C2 Mobilidade Sobre Trilhos recebe sinal verde para assinar contrato do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas

Consórcio foi habilitado após a apresentação de documentação técnica, econômica e jurídica. Próximo passo deverá ser a adjudicação e eventual assinatura do contrato que envolve R$ 14,2 bilhões em investimentos
Consorcio C2 Mobilidade deverá construir e operar o TIC (China News Service)
Consorcio C2 Mobilidade deverá construir e operar o TIC (China News Service)

O governo do estado de São Paulo, através da Secretaria de Parcerias em Investimentos, realizou a habilitação do Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos para a construção e operação do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas.

Segundo informação publicada no Diário Oficial, o consórcio formado pela Comporte Participações S.A (60%) e CRRC Hong Kong Co. Limited (40%) foi habilitado e declarado vencedor da licitação.

Foi realizada a abertura e julgamento dos documentos do Envelope C, cujo conteúdo envolve a habilitação jurídica, regularidade fiscal, trabalhista, qualificação econômica financeira e qualificação técnica.

Habilitação no diário oficial (Diário Oficial)
Habilitação no diário oficial (Diário Oficial)

A habilitação será seguida do processo de adjudicação e eventual assinatura de contrato onde, efetivamente, passam a contar as principais datas-marco para a realização do projeto de trens de média velocidade entre São Paulo e Campinas.

Cabe citar que o consórcio responsável teve de depositar o valor de R$ 135 milhões ao estado a título de garantia de proposta.

O Consórcio C2 Mobilidade foi o único proponente no leilão que ofereceu desconto de 0,01% na contraprestação pecuniária máxima, representando um abatimento de R$ 805 mil dos R$ 8 bilhões que o governo deverá pagar à concessionária.

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Cronograma de implantação do TIC (SPI)
Cronograma de implantação do TIC (SPI)

O contrato deverá ter duração de 30 anos a partir do início da operação comercial. Antes disso, porém, deverá ser realizada a transferência administrativa e operacional dos ativos da CPTM, além do planejamento para a realização das obras.

O TIC tem previsão de atrair investimentos da ordem de R$ 14,2 bilhões que vão desde a implantação dos trens de média velocidade até a requalificação da Linha 7-Rubi que atenderá ao trecho Barra Funda – Francisco Morato – Jundiaí. O TIC deverá ser construído em sete anos, estando operacional no ano de 2031

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11 comments
  1. Com a palavra de quem trabalha com leilões reversos gratuitos para o comprador, foi totalmente anormal e distorcido se falar do êxito deste leilão pois só teve um participante, assim a ferramenta de leilão reverso acabou não atingindo a sua finalidade, que é fazer a concorrência entre fornecedores para reduzir custos, nestes processos temos de ter no mínimo 4 fornecedores participando, uma realidade completamente distorcida e manipulada desta apresentada.
    O desconto de 0,01% é o desconto mínimo, pois pelas regras do leilão, a proposta de contraprestação pecuniária teria que ter algum desconto e na casa dos 2 dígitos.
    Logo esse valor de 1,5 salário-mínimo seria a menor oferta válida, então não existiu economia alguma pois seria dali o ponto de partida.
    Outra questão é que além desse valor e do aporte do estado, o estado também vai pagar pelo serviço em si, ou seja, o operador também receberá um valor referente as tarifas do sistema. Tanto que o TIC terá remuneração garantida de 90% do valor de referência, ou seja praticamente risco ZERO, a minuta anterior previa que esse serviço a concessionaria assumiria os riscos.
    Chegará um momento, talvez daqui a 10, 15 anos, em que os historiadores e a sociedade, ao analisarem as concessões em São Paulo, além de implantarem um sistema tecnologicamente obsoleto em linha singela ficarão perplexos e sem compreender como isso foi possível: ‘Vender’ o patrimônio, dar o dinheiro, investir permanentemente para repor prejuízos previsíveis que certamente existiram. Esse será um dos absurdos do nosso tempo que a história terá dificuldade em explicar.

  2. Veremos se a C2 realizará aportes relevantes no curto prazo. Enquanto em Belo Horizonte a Comporte ainda não adquiriu novos trens, em São Paulo a C2 terá de investir na nova estação Água Branca para a integração com as Linhas 6 e 8.

    Se a empresa investir muito pouco agora, haverá um acúmulo de investimentos atrasados no médio e longo prazos.

  3. essa comporte vai ter que fazer uma linha de metro em bh será que vai ter fôlego financeiro para tocar as obras de belo horizonte ao mesmo tempo com o trem sp /campinas?
    tenho varias pulgas atras da orelha com essa obra só acredito vendo.
    empresario brasileiro adora receber subsidio estatal e depois reclama que nao tem como fazer a obra vimos isso na linha 17.

  4. da forma como foi feito, todo esse circo que foi esse edital e esse leilão foi apenas pretexto para conceder a linha 7.

    se vai sair o TIC, daqui a alguns anos quem assinou o contrato não vai mais estar aqui para responder.

    veja o que fizeram com as linhas 8/9, o serviço caiu de qualidade e muito do que foi prometido não foi cumprido. o ex-governador “saiu” da politica e nem toca no assunto, o ex-secretário virou CEO de montadora de carros elétricos.

    quem está lá em cima nos cargos de alto escalão estão pouco ligando para isso. eles trocam de cadeira e sempre tem seu “emprego” garantido, seja com algum cargo comissionado, ou com suas empresas contratadas para alguma consultoria, ou ganham cargos de executivos em grandes empresas. e nós aqui, massa de manobra só cada vez mais empobrecendo.

    1. Nas linhas 8 e 9 a qualidade do serviço é a mesma da CPTM e existem diversas obras em andamento (obras que a CPTM não fez mesmo quando tinha recursos).

      A CPTM nunca comprou um único trem para a Linha 8 enquanto a concessionária já comprou uma frota nova de 36 trens para as linhas 8 e 9 usarem.

      Em Belo Horizonte o governo do estado indicou a troca de 15 trens do metrô. A Comporte preferiu adiar o investimento por falta de recursos.

      1. dizer que a qualidade do serviço era igual a época da CPTM é um devaneio sem tamanho. o número de falhas aumentou monstruosamente desde que a concessão iniciou.
        e mostra que vc não utiliza os serviços da viamobilidade, apesar de defender com garra. só o fato dos trens operarem com a janela aberta, normalizando as falhas da ar condicionado, já mostra que a operação é bem aquém. a viamobilidade não ganhou a má fama atoa.

        sobre os investimentos não realizados, são vários:

        prédio administrativo no Brás, almoxarifado na linha 13, parque de oficinas no pátio de Eng São Paulo, linha de teste paralela a linha 11 no trecho do Belém são alguns das obras que estão em contrato e não foram feitas. sem contar a reforma de Antônio João, a reforma da estação Lapa está parada.

        as obras de extensão da linha 9 até Varginha e do sistema de sinalização são contratos da CPTM, caso não saiba.

        sobre os trens: a CPTM foi a empresa latino americana que mais comprou trens nas últimas décadas. as séries 3000, 2070, 7000, 7500 quando novas foram para essas linhas. e a série 8000 foi comprada exclusivamente para a linha 8, que depois foi remanejada para a linha 11 por questão justamente da concessão. eu sei q vc vai dizer que foi empréstimo, mas se vc não soube ler o edital da PPP 5000, paciência. ou acha q a caf depois dos 20 anos de PPP vai pegar os trens, enfiar no bolso e levar para Espanha?

        1. As obras da estação Lapa estão em andamento, com a troca de piso, construção da base dos elevadores e essa semana chegaram peças metálicas para a construção da passarela.

          Segundo o contrato de concessão das Linhas 8 e 9, todas as melhorias devem ser entregues até 2027. Não faria sentido realizar todas as obras ao mesmo tempo em todos os lugares. Isso iria consumir todos os recursos e nada iria sair como se deve. Existe uma coisa chamada planejamento e sem ele, nenhuma obra sairia do papel.

          A CPTM não comprou um único trem para a Linha 8. Se dependesse da estatal, haveria uma reforma meia boca na Série 5000 mas a CAF convenceu a CPTM a alugar trens em um contrato lesivo ao estado e que jamais foi repetido.

          As obras de extensão da Linha 9 foram iniciadas em 2014. Estamos em 2024 e ainda não foram entregues.

          As obras de sinalização da Linha 9 foram iniciadas em 2009. Quando concluídas pela ViaMobilidade (sim a CPTM não vai conseguir concluir o contrato), terão levado quase 17 anos para instalar a sinalização ATO em toda a Linha 9.

          A CPTM está levando 10 anos para construir pouco mais de 3 km de linhas em superfície e duas estações e 16 anos para instalar sinalização. Isso diz muito sobre a eficiência dessa estatal.

    2. Guile. Correto seu entendimento que aquele Leilão foi apenas pretexto para conceder a linha-7, pareceu aquela luta de box simulada entre o Popó e o Bam-Bam, um tremendo cambalacho público manipulado previamente para enganar trouxas com plateia, pois tudo aquilo foi um a farsa, com este último farsante recebendo ~R$ 6 milhões para ser nocauteado em menos de 3 segundos!!!
      Para o atual governador loquaz Tarcísio de Freitas, a prioridade são as concessões atabalhoadas com enorme dispêndio financeiro permanente não se importando com rombos financeiros futuro próximo ao Estado, pois daqui a 2 anos ele cai fora! Com o número de usuários prejudicados conforme já demonstrados por inúmeros sites, inclusive este, se as consequências técnicas de qualidade, cruzamentos desnecessários, rapidez, conforto e mobilidade irá prejudicar os usuários, (vide a Linha 18-Bronze) pois até chegou a comentar durante sua campanha eleitoral em uma típica declaração para enganar bajuladores trouxas e desavisados que nunca são consultados, que encerraria o contrato caso a ViaMobilidade não resolvesse os problemas frequentes!
      Além de renumerar regiamente bem a maioria de seus diretores oriundos da CPTM e Metrô, o mesmo não se pode dizer relação aos seus novos técnicos e operadores que embora receberam treinamentos com operação assistida insuficientes e inadequados, tem como objetivo maior gerar lucro a seus acionistas, e não o bem-estar, qualidade e mobilidade dos usuários de serviços, gastando milhões em publicidade ilusória em matérias pagas em jornais, revistas especializadas em rádio, e TV, e investindo pouco na sua expansão e melhorias, e concessões da CPTM que passaram a ter o padrão SUPERVIA com problemas inclusive no ar condicionado.

  5. https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2023/06/27/viamobilidade-so-realizou-3-de-17-obras-que-estavam-previstas-no-contrato-de-concessao.ghtml

    as obras na estação Lapa estão paradas faz tempo.

    a estação Antônio João continua como antes.

    a PPP 5000 é lésbica sim, como são vários contratos de terceirização e de concessão. mas os trens não são alugados.

    as obras de sinalização são de responsabilidade da CPTM.

    a viamobilidade tá há mais de 2 anos para fazer uma simples passarela em santo amaro. isso mostra a eficiência dessa empresa privada

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