Candidato ao governo do estado pelo PT, Fernando Haddad aposta em projetos de baixo carbono no transporte público

As propostas do ex-prefeito da capital paulista envolvem a expansão da rede sobre trilhos em nível estadual além do bilhete único metropolitano
Fernando Haddad (Divulgação)

Nas eleições de 2022 a população terá a oportunidade de avaliar e decidir qual é o melhor projeto para o governo de São Paulo. O site tem se dedicado a expor as principais propostas para o transporte sobre trilhos emitidas pelos candidatos ao Palácio dos Bandeirantes.

Seguindo a ordem alfabética dos candidatos estabelecida no site do TSE, dedicaremos este artigo para a análise do plano de governo do candidato Fernando Haddad.

Ele é o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo do estado. Possui ensino superior completo e atua como professor, também no ensino superior. Haddad já foi prefeito da capital paulista.

Investimentos e parcerias

O plano de governo reforça o papel do estado como agente de planejamento, investimento e indutor de desenvolvimento. O documento ainda cita a possibilidade de parcerias público-privadas para diversos setores, incluindo os transportes públicos metropolitanos.

“Articularemos os investimentos públicos, com o reforço dos instrumentos do estado e em parcerias público-privadas em infraestrutura, priorizando a habitação, a expansão da estrutura de educação e saúde, os transportes públicos metropolitanos e o saneamento básico.”

Mobilidade como um direito fundamental

O plano reforça o papel da mobilidade como agente no desenvolvimento econômico e social. São apontados problemas rotineiros na operação como o elevado custo e o tempo de deslocamento. Há citações sobre o crescimento insuficiente da rede de Metrô, focada apenas no centro expandido.

“Consideramos a mobilidade um direito fundamental para o desenvolvimento econômico e das relações sociais. Essa condição, todavia, também é profundamente marcada por desigualdades em nosso território. O transporte de pessoas no estado também é excessivamente oneroso: seja em custos, seja em tempo. Nas regiões metropolitanas, 1 em cada 4 trabalhadores gasta mais de 1 hora por cada trecho de deslocamento diário. A rede de Metrô é insuficiente, vem crescendo lentamente e está concentrada, sobretudo, no centro expandido da Capital.”

CPTM, apenas restrita à região metropolitana de São Paulo (Jean Carlos)

Problemas atuais

A restrição do transporte sobre trilhos da CPTM, que atua apenas na região metropolitana de São Paulo, também é citada, de forma que são raras as ocasiões onde o transporte metroferroviário faz parte da mobilidade em outras regiões. Neste caso, apenas Santos, São Vicente, Campos do Jordão e Pindamonhangaba contam com transporte ferroviário.

“O transporte de passageiros sobre trilhos operado pela CPTM é praticamente restrito à Região Metropolitana de São Paulo, de modo que no Interior e no Litoral, com raras exceções, a única alternativa são os ônibus urbanos e interurbanos.”

Projetos de baixo carbono

A proposta de soluções, segundo o plano de governo, passa por investimentos na infraestrutura de metrôs e trens, focando na expansão do sistema em âmbito estadual. Esta estratégia permitiria a integração entre modais em nível estadual. Há foco para projetos de baixo carbono.

“Vamos investir na infraestrutura de transporte, prioritariamente em projetos de baixo carbono, nas estruturas metropolitanas de metrôs, trens, expandindo o transporte sobre trilhos pelo estado e aumentando gradualmente a integração entre os modais de transporte estadualmente, assim como na melhoria das estradas vicinais, aumentando a eficiência e qualidade dos trajetos entre cidades, com impacto na retomada do crescimento e na geração de empregos”.

Bilhete único metropolitano

Haddad tem proposto a adoção de um bilhete único metropolitano a fim de estender os benefícios existentes a habitantes de todos os munícipios. Atualmente, cada cidade possui uma política de tarifa de transporte público.

Transportes limpos deverão ser o foco da gestão (Jean Carlos)

Opinião do site

Haddad, que durante sua gestão na maior cidade do país, propôs corredores de ônibus em eixos onde já existem linhas de metrô, não renegou as parcerias público-privadas como alternativa para uma expansão mais veloz da rede sobre trilhos, incluindo cidades distantes da Grande São Paulo, o que é positivo. No entanto, nos parece contraditário acreditar que levar o Metrô para fora do centro expandido irá resolver os problemas de mobilidade na região metropolitana. Basta ver como a Linha 11-Coral sofre para dar conta da demanda advinda de bairros distantes ou munícipios vizinhos.

Por melhor que seja a infraestrutura sobre trilhos, é enganoso esperar que ela resolverá as enormes distorções existentes na mancha urbana, com milhões morando na periferia e imensos vazios em regiões mais centrais. Haddad também não explica de onde virão os recursos nem como um governo petista faria para acabar com a burocracia e dilemas jurídicos que atrasam as obras.

Ricardo Meier

O documento completo pode ser acessado através do portal do Tribunal Superior Eleitoral.

Confira também as propostas dos outros candidatos:

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18 comments
  1. Mas é o melhor plano de governo! Ao ler à proposta de Haddad para o estado é inegável vir a palavra Fepasa na cabeça, que infelizmente foi destruída na gestão PSDB. Haddad mostra que com vontade é possível outras cidades do interior terem transporte sobre trilhos.

    “Mas de onde SP vai tirar dinheiro..” é sério essa pergunta? São Paulo é rica, tem dinheiro SIM!

    O que falta é vontade política para criar ferrovias de passageiros, e interligar os municípios que viraram cemitérios ferroviários.

    1. A Fepasa nasceu destruída, como resultado da desastrosa estatização das ferrovias paulistas feita de forma populista ao longo do século XX. Recria-la significaria quebrar o estado outra vez.

      São Paulo é rica, mas com esse pensamento do Felipe A. ficaria pobre e endividada em menos de quatro anos através do desperdício de dinheiro em uma estatal indesejada.

      1. Então construa-se mais rodovias e pedágios e deixem as ferrovias abandonadas como estão.

        A Fepasa não foi criada de forma desastrosa; danosa foi a forma como foi gerida e negligenciada. Se bem gerenciada, teríamos uma Deutsche Bahn (DB), RENFE, SNCF, AMTRAK, mas o nosso complexo de vira-lata, só permite elogiar o de fora, e tudo que é feito aqui não presta.

        Toda e qualquer vontade política de priorização das ferrovias deve ser aplaudida e acompanhada pela mídia especializada.

        Dizer que não há demanda, que não tem dinheiro, que não é prioritário, é um discurso antigo, ultrapassado, e que só reforça o uso do transporte rodoviário em detrimento ao ferroviário.

        Já passou da hora do transporte sobre trilhos ser protagonista em um estado gigante e populoso como São Paulo. Precisamos de ferrovias de passageiros SIM!

        1. Esse Ivo ai é o que foi contra a linha 710, contra o Expresso leste ser da Luz até Estudantes…..ele é militante tucano na certa…

          Se acha o dono da razão, especialista que não tem nada….

          Felizmente, se o governo do Estado e os diretores do metrô e da CPTM fossem na ideia dele, nem ar condicionado teria nos trens hoje…

    2. Você não tem a menor ideia do que escreve. Um maranhanse recebe mais dinheiro do que o paulista pelo federalismo que existe hoje. O estado de São Paulo fica com 8% do que arrecada. Veja os números que são públicos no site da transparência federal. Além disso, mesmo respondendo por quase 2/3 da movimentação sobre trilhos no país, recebe praticamente nada em investimentos do governo federal, apenas autorização para empréstimos, que o estado banca sozinho de qualquer jeito. O PT ficou 14 anos no poder federal e não investiu nada em mobilidade urbana em São Paulo, nem em São Bernardo onde o partido nasceu e ficou famoso. Ficaram na promessa as promessas petistas pelo país, como o metrô de Curitiba, o VLT de Cuiabá e o monotrilho de Manaus. O estado de São Paulo sozinho, no mesmo período, construía as linhas amarela, lilás, prata e ouro. O PT nem sabe o que é mobilidade urbana. Haddad nem colocou o ABC Paulista em seu plano de governo, conforme noticiou o diário do grande ABC. Haddad foi o pior prefeito de São Paulo é será também o ex-futuro pior governador do estado de São Paulo.

      1. Haddad pior prefeito?

        O Pitta não existiu então? Foi uma miragem?

        Essa frase sozinha já mostra o nível do comentário. Poe um descrédito tudo o que escreveu.

      2. FALÁCIAS!!

        Seus argumentos são vazios. Primeiro ao dizer que Haddad foi o pior prefeito, você já desconhece a história e como o Andre disse ai em cima, esqueceu do Pitta.

        Além disso, vc tb esqueceu que quem criou o bilhete unico, os hospitais DIA, o bilhete mensal, ciclovias e ciclofaixas, enfim…destravou a cidade que era carrodependente, mas hoje temos mais opções de deslocamentos curtos a médio que é as bicicletas…

        Foi a gestão dele que sacudiu a cidade, já que burguês adora ir para Paris andar no metrô imundo de lá, pedalar nas ciclovias de Paris e acha tudo bonitinho…

        Mas para você, bom mesmo foi o Doria calcinha apertada que nem na prefeitura ficou, quase quebrou o Estado com essa politica de fecha tudo sem dar nenhum apoio ao comerciante….

        E não tem dinheiro para metrô? Salvador manda lembranças…Rui Costa pode ensinar como investir o dinheiro…

  2. Não existe almoço grátis. Quercia e Fleury construíram a linha da Paulista, mas quebraram o Banespa. É preciso investir em mobilidade urbana, mas com responsabilidade ao dinheiro público. Lula e Cabral jogaram confete na inauguração do trecho do metro Rio até a Barra, mas foram parar na cadeia por corrupção. O desastre petista em administração ficou evidente quando não conseguiram vender o trem bala para investidores estrangeiros, mesmo com uma Copa do Mundo e Olimpíada nas mãos. O governador Serra sabia da natureza do imbróglio e da sujeirada com o Cabral e pulou fora, sabiamente. O PT é um desastre em mobilidade urbana e para piorar o ABC Paulista está fora do plano de governo do poste da quadrilha petista, mesmo sendo uma região importante na RMSP.

    1. E o engomadinho comedor de caviar fez o quê? Cancelou a linha 18 e deixou o pessoal do ABC tudo na mão, PSDB é tudo farinha do mesmo saco!

    2. Foram parar na cadeia por causa de um Juiz parcial.

      Lula foi inocentado de todas as mais de 20 acusações contra ele. Agora vai dizer que o STF e o STJ é petralha?

      Você deve ser bolsominion….PARE DE ESPALHAR FAKE NEWS

    3. Desastre? Salvador manda lembranças….vai lá conhecer o metrô da gestão do PT….2 linhas em 10 anos e a terceira linha em obras já…

      Pergunte para os baianos se eles querem PSDB ou MDB lá….

  3. As pessoas são fanáticas por assuntos ferroviários, não deixam um dia de visitar o site, mas leem todos os comentários afim de defender suas vontades ou desejos políticos; nem que pra isso, tenham que fechar seus olhos para os investimentos em trens que esse estado tanto precisa.

    Se o político preferido de vocês disser que tuk tuk é o futuro da mobilidade, e que é um sucesso na Índia, vocês virão aqui criticar os trens em favor do tuk tuk.

    Parem de defender políticos A ou B, vocês parecem idiotas! Independente de quem ganhar, precisamos de investimentos em ferrovias; dizer que São Paulo não tem dinheiro para trens é o cúmulo.

    Não se pode nem comentar que um trem pode chegar no interior que brotam os rodoviaristas amantes da Graal. SACO!

    E mais.. não quer andar de trem? Eu ajudo vocês:

    https://www.viacaocometa.com.br/
    https://viacaogarcia.com.br
    https://www.bredaservicos.com.br/
    • …

    1. Infelizmente Felipe, Paulista ama o PSDB…não se conforma pq o Haddad está na frente das pesquisas…mas é facil:

      Doria foi o pior governador dos ultimos 20 anos…cancelou a linha 18, não ficou na prefeitura, criou um bilhete lixo que é esse TOP que não funciona, trocou o bilhete edmonson que sempre funcionou bem e trocou por uma porcaria de Q-CODE que só da problema e qdo funciona, tem pouco tempo de duração….precisa usar logo, não pode deixar em casa como o bilhete edmonson…enfim, fez seus acordos obcuros….

      Fechou o comércio com essa politica de fique em casa sem nenhum apoio financeiro aos comerciantes….

      Tanto é que a relação de amor acabou….saiu com o rabo preso entre as pernas com 1% de intenções de votos para presidente…ou seja, na lanterninha.

      Casou problemas até mesmo entre membros do proprio PSDB….

      Que nunca mais volte para a politica….

  4. O projeto do Haddad é saquear o dinheiro do povo como o PT sabe fazer bem, não vai ganhar nada aqui, a despeito das pesquisas falsas que o colocam na frente, o povo paulista não tolera essa organização criminosa vermelha mancomunada com o crime organizado e terroristas, aqui não! É Tarcísio que vai ganhar e demonstrar a eficiência que teve no Ministério da Infraestrutura, é disso que os paulistas gostam, trabalho e desenvolvimento e não roubalheira e ineficiência daqueles que quebraram o Brasil!

    1. kkkkkkk, falou o defensor de rachadinhas, orçamento secreto, privataria barata… O carioca lá deveria olhar pro Estado dele, que tá uma calamidade!

    2. Celso, não fale merda cara.

      Você é o tipico tucano que acha que tudo que é do PT é lixo. Então colega, jogue fora seu bilhete único e use o lixo do TOP ou o Q-CODE se é que funciona essa porcaria ai…

      Eu uso o bilhete unico do PT…o unico QUE SEMPRE FUNCIONOU….

      Ou VÁ DE UBER.

      Parabéns, vc foi mais um manipulado pelo PSDB/MDB….pois se não fosse o PT não existiria o bilhete único, nem os corredores de onibus, UPAS, Hospital Dia, entre outros.

      Você estaria pagando uma passagem a cada onibus que precisasse pegar. Não era assim antes da Marta Suplicy entrar na prefeitura? Antes vc só conseguia trocar de onibus sem pagar apenas nos terminais e olha lá…hoje vc desce em qualquer local e pega outro onibus sem pagar nova passagem.

      PSDBOSTA e outros nunca fariam nada disso…e FORAM CONTRA O BILHETE UNICO.

  5. Esse é o mau dos paulistas querem insistir no lixo do PSDB que já está à 28 anos no governo do estado e só fazem trapalhadas, já não basta essa Bolsadoria que cancelou a linha 18 que prometeu na sua campanha, tirou o passe livre das pessoas com 60 anos, prometeu o tal trem intercidades que até agora só mudam as datas, esse pessoal não vê as cagadas que este partido lento está fazendo tudo gente mente fechada, chega de tucanicies!!!

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