Com aumento de demanda da Linha 15-Prata, Metrô poderá usar novo aparelho de manobra em Vila Prudente

Track Switch após Vila Prudente (Jean Carlos)
Track Switch após Vila Prudente (Jean Carlos)

A operação da Linha 15-Prata de monotrilho está atraindo cada vez mais passageiros. Com um maior fluxo de pessoas, o Metrô poderá ter à sua disposição mais estratégias para melhorar o carregamento de passageiros.

No último ano, a companhia fez importantes investimentos nas novas áreas de manobras em Jardim Colonial e Vila Prudente. No primeiro caso, o track switch de Jardim Colonial já opera, permitindo um looping único no ramal.

Aparelho de manobra após a Estação Jardim Colonial (Jean Carlos)
Aparelho de manobra após a Estação Jardim Colonial (Jean Carlos)

Entretanto, o aparelho de manobra existente após a estação Vila Prudente geralmente não é utilizado, apesar de ser considerado operacional.

Atualmente o AMV de entrada da estação consegue atender melhor a população, entretanto isso faz com que apenas uma única plataforma seja utilizada no horário de pico.

O aumento constante da demanda poderá fazer com que o Metrô utilize a nova área, porém, podem existir efeitos colaterais deste uso.

Um destes efeitos é o aumento do chamado “tempo de ciclo”. Este indicador mede o tempo de ida e volta dos trens no carrossel. A utilização do AMV após a estação poderia, em certas circunstâncias, gerar um aumento deste indicador.

Estação Vila Prudente da Linha 15-Prata em horário de pico (Jean Carlos)
Estação Vila Prudente da Linha 15-Prata em horário de pico (Jean Carlos)

O aumento do tempo de ciclo pode gerar alterações no intervalo de trens, o que poderia necessitar melhorias nas estratégias de operação como a inclusão de novos trens no carrossel.

A estação Vila Prudente é uma das mais importantes da Linha 15-Prata e sofre pelo movimento pendular. No horário de pico da manhã a estação recebe toda a demanda vinda da zona leste, enquanto de tarde as plataformas ficam superlotadas.

O aumento constante na demanda da Linha 15-Prata faz com que o Metrô tome iniciativas como a ampliação das transferências na estação Vila Prudente e a extensão até Ipiranga, que deverá diluir parte da grande demanda.

Previous Post
Escada rolante da estação Penha sendo desmontada

Expansão da estação Penha da Linha 3-Vermelha avança pelo mezanino

Next Post
Pátio Morro Grande

Linha 6-Laranja: escavação entre pátio e estação Brasilândia perto da conclusão

Related Posts