Com Serviço 710, Linha 7-Rubi só fica atrás da Linha 11 em passageiros

Trem da Linha 7-Rubi na estaçao Luz (Jean Carlos)

Até pouco tempo atrás, a Linha 7-Rubi era uma das mais precárias da CPTM, com trens velhos, viagens demoradas e muitas estações em má conservação. O panorama começou a mudar com a entrada em serviço dos trens da Série 9500, a reforma de algumas estações e a solução de gargalos de energia e vias nos últimos anos.

Mas a demanda de passageiros, que era crescente, foi potencializada após a chegada do Serviço 710, com viagens interligadas entre a Linha 10-Turquesa e a Linha 7-Rubi. Reflexo disso é que neste ano o ramal que atende a região noroeste da Grande São Paulo e Jundiaí passou a ser o segundo mais movimentado dos trens metropolitanos – aí incluídas as linhas 8 e 9, sob gestão da ViaMobilidade.

Em abril, por exemplo, a Linha 7-Rubi teve 9,3 milhões de embarques, número somente inferior ao da Linha 11 (10,4 milhões). O fato havia ocorrido também em março quando ela ficou um pouco à frente da Linha 9-Esmeralda.

Observando o infográfico abaixo é possível notar que a Linha 7 possuía uma demanda muito parecida com a da Linha 10. Esse quadro mudou após a pandemia do Covid-19, quando as medidas de distanciamento social foram implantadas. Já aí o ramal Rubi passou a apresentar um impacto menor na queda do número de passageiros.

Movimento da Linha 7 é superior até do que as linhas 8 e 9, operadas pela ViaMobilidade

A partir da introdução do Serviço 710, em maio do ano passado, ambas as linhas tiveram um crescimento até dezembro de 2021. No início de 2022, no entanto, a Linha 7-Rubi disparou, atingido um patamar até superior ao período pré-crise sanitária. Somente em março foram 9,7 de viagens, volume superior a outubro de 2019, o melhor mês daquele ano.

Não fica claro por que o Serviço 710 parece ter tido um efeito mais notório na Linha 7-Rubi que na Linha 10-Turquesa, mas vale observar que a estação Palmeiras-Barra Funda, com suas várias conexões, recebeu quase 3,2 milhões de passageiros no mês passado apenas nesse ramal. Há três anos esse volume era bem menor, de menos de 1,8 milhão de embarques.

É preciso também incluir certamente uma maior oferta de viagens proporcionada pela carrossel de trens mais eficiente e com uma velocidade maior – a viagem completa do Serviço 710 leva cerca de 2 horas para quase 100 km de extensão percorrida.

A questão que fica no ar é saber como a Linha 7-Rubi funcionará como parte da concessão do Trem Intercidades. Sabe-se que o governo pretende encurtar a viagem apenas entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato, deixando Luz para a Linha 13-Jade e Linha 10-Turquesa (além da Linha 11) enquanto o Trem Intermetropolitano cobrirá a demanda de Jundiaí e região.

Quanto ao Serviço 710, tudo indica que será encerrado já que a Linha 10 teria de fazer parte da concessão.

O trecho de Jundiaí deve ser suprimido da Linha 7 após a concessão à iniciativa privada (Jean Carlos)
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