Comissão da Câmara aprova banheiros e fraldários em todas estações de trens e metrô do Brasil
Projeto segue em tramitação na casa, antes de seguir para votação em plenário
Foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 6926/25, que busca tornar obrigatória a existência de sanitários/banheiros e fraldários em todas as estações de trens e metrôs no Brasil.
A medida contempla, por exemplo, modais metroferroviários de grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras localidades.
De autoria do deputado Duda Ramos (Podemos-RR), a finalidade é assegurar o conforto e dignidade dos passageiros. O texto prevê que as futuras estações de trem e metrô, já contem com essa infraestrutura, seguindo as normas de acessibilidade, mas obrigando a reforma e implantação nas estações existentes no prazo de até dois anos.
Segundo o relator da proposta, o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), banheiros e fraldários humanizam o transporte e beneficiam especialmente, gestantes, idosos e crianças.
“A proposta corrige uma omissão que ignora as necessidades biológicas de milhões de passageiros, muitas vezes submetidos a longos trajetos e períodos de espera”, ressaltou.
Ainda segundo o projeto, o uso destes espaços deve ser gratuito, proibindo que os custos da implantação dessas estruturas seja repassado aos passageiros, como no valor da tarifa.
Nos próximos passos, o projeto em caráter conclusivo, será avaliado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Após isto, precisa ser aprovado em votação pelos deputados e senadores antes de seguir para sanção pelo presidente da República.

Há anos eleitorais, e eu aqui vivendo uma onda de amor e ódio com a estação Vila Sônia com seus sanitários, dos homens sem os mictórios, e os das minas é de dar pena ter visto fila do lado de fora dos wc, não sei se era por problemas técnicos.
É normal atual da Companhia do Metropolitano não ter mictórios.
As primeiras estações sequer possuíam sanitários públicos. Aliás, o banheiro público é um equipamento desnecessário e dispendioso numa estação, e que deveria ser disponibilizado e mantido pelas prefeituras e não pelo metrô.
Sr está de brincadeira, eu uso sanitários em estações desde 1958, e só agora o sr vem me dizer isso, a estação Morumbi-Sao Paulo FC, também não tinha mictório, aí teve um fuzue com as torcidas uniformizadas, e aí colocaram, ou o sr nunca teve uma emergência intestinal antes, quanto a obrigação da prefeitura ela sempre repassa para os outros assumirem, vide rua Sta Ifigienia e o centro de modo geral.
Para o Metrô, sanitário público é um local de alto índice de vandalismo, violência e local para encontros sexuais (principalmente do público LGBT). Considerando que o combate a esses problemas demandaria postos fixos de segurança, não é viável para o Metrô desviar recursos de sua segurança para postos fixos nos sanitários (dado que a segurança do Metrô é distribuída em patrulhamento móvel).
Na maioria das vezes eu concordo com seu ponto de vista, mas desta vez descordo, banheiro é essencial para Idoso, gestantes e crianças. Envolve inclusive saúde e segurança pública. Quantas vezes já não vimos mães colocando crianças para urinar nos trilhos, pessoas entrando em áreas impróprias para fazer as necessidades.
O problema, além dos pontos que você citou, é a falta de modelos eficientes de operação, meios de captar fundos para suportar esse gasto existem, mas ….
Eu fui office-boy em São Paulo, eu conhecia todos os banheiros públicos, da região central e dos bairros também, e eu conheço muito bem esses problemas, melhor do que o sr pensa, manutenção, sujeira, mau cheiro, falta de segurança, falta de zeladoria, cafetagem e a falta de vergonha dos políticos em procurar resolver os problemas apontados. O sr deveria estar no meu lugar e ver a vergonha que eu passava quando eu buscava pessoas de outros países e tinha que invadir um hotel em busca de um banheiro decente, suas explicações de políticos incompetentes como os que fecharam os sanitários da galeria Prestes Maia com essas desculpas, não me convencem, aqui os que trabalham duro são sempre os sacrificados.
Para por um ponto final nessa conversa, eu comecei falando da estação Vila Sônia, ali perto está o Shopping Butantã, e aqui perto da minha casa fica o shopping Taboão, ambos com mais de dez anos, com sanitários limpos, bem cuidados e acima de tudo grátis. Preciso dizer mais?
O sanitário público é essencial para um shopping e dispensável para uma estação de metrô. A prefeitura poderia ter uma rede de sanitários públicos nos pontos de maior movimento de São Paulo, incluindo os arredores das estações de metrô.
Ivo usa fralda pelo visto.
E não, não é motivo de vergonha.
Motivo de vergonha é você não defender espaço para trocar fraldas…
O analfabetismo funcional é o mal deste século.
Sim, nota-se principalmente quando pessoas se preocupam mais com dinheiro e patrão do que age sendo negativo com coisas para a população como banheiros e serviços públicos de qualidade.
Pior, pelo visto ele não usa rotineiramente os meios ferroviários, ele agindo como um hauter.
Falei das fraldas para provocar mesmo. Quem é contra banheiro público é contra higiene. Quem é contra fraldários públicos não pensa na necessidade de pais.
Pior que de fato conheço gente por ai que usa fralda e também seria contra fraldarios públicos.
Mas geralmente este cara também tem carro parcelado com bandeira do brasil e grita que vota no bolso.
Edit: vi que depois ele falou de por fora das estações. Salvo engano meio que estações do metrô em São Paulo é fora da área paga e nem toda estação tem espaço externo para banheiros públicos.
Quanto mais banheiros, melhor. Mas tem que ter dentro das estações também. Só fora só dificulta.
Vandalismo se combate com cultura, diga-se.
Em parte é o preço que se paga por causa da baixa instrução escolar imposta pela ditadura militar em quase todo o pais, eu em dos meus comentários, citei que a frase ” Manutenção ” cria calafrios nos políticos”, teve até um que não investia em saneamento porque segundo ele obras enterradas não dava votos, só que na rua dele tinha, e não só isso, tem muitos pais e mães que não fazem a parte deles na formação dos filhos, achando que é normal menores de idade frequentarem os ditos pancadão livremente. Eu ia citar um caso assemelhado ocorrido no Japão com fundador da Sony, mas fica para uma outra vez.
Ivo,
A Prefeitura já te falou quando ela implantará a sugerida rede de sanitários públicos???
E quem passa aperto no meio da viagem??? Vai ter que sair da estação, perambular (se segurando) atrás de algum banheiro, e na volta ao trem/metrô ainda terá que pagar uma nova passagem???
Existe sim um custo adicional pra se manter sanitários nas estações, assim como há custos para qualquer manutenção predial que se preze.
Não é luxo, é uma necessidade básica!
Existe um limite entre o que é racional e o irracional , de onde o sr está tirando tanta bobagem, pelo visto o sr não usa a linha Esmeralda, pergunta para os amigos o que acontece quando tem pane na linha já que eu sou suspeito para falar alguma coisa.
Querem que o metrô arque com sanitários, obras de arte, escolas, avenidas, reurbanização, etc, mas quando falta dinheiro para as obras de expansão ou para a manutenção do sistema, reclamam.
O Metrô deve se preocupar em transportar pessoas.
Depois você reclama de analfabetismo funcional.
Creio que tu não entendeste o óbvio. A ideia de por mais sanitários públicos em estações de trem se faz necessário, e se possível por mais dentro e fora das estações, ótimo. E isso é parte de transportar pessoas: pois uma pessoa precisa ir usar um sanitário, senão ela vai fazer ali mesmo no trilho (ou vai ter que usar fralda, e como eu já disse, nenhum problema em usar fralda mas aí precisaria de fraldários também, né?) E isso já é dentro dos custos de operação, tá ótimo.
Vide: a Butantã L4 tem dois sanitários na área não paga – um dentro da estação e um no terminal de ônibus. Se fosse possível por só mais um na área paga, seria excelente. Até porque isso também ajuda justamente no fluxo de passageiros – já vi filas imensas para usar o banheiro, diga-se.
“Ah, mas tem custos…” Então, né? Só tirar um pouco do lucro dos acionistas e um pouco da propina dos partidos, juízes corruptos, secretários propineiros e tá tudo bem.
Demorou para pensar no mínimo básico para os seres humanos hein
Tradição clássica do Brasil, só escrever algo numa lei que resolve. Saneamento está na Constituição desde 88 e metade da população continua sem.
Extremamente necessário, mas infelizmente só deve ser mais uma medida eleitoreira e que não vai ser seguida, como quase tudo no Brasil…por exemplo, é um absurdo que o Metrô do DF por exemplo não tenha sanitários em nenhuma das suas 27 estações
Molestadores sexuais agradecem
Só socar um destes. Polici vai te agradecer e botar legitima defesa para te ajudar.
Só queria que implantassem um banheiro na estação Tatuapé, é muito ruim ter que pegar mais 20min de trem para poder usar o banheiro mkkkkk
Mas tem sanitário lá, tanto no terimanl norte, quanto no terminal sul. Já precisei usar e o pessoal da CPTM libera sair, ir no banheiro e voltar sem ter que pagar outra passagem…
Descontando-se a conveniência eleitoreira embutida na proposta, a idéia em si faz todo o óbvio sentido. Ainda mais pra quem enfrenta longas viagens diárias no transporte público.
Infelizmente receio que esta seja mais uma daquelas boas leis que existem mas não são cumpridas.
Torço pra eu estar equivocado…