ViaMobilidade utilizará robôs para realizar inspeção das vias nas Linhas 8 e 9

Contrato fechado com a empresa RailBotic deverá permitir a inspeção geométrica das vias e o levantamento dos principais pontos para manutenção
O Railpod, equipamento robotizado de inspeção de vias (Railpod)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, fechou recentemente um contrato para a inspeção da via permanente.

A empresa RailBotic será responsável pela realização da inspeção da geometria de via permanente dos dois ramais ao longo dos próximos dois anos.

A geometria de via consiste basicamente dos parâmetros de posicionamento dos trilhos e leva em consideração diversos fatores como o espaçamento entre os trilhos (bitola), raio de curva, elevação da via, nivelamento, etc.

As medições deverão ser realizadas através de um equipamento totalmente automatizado, o Railpod, que irá efetuar o mapeamento das vias férreas através de diversos sensores. 

Vias serão monitoradas por equipamentos especiais (Rail-Botic)

Os dados coletados deverão alimentar um banco de dados sobre as condições da via permanente e, através de um software especial, fará análises qualitativas que poderão ser utilizadas na tomada de decisões por parte das equipes de manutenção.

A utilização de ferramentas de detecção de alta precisão, alinhadas a programas de gerenciamento e análise, podem se tornar fatores decisivos para a melhoria dos serviços, bem como na melhor alocação de recursos gerando economia financeira ao longo prazo.

O Metrô de São Paulo e a CPTM estão providenciando a aquisição de tecnologias semelhantes, porém, embarcadas nos próprios trens. A ideia é de que o monitoramento das linhas possa ser realizado de forma constante, atuando como um dispositivo essencial para as manutenções preventivas e até mesmo preditivas.

Total
19
Shares
1 comment
  1. Kkkkkkkkkk só na 9 né? Porque na 8 no primeiro dia de uso, isso daí “desapareceria” 😂😂

Comments are closed.

Previous Post

Até junho, Metrô só utilizou um terço dos recursos para expansão de suas linhas em 2022

Next Post

Metrô projeta abrir Linha 19-Celeste em 2030

Related Posts