A limpeza nos trens e estações da ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9 tem sido tema de grande discussão. Em maio, o site repercutiu o estado de limpeza nas dependências da concessionária e, após cinco meses, retornamos para verificar se houve mudança.
Estações
Durante a viagem desembarcamos em algumas estações específicas da Linha 8-Diamante: Júlio Prestes, Palmeiras-Barra Funda, Osasco e Comandante Sampaio.
No ambiente das estações, sobretudo na região das plataformas, é possível notar melhorias na higienização. Em algumas estações, a presença das lixeiras se tornou maior, facilitando o descarte de material.

Na estação Comandante Sampaio foi possível observar cartazes afixados sobre as lixeiras e nos pilares das estações incentivando a utilização das lixeiras das estações.
Segundo a ViaMobilidade, uma nova campanha de conscientização foi iniciada nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Até o fim de novembro todas as estações devem ter a nova comunicação visual.
“A ViaMobilidade iniciou uma campanha que visa orientar os passageiros sobre o descarte correto do lixo durante o período de utilização das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Com o mote “Lixo tem lugar certo”, a campanha será instalada em todas as estações das Linhas 8 e 9 até o fim de novembro. Até o momento, a comunicação visual já está presente nas estações Comandante Sampaio e Imperatriz Leopoldina da Linha 8-Diamante, e nas estações Autódromo, Primavera-Interlagos e Villa-Lobos-Jaguaré da Linha 9-Esmeralda.”
Trens
A limpeza dos trens era um ponto de forte reclamação. Em visitas iniciais, a qualidade da limpeza dos trens foi inferior ao esperado. Tudo indica que, após diversas reclamações, a concessionária reforçou seus procedimentos.
Nas estações, principalmente nos terminais como Júlio Prestes, Osasco e inclusive em Mendes-Vila Natal é possível verificar a presença de mais funcionários da limpeza.
A execução das “Limpezas Entre Viagens (LEV)” têm gerado melhor condição de higiene nos trens. Externamente notou-se melhora, apesar de ainda ser possível encontrar trens notadamente empoeirados.

Vias
Nas vias da empresa a situação ainda precisa de maior reforço. Na estação Palmeiras-Barra Funda foi possível notar a presença de sujeira na via central da estação. Em alguns trechos específicos, como nas proximidades da favela do moinho, a situação também persiste com diversos objetos na via.
Na estação Júlio Prestes foi possível observar restos de material proveniente de solda de trilhos. São as formas que atuam na contenção do material utilizado no momento da fusão do metal.
Em termos de capina, durante as viagens, a altura da vegetação estava baixa, mostrando que houve intensificação nesta vertente da limpeza e manutenção.

Ações da concessionária
Em comunicado enviado ao site, a ViaMobilidade afirma ter reforçado as ações de limpeza nas estações, trens e vias. Dentre os principais destaques está o aumento no efetivo que recebeu mais 200 funcionários, especialmente dedicados para a função de asseio.
“Como parte do processo gradual de melhorias a serem implementadas nas linhas Linhas 8-Diamante e 9- Esmeralda, a ViaMobilidade também intensificou a limpeza nas estações, trens e vias nas regiões das plataformas, em um processo de melhoria contínua.
Entre as medidas adotadas, além da campanha, esteve a contratação de cerca de 200 novos colaboradores por parte da empresa responsável pela realização da limpeza. O objetivo da ação é reforçar os trabalhos de higienização, proporcionando mais conforto e bem-estar aos passageiros.
Com a ampliação do efetivo, a ViaMobilidade aumentou a frequência de limpeza da via e das plataformas. Além disso, 100% da frota de trens passa por limpeza leve entre as viagens nas estações terminais. O procedimento contempla, dentre outras ações, o recolhimento de detritos nas composições durante os vales da operação comercial.
A ViaMobilidade reforça ainda que há uma quantidade adequada de lixeiras nas estações, para que os passageiros possam fazer o descarte correto do lixo, contribuindo com a manutenção da limpeza nas linhas.”
Em linhas gerais, a situação está melhor do que aquela encontrada no começo do ano. Cabe ressaltar que a questão de limpeza é uma via de mão dupla onde o passageiro pode contribuir com o descarte adequado de resíduos, ao mesmo tempo que a concessionária atua na zeladoria e nas ações que incentivem a prática cidadã.