Confira as obras do VLT da Baixada, que avançam para o centro de Santos

VLT da Baixada Santista (Jean Carlos)
VLT da Baixada Santista (Jean Carlos)

O VLT da Baixada Santista é o sistema de transporte sobre trilhos que opera nas cidades de Santos e São Vicente, sendo importante instrumento na mobilidade urbana local. Estão em curso as obras para a implantação do trecho 2 do VLT, chegando ao centro de Santos.

O projeto, que teve início em setembro de 2020, deveria ter sido entregue neste mês, após 30 meses de obras. A EMTU, no entanto, afirmou ao jornal A Tribuna em dezembro que o cronograma estava sendo revisto – na época, a obra tinha atingido 32% do previsto.

O site acompanhou parte das obras de ampliação da chamada Fase 2. Como principal característica, o novo trecho terá operação circular em via singela.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Um dos trechos avaliados é onde estará localizada a futura estação Universidades 2. No local já é possível ver que a estrutura principal da parada já está montada.

Traçado da Fase 2 do VLT (Prefeitura Municipal de Santos)
Traçado da Fase 2 do VLT (Prefeitura Municipal de Santos)

A operação do novo trecho se dará em via singela, ou seja, todas as estações são unidirecionais. Para permitir maior eficiência, as estações que seguem no sentido Centro estão a duas quadras das estações sentido Conselheiro Nébias, onde será a transferência para o trecho existente.

Na região da estação Universidades 2 o trabalho na via permanente está em fase intermediária. Foi concluída a primeira base em concreto que fará o suporte das vias. Camadas adicionais deverão ser adicionada até chegar o nível da rua.

Neste primeiro trabalho é possível observar elementos de drenagem e mantas geotêxteis. Também estão previamente instalados tubos para a passagem de cabos e caixas de serviço.

O projeto também prevê a revitalização das áreas por onde passarão os trens. Apesar das intervenções urbanas das obras serem particularmente fortes, uma vez que o VLT compartilhará vias com veículos, as regiões serão beneficiadas com diversos melhoramentos.

A Fase 2 do VLT da Baixada Santista contará com 14 estações e terá capacidade para transportar 35 mil passageiros. O investimento nas obras é da ordem de R$ 217 milhões.

Previous Post
Rede aérea na região de Suzano será melhorada (Jean Carlos)

Trecho entre as estações Calmon Viana e Jundiapeba da Linha 11-Coral estará interditado neste domingo (26)

Next Post
Equipamentos de segurança serão adquiridos para trens (Jean Carlos)

CPTM adquire 89 pranchas para transferência de passageiros entre trens

Related Posts