Rodrigo Garcia fala em contratar ‘projeto’ para levar Linha 5-Lilás até Jardim Ângela

Governador do estado e candidato à reeleição citou promessa em evento na região sul da capital. Há um ano, governo já havia anunciado lançamento do projeto funcional da extensão do metrô
Extensão da Linha 5 até Jardim Ângela terá cerca de 4,3 km (CMSP)

Candidato à reeleição pelo PSDB, o governador Rodrigo Garcia afirmou que o estado irá autorizar a contratação do ‘projeto’ da extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela em setembro. A afirmação foi feita na sexta-feira (26) durante visita à região na Zona Sul da capital paulista.

“No mês que vem, o governo de São Paulo autoriza a contratação do projeto para que a Linha 5 do Metrô chegue até o Jardim Ângela, uma promessa antiga, um sonho antigo que nós estamos tirando do papel. Já no mês de setembro, nós vamos então assinar o aditivo com a concessionária para que ela já contrate os projetos para que a linha 5 possa chegar até o Jardim Ângela”, disse, segundo relato do G1.

A nova promessa ocorre cerca de um ano após o então governador João Doria, que deixou o cargo em abril, ter aprovado um termo de referência enviado pela ViaMobilidade, concessionária do ramal, que visava a contratação do projeto funcional da extensão, que incluirá duas estações – além de Jardim Ângela, também a estação Comendador Sant’Anna.

Questionada por este site na época, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos explicou que “A ViaMobilidade é responsável pelos custos dos estudos da obra de extensão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela. Esse processo já está em andamento e inclui as seguintes etapas: projeto funcional, atualização desse projeto de forma aprofundada, consultoria ambiental e estudo de desapropriação“.

Esquema do novo trecho da Linha 5 (GESP)

Esta será a quarta vez que o governo Doria/Garcia anuncia ‘projetos’ para a extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela. Em março do ano passado, o ex-governador João Doria anunciou o início do projeto, que eliminou uma terceira estação antes prevista. Durante a assinatura do acordo com a concessionária, o governo do estado disse que seriam necessários dois anos para serem feitos os projetos funcional, básico e executivo da obra, possível graças à uma mudança na legislação.

Três meses depois, a ViaMobilidade abriu uma consulta para buscar empresas interessadas em desenvolver o projeto de expansão. Já em setembro de 2021 foi assinado o termo de referência com a concessionária.

Resta saber se no mês que vem será então autorizado o início do projeto básico da extensão, que detalha o empreendimento e abre caminho para que as obras possam ser contratadas. O investimento deverá ser bancado na totalidade pela ViaMobilidade, porém, a compensação virá por meio de um aditivo que pode ampliar o valor da tarifa de remuneração ou então estender o período de concessão para que os custos sejam recuperados.

 

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7 comments
  1. PSDB sempre só na promessa. Ainda bem que o povo já cansou desse partideco de engomadinhos. Lembrando que, na prefeitura de SP, quem constrói corredores de ônibus, terminais e elaborou o bilhete único foi o PT. Já a direita não constrói nada na prefeitura e ainda diminui o bilhete único.

    1. foi o psdb que prometeu trem bala? Que criou uma estatal e pagou funcionários por anos por uma selfie, O PSDB inaugura obras conforme a capacidade de investimento do estado, diferente da quadrilha petista que quebrou o governo federal em 30 bilhões gastos em estádios de futebol sem serventia. O PT não sabe o que é mobilidade urbana.

      1. Quanto ao trem bala lembro do Serra falando claramente que mudou o projeto só pra boicotá-lo. Achei engraçado vc dizer que o PSDB inaugura obras conforme a capacidade de investimento do Estado, sinal de que o teu partido deve achar SP bem miserável. Em todo caso, óbvio que a direita jamais se incomodaria em fazer um transporte público decente, na cabeça de vcs o negócio é simplesmente assim: “faço alguma coisa aí se sobrar alguma grana, se não der se vira!”. Claro, se sobrar grana pra cobrir os próprios luxos. PT, como eu já disse, na prefeitura priorizou transporte público. PSDB só prioriza quem usa carro, e olhe lá!

        1. O Serra não quis ir para a cadeia junto com o Cabral e o Lula, kkk. Prefere um partido que ficou 14 anos no poder federal com toda a verba de mobilidade nas mãos e preferiu construir estádios de futebol superfaturados? Senso crítico apurado este seu, não?

  2. Seria possível na elaboração do projeto funcionalmente básico reconsiderarem a construção da estação m’boi mirim? Ficar cortando estações no trecho parece estranho

  3. Eu vou votar no Rodrigo Garcia 45. Maior parte do Metrô foi feito pelo PSDB (Amarela, Lilás). Tenho medo de um Tarcísio que nada conhece de SP e está aliado com o mensaleiro que até foi preso Valdemar da Costa Neto.

  4. Em 2012 a prefeitura de São Paulo e o banco japonês Jbic propuseram a construção de uma linha de monotrilho entre o Jardim Angela e Santo Amaro, passando pela M’Boi Mirim e se integrando as linhas do metrô e da CPTM.

    A gestão Haddad entrou e cancelou o projeto, alegando que investimentos no corredor da M Boi seriam suficientes.

    O governo tucano promete metrô desde 2012 mesmo sabendo que ali não tem demanda além de monotrilho ou VLT.

    No fim, a região ficou sem transporte por picuinhas e interesses de petistas e tucanos.

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