Linha 6-Laranja: escavação entre pátio e estação Brasilândia perto da conclusão

Túneis que ligarão o pátio Morro Grande e o trecho operacional está sendo escavados pelo método NATM. Trabalhos deverão terminar nesta semana, segundo governador

Pátio Morro Grande
Pátio Morro Grande (Linha Uni)

A Acciona, construtora à frente das obras da Linha 6-Laranja de metrô, está perto de atingir um marco importante, a conclusão das escavações do túnel entre o Pátio Morro Grande e a estação Brasilândia.

A informação foi revelada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante a coletiva de imprensa sobre a assinatura do aditivo contratual de projeto da extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela.

Tarcísio afirmou que a ligação subterrânea deverá ser finalizada nesta semana sem precisar um dia exato. “Na semana que vem a gente vai ter a ligação do [pátio] Morro Grande com a [estação] Brasilândia”, disse o governador enquanto falava de obras que estão avançando no momento.

Túneis que dão acesso ao pátio
Túneis que dão acesso ao pátio (GESP)

O trecho de túneis está sendo escavado pelo método NATM (túnel mineiro), uma forma de trabalho mais lenta que a atividade mecanizada do tatuzão.

Em abril, a Linha Uni, concessionária que operará o ramal, revelou que já haviam sido escavados 8.700 metros de túneis no trecho.

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O pátio Morro Grande está localizado numa antiga pedreira desativada e por isso o acesso será feito por túneis escavados em rocha em parte do percurso.

As escavações começaram há bastante tempo em virtude disso e nos próximos meses deverão ser instalados os trilhos e sistemas de sinalização e eletricidade para permitir o início de alguns testes com os trens.

A Alstom fornecerá 22 composições que já estão sendo fabricadas em Taubaté (SP).

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Celso Jorge
Celso Jorge
11 meses atrás

Dizem que o túnel em NATM será vazado no dia 25, mas isso não está bem definido, talvez até o fim desta semana que entra, vamos ver!

Luis Siqueira
Luis Siqueira
11 meses atrás

Alguém sabe me dizer se existe um cálculo de quantos trens uma linha de metrô precisa? A linha 4 tem 29 trens e apenas 11 estações e a linha 6 vai ter só 22 trens e 15 estações. A conta não bate muito.

Samuel
Samuel
11 meses atrás
Responder para  Luis Siqueira

Talvez isso seja estimado pela demanda estimada pela linha

Davi
Davi
11 meses atrás

Também acho muito pouco 22 trens. Geralmente as linhas tem um pouco mais do dobro do n° de estações em quantidade de trens e mantém um intervalo médio de 90 segundos no pico. Uma linha de 15 km e 15 estações com apenas 22 trens vai ter um intervalo um pouco mais alto aparentemente.

Pedro Rodriguez
Pedro Rodriguez
11 meses atrás

A demanda prevista pra Linha 6-Laranja é de 633 Mil passageiros/dia. As Linhas 1 e 3 por exemplo transportam o dobro dessa demanda, por isso a necessidade de mais trens. Salvo engano o Intervalo da Linha 6 deve ser algo em torno de 6 minutos.

kiritsu
kiritsu
11 meses atrás
Responder para  Pedro Rodriguez

O intervalo da L6 no pico é de 150s a 180s, assim como a L4 q tem 1km operacionais a menos q L6, as L1 e L3 n só transportam o dobro mas tbm tem de 8 a 10km s mais q a L4 e 7 a 9km em relação a L6

Ivone de Paulo
Ivone de Paulo
11 meses atrás

Nasci na Brasilândia morei até meus 18anos. E sai exatamente por causa do transporte público, era e sempre foi péssimo. Tenho muitos familiares que ainda residem ai. E dou Graças aDeus do metrô estar chegando por ai. Sucesso a todos.