Candidato ao governo do estado pelo PDT, Elvis Cezar defende políticas integradas no transporte

Candidato ao governo de São Paulo pelo PDT (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O período de eleições estaduais é fundamental para decidir o modelo de gestão que estará em curso ao longo dos próximos quatro anos. Isso tem impacto direto em como o transporte sobre trilhos será tratado como política pública.

O site tem dedicado espaço a expor as propostas de todos os candidatos para o transporte sobre trilhos, seguindo a ordem alfabética no site do TSE. Devido ao fato de o candidato Edson Dorta, do PCO, não apresentar proposta neste campo, examinaremos a candidatura de Elvis Cezar.

Elvis Leonardo Cezar é o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Possui ensino superior completo e atua como advogado. Foi prefeito de Santana do Parnaíba por dois mandatos consecutivos.

Políticas integradas e aumento de investimento

A integração entre as secretarias de transporte e de logística está prevista. O objetivo principal é promover ações que contemplem a multimodalidade, integração e expansão das redes existentes. Há campo para a atuação em parcerias público-privadas

“Integrar as ações e o planejamento das Secretarias de Transportes e Logística, do estado e municípios, além do Metrô, da CPTM, da EMTU e da ARTESP, para que contemplem a multimodalidade (aeroportos, portos, rodovias, hidrovias, ferrovias, metro, ônibus, ciclovias, etc.), a integração na expansão das redes de passageiros e cargas, visando ampliar a eficiência e a sustentabilidade dos modais de transporte e do sistema, através de parcerias público-privadas; “

O plano de governo cita a ampliação dos recursos a serem dedicados para a infraestrutura das redes de transporte metropolitano e estadual, bem como para os processos de manutenção e expansão.

“Ampliar os recursos aplicados na infraestrutura de transporte e logística, metropolitana e estadual, para manutenção e ampliação das redes existentes de passageiros e de carga, através de parcerias público-privadas, além de apoiar obras realizadas pelos municípios;”

Estação Congonhas da Linha 17-Ouro (Jean Carlos)

Trens regionais e ligação com os aeroportos 

De forma mais objetiva, o plano de governo propõe o estudo e implantação da rede de trens regionais por trilhos dedicados ligando a capital até as regiões de Campinas, Sorocaba, Santo e Vale do Paraíba.

“Estudo e implantação para a retomada de uma rede de trens intercidades interligando, por trilhos dedicados, a Capital às Regiões Metropolitanas de Campinas, Sorocaba, Santos e Vale do Paraíba, através de parcerias público-privadas;“

Por fim, há também o compromisso de concluir as interligações entre os aeroporto de Cumbica e Congonhas com a rede metroferroviária.

“Concluir a integração dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas ao sistema metro-ferroviário da Grande São Paulo.`

Opinião do site

Elvis Cezar aborda um tema bastante oportuno, que é o de enxergar o transporte como um todo, seja qual for o modal. A aplicação desse princípio, no entanto, é complexa, já que envolve outros entes federais como os municípios, a União, concessões e agências governamentais. Mas não deixa de ser um começo conscientizar sobre a necessidade desse pensamento amplo.

Ricardo Meier

O documento completo pode ser acessado através do portal do Tribunal Superior Eleitoral.

Confira também as propostas dos outros candidatos:

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