A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, está realizando a modernização das antigas estações dos trechos que operam para dotá-las de itens de acessibilidade e conforto.
A estação Lapa da Linha 8-Diamante é uma destas estações que tem recebido uma série de melhorias. Construída nos anos 70 pela Fepasa, o prédio atual não possui acessibilidade universal.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Como parte do plano de concessão das linhas de trens metropolitanos, a ViaMobilidade está realizando uma série de obras, com destaque aos seguintes pontos:
- Troca dos pisos antigos por modelos em granito
- Modernização da iluminação
- Troca de telhas e forros
- Novo piso tatil
- Implantação de rampas de acesso com conformidade com normas de acessibilidade
- Construção uma nova passarela com dois novos elevadores
- Sanitários e bloqueios acessíveis
O site acompanhou de perto as obras que tem sido realizadas pela concessionária. Confira no vídeo abaixo parte das mudanças que estão ocorrendo.
Além disso, a concessionária está estudando as melhores opções para minimizar o vão entre o trem e a plataforma. Atualmente este é um dos maiores problemas da estação Lapa.
A ViaMobilidade através da divisão de engenharia do grupo CCR teve um ano de preparação antes de iniciar todas as intervenções. A previsão é de que as melhorias da estação Lapa sejam entregues no primeiro semestre de 2024.
