BYD SkyRail já está fabricando os aparelhos de mudança de via da Linha 17-Ouro

Equipamentos, também conhecidos como ‘track-switches’, estão sendo produzidos em Sertãozinho, no interior de SP. Dois dos 36 AMVs já estão na reta final de montagem
Peças do AMV que será usado na Linha 17-Ouro (BYD)

Enquanto fabrica na China os trens SkyRail que serão usados na Linha 17-Ouro do Metrô, a BYD já está produzindo os aparelhos de mudança de via (AMV) do ramal de monotrilho.

Os equipamentos, no entanto, estão sendo montados num local bem mais próximo da capital, em Sertãozinho, no interior do estado. A fábrica será responsável por produzir os 36 aparelhos, também conhecidos como “track-switches”, que permitem que os trens possam mudar de sentido ou manobrarem para áreas de estacionamento e pátio.

Os dois primeiros, conhecidos pelas numerações 11 e 13, já estão na reta final de produção, segundo explicou a BYD ao site. Os AMVs serão usados no pátio central da Linha 17 e a produção “começou em maio na cidade de Sertãozinho, a 400 km de São Paulo, e está na fase final”.

A fábrica de Sertãozinho montará 36 aparelhos de mudança de via da Linha 17 (BYD)

Dos 36 aparelhos, 19 ficarão ao longo das vias e os demais dentro do Pátio Água Espraiada, cuja construção está parada, aguardando decisão do governo do estado e do Metrô para escolher uma nova empresa responsável por finalizá-lo.

A estrutura, assim como na Linha 15-Prata, é metálica, com vários módulos que se movem de forma automática. O projeto foi feito na China, mas adaptado ao Brasil já que a Linha 17 foi concebida para operar modelos da fabricante Scomi, que faliu.

Trens com capacidade para 600 passageiros

“Fizemos todo um trabalho de ‘tropicalização’ e para isso uma houve uma total integração entre os engenheiros e técnicos da Skyrail SP e da BYD na China”, disse o engenheiro Edverges Albuquerque, que faz parte da equipe de Sistemas da BYD Skyrail.

“Após a fabricação da estrutura, realizamos testes e inspeções rigorosas, seguindo os padrões e procedimentos do Metrô, antes que o equipamento seja enviado à obra”, acrescentou Alexandre Barbosa, diretor técnico da empresa chinesa.

Trem SkyRail da Linha 17-Ouro (CMSP)

Barbosa, juntamente com o diretor de engenharia e planejamento do Metrô de São Paulo, Paulo Sergio Meca, e o gerente do Empreendimento da Linha 17, José Arapoty, visitaram a fábrica em Sertãozinho na sexta-feira (18).

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A Linha 17-Ouro irá operar com 14 trens SkyRail com cinco vagões e capacidade para transportar 600 passageiros. O ramal ainda não tem um previsão segura de inauguração após vários problemas com empresas contratadas pelo Metrô.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), no entanto, pretende colocá-la em operação até 2026.

 

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