-se no pico da tarde. 

Pelo fato da região leste ainda carecer de instrumentos que promovam emprego, estudo e lazer, os passageiros se veem praticamente obrigados a sair de suas regiões para tomar o trem para a região central. 

Atualmente a Linha 12 possui demanda estimada em 250 mil passageiros por dia. Antes da pandemia esse valor era de 280 mil passageiros diários. A CPTM realiza investimentos para aumentar a oferta de viagens em até 50%, diminuindo a lotação excessiva dos trens.

O aspecto social e econômico influenciam nas melhorias propostas (Jean Carlos)

O plano para diminuir o intervalo dos trens em até 3 minutos tem efeito direto na modernização da estação de Engenheiro Manoel Feio. O projeto antigo, robusto e amplo, previa a reconstrução completa da estação que seria dotada de plataformas que ampliaram a capacidade de passageiros.

Em um cenário onde o fluxo de trens é maior e onde a vazão de passageiros ocorre de forma mais rápida, optou-se por manter a estrutura original da estação, realizando apenas os serviços de maior pertinência relativos a acessibilidade e segurança da edificação.

Espera-se que o aumento da qualidade do serviço prestado possa atrair mais passageiros. O fator conforto é certamente um dos principais componentes na tomada de decisão do passageiro em utilizar o trem como principal meio de transporte.

As obras da estação seguem em ritmo rápido, algo particularmente atípico quando se fala de obras públicas. O gerenciamento do empreendimento e a definição clara das ordens de serviço também contam para acelerar o processo das obras em campo.

A previsão de entrega da obra de reforma da estação Engenheiro Manoel Feio está planejada para o segundo semestre de 2024

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