Após repercussão, Expresso Turístico para Aparecida é descartado por empresas e associação

Concessionária de carga MRS e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária contestaram suposto projeto. CPTM, por sua vez, afirmou que “Expresso dos Romeiros” não foi considerado viável no momento
Trem dos romeiros por enquanto é ideia isolada da CPTM (Jean Carlos)
Trem dos romeiros por enquanto é ideia isolada da CPTM (Jean Carlos)

A notícia de que a CPTM planejava implantar um novo roteiro do Expresso Turístico entre a estação Luz e Aparecida gerou bastante repercussão nos últimos dias. Entretanto, comunicados emitidos pela MRS Logística e pela ABPF, associação de preservação ferroviária,  afirmam que o projeto sequer foi estudado a fundo.

O destino de Aparecida, onde há o santuário da Igreja Católica seria iniciado em 12 de outubro, feriado nacional, de acordo com matéria veiculada pela Folha de São Paulo.

Nesta terça-feira (25), a operadora de carga responsável pelo trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro publicou uma nota a respeito do “Expresso dos Romeiros”.

Segundo a MRS, “não há sequer projeto estruturado neste sentido, portanto, no momento, não é possível cogitar a possibilidade aventada na matéria.”

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A operadora de carga ressalta que projetos deste tipo exigem análises aprofundadas, com ênfase na segurança operacional. “Projetos como este são complexos e exigem análise técnica profunda e criteriosa, conforme regulamentação específica. A MRS é uma operadora ferroviária de carga, e não está habilitada para efetuar a prestação do serviço de transporte ferroviário de passageiros.“

MRS Logística, operadora do trecho de carga entre Rio de Janeiro e São Paulo (Jean Carlos)
MRS Logística, operadora do trecho de carga entre Rio de Janeiro e São Paulo (Jean Carlos)

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) também emitiu nota sobre o projeto alegando não ter sido procurada ou consultada sobre o projeto.

“Em momento algum a ABPF foi procurada/consultada por nenhuma das Operadoras (seja de Carga ou Passageiros) para tal projeto até a presente Nota, bem como por entidades governamentais.”

A entidade também comunica que imagens divulgadas em perfis nas redes sociais com carros de passageiros Budd (ex-RFFSA) não têm relação com o suposto “Trem dos Romeiros”. A associação afirma que o material rodante será utilizado para o Museu Ferroviário de Cruzeiro e reserva técnica do Trem de Guararema.

Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (Jean Carlos)
Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (Jean Carlos)

“Estão sendo veiculadas imagens “fake” dos carros de passageiros Budd ex-RFFSA como sendo o material rodante para o projeto Trem dos Romeiros, carros estes que foram resgatados em Santos Dumont/MG em 2018 e que hoje compõe o acervo e também são a reserva técnica de material rodante da ABPF no Pátio de Cruzeiro/SP. Essa frota se destina a uso para a formação do futuro Museu Ferroviário de Cruzeiro e bem como reserva técnica de material rodante para projetos em andamento, como, por exemplo, o Trem de Guararema.”

Após as manifestações, a CPTM também reconheceu que a rota para Aparecida não tem previsão de ocorrer no momento, após consulta à MRS, que considerou o serviço inviável, segundo nota enviada ao Via Trolebus.

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33 comments
  1. Infelizmente não é possível as consecoes nunca vai liberar trem de passageiros apenas carga importa. Vamos continuar apenas esperando o nunca.

  2. E por incrível que pareça há pessoas que ficam bajulando estas empresas de carga, parabéns, continuem fazendo isso! Nunca fui com a cara dessa MRS Logística e agora eles vêm com uma desculpa esfarrapada de que “o compartilhamento de carga e passageiros pode ser perigoso” e a Estrada de Ferro Vitória a Minas que tem um tráfego intenso de trens de minério e tem trens de passageiros todos os dias ida e volta?
    Continuem bajulando essas empresas de carga, chega a ser ridículo como o transporte ferroviário de passageiros no Brasil é algo tratado como coisa ruim! E digo mais, já não deu certo este Expresso Turístico para Aparecida e o Trem Intercidades vai pelo mesmo caminho, e a culpada? Será a empresa de carga que muitos fãs de ferrovia ficam endeusando!

    1. Assino embaixo, vivemos num estado que as concessionárias possuem muito mais poder de decisão que o próprio Estado, é aquela expressão de “banana comendo o macaco” se aplicando perfeitamente. E com este governo a tendência é só piorar, visto o entreguismo desenfreado.

      1. Capitalista sem mente de capitalista. Os milhares de fiéis (como eu) que vão em Aparecida daria um lucro enorme e segurança aos passageiros. Sou católica, mas não dá pra esconder quanto dinheiro fica no Santuário. São livros, imagens, chaveiros, quadros, camisetas, canecas, canetas tudo com a imagem da santa. Sou devota e não me importo de pagar, mas se houvesse o trem eu iria mais vezes.

    2. Concordo em partes, acredito que a MRS pode estar certa nesse caso, talvez nesse trecho especifico seja realmente perigoso demais misturar o trem turístico com os de cargas, mas realmente o TIC pode facilmente ir pro buraco graças a MRS.
      Um caso clássico de empresas interferindo negativamente na construção de trens de passageiros é o próprio GRU, que impediu a expansão da L13 jade

  3. Não me surpreende, concessionária de ferrovia não tem interesse nenhum em permitir trens de passageiros, é por isso que trem de passageiros tem tantas dificuldades aqui ou nos EUA que também concederam as ferrovias.

  4. Tava na cara que isso não iria rolar…

    Mas enfim, poderiam investir em projetos mais palpáveis, como estender o Expresso Turístico além de Mogi das Cruzes indo até Guararema, e na outra Linha estender além de Jundiaí chegando até Vinhedo.

    Um outro trecho interessante seria até São Roque, mas só pra variar um pouquinho, a linha após Amador Bueno foi abandonada, e o trtecho já está todo ocupado por construções irregulares, ou seja impossível de colocar trilhos ali de volta, quem permitiu tal abandono e destruição deveria estar na cadeia, mas como vivemos no Brasil, Sil, Sil, nem se fala nada.

  5. Um trem para Aparecida não deveria ser turístico mas de linha regular. O Eixo urbano da Dutra sempre foi e continua sendo um polo de empregos e tem na qualidade de vida de cidades lindeiras um diferencial muito favorável à qualquer pessoa sensata.

  6. Taí pra todo mundo ver e saber, pois muitas pessoas já esqueceram: O Brasil, não é e continua não sendo um país SÉRIO !!! O povo gosta mesmo de de big brother !!!

  7. …a cidade de Aparecida recebe, por ano, cerca de dez milhões de visitantes. Pow!, se tivéssemos um trem, limpo rápido e confortável,
    regular, com certeza teria sucesso, demanda existe o que falta é competência e, os políticos paulistas “botarem o p@# na mesa”…

  8. M R S ( Mineiros Ruim de Serviço ), nem uma vez por ano consegue permitir um transporte de passageiros. Governo entregou a ferrovia pro privado agora não consegue nem direito a uma viagem de passageiros por ano. Mas eles podem passarem pela rota de passageiros.

  9. A culpa disso é da MRS.

    Tem que tirar empresa ferroviária que não quer transportar pessoas! Essas concessões feitas pelo FHC foram um atraso pro país, foi uma tragédia não terem obrigado essas concessionárias manter o serviço regular de passageiros de médio e longo percurso. Isso que resultou em até hoje milhares de quilômetros de ferrovias abandonadas pelo interior paulista.

    Pessoas devem vir primeiro que cargas.

    A MRS que crie espaço em sua grade para o transporte de passageiros ou sai fora. Há anos São Paulo grita pela volta dos trens regionais, e não é MRS ou qualquer outra empresa que deve impedir.

    1. O governo FHC concedeu exatamente devido ao abandono das linhas pelos governos anteriores que priorizaram o modal rodoviário. As linhas do interior paulista já estavam abandonadas antes disso.

  10. Tem que acabar com a concessão da MRS.

    Empresa ferroviária que não quer transportar passageiros é um fracasso moral. Certeza que se estivessem na Europa não só transportariam como teriam criariam serviços para melhorar sua imagem. Uma palavra define essa MRS.. PREGUIÇA.

    Vamos criar um comitê para obrigar essas concessionárias a colocarem trens de passageiros em linhas que são do povo Paulista. As linhas não são patrimônio de empresas como MRS e RUMO. Dois ou três horários para passageiros não vai acabar com a empresa. O que existe é preguiça!

    Quem é o presidente da MRS?

    1. Na Europa eles não tem esse problema pq quase todos os países tem ferrovias nacionalizadas, empresas privadas podem operar trens de carga ou passageiro nessas ferrovias com material rodante próprio se pagarem uma taxa, mas a ferrovia em si é estatizada.
      Não faz muito sentido colocar isso como um problema moral da empresa, qualquer concessionária faria a mesma coisa nessa posição, focar em trens de carga e impedir trens de passageiro é simplesmente oq dá lucro.

  11. E ainda tem gente que defende privatização de ferrovias kkk se liguem transporte de carga é muito mais lucrativo que transporte de passageiros e no final das contas só isso importa pra empresas: o lucro final para os acionistas 🤣😂

    1. Eu defendo a privatização. Funde então sua própria ferrovia e coloque o passageiro em primeiro lugar.

      1. Complacente com a MRS. Mais um que ama pagar pedágios. Defenda mesmo suas privatizações, o pedágio está barato.

        Trem é coisa de europeu, brasileiro precisa se lascar mesmo.

  12. Na verdade todas essas notícias de destinos do expresso turístico foi uma propaganda falsa implantada pelo governo do estado.
    Eu vi em várias publicações nas redes sociais, em que atrelava os novos destinos a concessão do TIC até campinas. Sabemos que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas as matérias relacionavam um fato ao outro, como forma de enaltecer a concessão, quem está sendo visto com desconfiança devido a repercussão negativa da viamobilidade.

  13. Acho curioso também a ABPF vir enfiar o dedo… O trecho em questão não pertence a ela, nos turísticos que a CPTM opera, ao que eu saiba, não dependem em nada dessa associação que se diz preservacionista mas que, na verdade, tem diversos fatos de completo descaso com a memória e a história das ferrovias brasileiras. Seria melhor, por exemplo, eles explicarem melhor a situação da locomotiva 353 que, de enviada às oficinas para reforma, estava na verdade guardada, pra não dizer jogada em um galpão, assim como tanto material “guardado” nos galpões de Paranapiacaba

  14. O que há é ma vontade, tanto do governo CPTM e Mrs ,aliás essa Mrs é um lixo de empresa ,se acha dona dá ferrovia , existe viabilidade técnica do trem rodar até Aparecida , existe sim , não precisa nenhuma análise profunda , é só colocar o trem para ir até lá e pronto,na verdade o que é a falta de interesse ,a Mrs não quer deixar transportar a população ,mas existe brecha no contrato de alguns horários no dia para o trem de passageiros ,a CPTM se quisesse poderia assumir esse trem , antigamente há 30 anos existia esse serviço ,por que não dá certo agora ? Teria que cassar a concessão da MRS , teria que acionar o ministério público federal ,para rever esse horário livre do trem de passageiros .

    1. Privatiza que melhora 😂😂😂
      Nem um horário sequer a concessionária privada uer abrir aos passageiros pois só visa exclusivamente o lucro…
      E vai ficar pior com a entrega da CPTM aos empresários 👍🏻

  15. Não entendo o drama. A MRS apenas respondeu que a CPTM não solicitou autorização para esse hipotético trem turístico. E sem autorização da MRS e da ANTT, ele não pode circular. Simples.

    Não é só colocar uma locomotiva e uns vagões velhos e anunciar a viagem. Sem planejamento prévio, seria receita para um desastre.

    A CPTM seria amadora o suficiente para anunciar um trem turístico sem nem ter pedido autorização da ANTT e MRS? Não creio. É preciso apurar a origem desse boato.

    1. A MRS não tem que autorizar nada. Ela não é dona da ferrovia. É uma inquilina que lucra e muito nas costas do patrimônio que são nossas estradas de ferro.

      O transporte regular de passageiros precisa voltar com urgência em São Paulo. Chega de conivência com essas empresas.

      1. A MRS precisa autorizar a circulação por ser a concessionária responsável pelo trecho. E a CPTM precisa pedir autorização e submeter a proposta para a ANTT.

        Hoje a sinalização dos trens da CPTM e MRS é diferente, por exemplo. A CPTM precisa adequar o trem para a viagem, precisa combinar os pontos de manobra e estacionamento, a MRS precisaria reprogramar trens de carga, a CPTM teria de adequar os vagoes para os padrões de segurança atuais, precisa ter locomotivas capazes de realizar o percurso, etc.

    2. Parabens pela unica resposta sensata. Outra coisa, o trecho da viagem iria durar 5:30!!! E tem gente falando em linha regular, ta louco, quem em sa consciencia iria pegar isso sem ser no feriado de 12/Out?

  16. E lembrando que cada real investido pela CPTM no expresso turístico é um real a menos para o trem metropolitano.

    1. O Expresso Turístico aparentemente tem seus próprios recursos, e a implantação do mesmo ajuda também na manutenção das linhas, pois preserva as rotas nos fins de semana e dá senso de preservação aos usuários.

      Imagine se tivesse expresso turístico até São Roque? Provavelmente tería uma linha funcional que poderia ser usado como Trem Inter Metropolitano.

      1. Vagner, o Expresso não possui seus próprios recursos. Todo o recurso aplicado no Expresso Turístico sai do orçamento da CPTM. E a implantação prejudica a manutenção das linhas dado que uma ou duas locomotivas são retiradas dos trens de manutenção regular para puxar o Expresso.

        Senso de preservação não compensa o transtorno das falhas no dia-a-dia, causadas por falta de investimentos em manutenção. Se é um trem turístico, deveria receber repasses da Secretaria estadual do Turismo, não do caixa da CPTM (cujo “core business” é o trem metropolitano).

        1. Vagner? Que Vagner? Não tem nenhum Vagner aqui.

          O engraçado é que em outras ferrovias, mesmo as que tem fundo estatal nos Estados Unidos ou Europa, existem trens turísticos operando, e tudo ok. Desmerecer o trabalho do Expresso Turístico é desmerecer o trabalho da CPTM e da história da ferrovia.

          E quem desmerece, geralmente desmerece o público e a população também, sendo geralmente alguém egoísta.

  17. Já começou as “ações” do governo Tarcísio? Divulgação de “realizações” não realizáveis? Ou melhor, fakes?

  18. Povo defende privatização e menos estado, mas crítica quando a empresa privada se recusa a trabalhar com algo que para ela não é rentável! Kkkkkkk!
    Só rindo mesmo….

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